Entre as novidades da renovada gama do SUV compacto híbrido, introdução de inédita versão Sport... mas que em nada arrelia o espírito e a tranquilidade omnipresentes no UX 250h. Acompanhado, ainda, por mais uns ‘pozinhos’ tecnológicos
Tratando-se de modernizar aquele que foi o modelo mais vendido da Lexus na Europa em 2021, a tarefa como que foi gerida... com pinças. O UX, lançado em 2019 e recentemente atualizado, é ainda o benjamim da marca, também por ter sido o primeiro SUV compacto da Lexus projetado com objetivos de apaparicar gostos (e egos) premium do cliente europeu. E a muito eficiente motorização híbrida auto recarregável foi (e continua a ser) elemento basilar na diferença para concorrentes como BMW X1 e Mercedes-Benz GLA, seja pela inerente facilidade de condução, seja pelos contidos custos reais de utilização ou pela independência face a carregamentos externos, como acontece em propostas PHEV.

De dimensões mais contidas face à maioria dos concorrentes – o que acaba por prejudicar o UX no cumprimento de tarefas familiares e enquanto automóvel único do agregado, com interior estreito e mala de apenas 320 litros, valor bem abaixo de qualquer SUV utilitário na faixa dos 30 mil euros – o UX acaba por estar focado nos interesses de clientes exigentes... noutras áreas. Que seguramente vão dar importância à introdução de uma nova geração de sistemas multimédia, de inegável superior qualidade gráfica, a espelhar informações em ecrã de imagem cristalina e atualizada. O novo monitor tátil de 8’’ levou à reforma o pouco prático comando tipo 'touch pad' até agora utilizado, mas as dimensões do novo ecrã (muito bem contextualizado no design do tablier do UX) são ainda pequenas face a outras propostas do segmento, levando a que o condutor tenha de apurar a precisão do dedo para acertar na função desejada – monitor de 12,3’’ reservado para as versões no topo da gama.
É sempre de elogiar a manutenção de um botão rotativo para controlo do volume, e também a atenção da Lexus em avançar o monitor alguns centímetros em direção das mãos do condutor e passageiro. Entre as estreias de funcionalidades e tecnologias, o sistema de navegação proporciona informações em tempo real, dados na cloud e atualizações 'over the air'. O sistema permite agora integração sem fios de CarPlay (Android ainda necessita de cabo), existem mais tomadas USB (A e C) e os comandos vocais a partir de “Hey Lexus” tornam-se realmente úteis e práticos.

Outra das novidades da nova gama UX prende-se com a introdução do nível de equipamento Sport, em análise, com elementos estéticos inspirados na desportiva (e cara) versão F-Sport, caso das jantes de 18’’ de acabamento escuro e design da secção dianteira. Visual dinâmico acompanhado por muitos elementos de conforto, como os excelentes e macios revestimentos em pele, cómodos bancos dianteiros (aquecidos), ou câmara de ajuda ao estacionamento. Ao que se deve somar cuidados de atmosfera premium, como a atenção ao detalhe colocada na escolha dos materiais no tablier, no silêncio dos elevadores dos vidros elétricos, no acionamento cremoso da direção ou ainda no isolamento acústico.
Revestido a conforto e bem-estar, o Lexus UX 250h continua a ser exemplo de suavidade e requinte dinâmico, apoiado nos feitos da referida tecnologia híbrida, com muitos momentos de motor térmico desligado, cujo silêncio assim proporcionado contribui para condução relaxada, principalmente em cenários urbanos. Sendo necessário, os 184 cv de potência combinada entre motor 2 litros e unidade elétrica conseguem despachar arranques e retomas de velocidade, tudo combinado com médias reais em torno dos 5,5 l/100 km.

A travagem automática durante manobras (evitando toques em veículos ou obstáculos, à frente e trás), aviso de trânsito à retaguarda e a restante panóplia de tecnologia de apoio à condução contribuem, igualmente, para elevar a descontração ao volante. E a garantia de 10 anos contribui para a confiança num produto de excelente qualidade.
Tendo Portugal abolido (de forma errada) benefícios fiscais para híbridos auto recarregáveis – afinal, é a tecnologia cujas homologações de consumo mais se colam ao uso real... – nada facilitou a carreira comercial ao SUV da Lexus. Que agora surge de interior mais refinado e tecnologicamente evoluído e, assim, mais de acordo com as restantes qualidades premium do UX. Desde que não se queira fazer deste (pequeno) SUV utilização de veículo familiar de excelência.
Preço (maio 2023):
Lexus UX 250h - Desde 49.660 €
Lexus UX 250h Sport - 50.900 €