Além dos consumos realmente baixos a contribuir para contidos custos de utilização, também o preço do Suzuki Swift 1.2 Mild Hybrid, a rondar os 20 mil euros, é dos mais adequados aos tempos que correm.
Na adaptação mecânica do Swift aos tempos modernos e mais exigentes em matéria de requisitos ambientais, a Suzuki anima o pequeno citadino de apenas 3,845 metros de comprimento (ou seja, é mais curto que Peugeot 208 ou Renault Clio) com mecânica 1.2 a gasolina de 83 cv com tecnologia mild hybrid, associada a caixa manual de 5 velocidades.

Lançado inicialmente em 2017, e embora com atualizações várias no percurso de vida, o Suzuki Swift está longe de ser das propostas mais modernas ou vanguardistas do segmento. O certo, é que, no seu todo, também não se mostra pretensioso e tem argumentos muito próprios (e válidos) que o promovem a uma das compras mais racionais do momento: basta perder alguns minutos para perceber que já não existem muitos automóveis desta categoria e com este nível de equipamento com preços em torno dos 20 mil euros…
Com comandos leves (direção, caixa e pedais) e dimensões contidas, o Swift deixa-se levar com ligeireza pelas ruas das cidades. Cenário onde o contributo do sistema mild hybrid de 12V se faz mais e melhor sentir, não só pela forma quase impercetível como o motor de 4 cilindros atmosférico se desliga abaixo dos 30 km/h, se desengatado, e volta a ligar pressionando-se a embraiagem (função stop/start), como pelos efeitos práticos do mesmo, com os consumos em circuito urbano a rondar os 6 l/100 km.

Basta rodar alguns quilómetros por vias rápidas ou estradas periféricas para que os gastos de combustível se contraiam ainda mais, para perto dos 5 l/100 km, fruto do regular funcionamento do motor atmosférico nos baixos e médios regimes, coadjuvado pela pequeno boost elétrico do sistema mild hybrid sentido assim que se toca no acelerador – é possível acompanhar os fluxos energéticos em esquema digital projetado no painel de instrumentos. Para alimentar o motor elétrico existe uma também pequena bateria de 0,38 kWh de capacidade (colocada sob o banco do condutor) que se auto-carrega via energia regenerada através do efeito travão-motor, fortemente sentido mal se alivie o pé do acelerador.

As estradas e ruas de mau piso não são de agrado deste Swift, deixando vir ao cimo alguma fragilidade da estrutura, apenas e só relacionada com a idade do projeto e a menor atualização face à experiência de conforto proporcionada por modelos mais recentes e de maiores dimensões. A suspensão responde de modos um pouco mais bruscos, também relacionado pelas rodas estreitas e pequenas para os padrões atuais. Mas não deixa de ser curioso que o pequeno Swift ainda garante boa dose de precisão direcional e vivacidade no chassis.

Embora pequeno por fora, as cotas interiores revelam bom aproveitamento das dimensões exteriores, existindo mais espaço para pernas do que seria de esperar, não obstante o habitáculo ser estreito. Com 265 litros, a mala é também mais pequena relativamente a concorrentes maiores, os quais se aproximam facilmente dos 300 litros de capacidade.
Completíssima é a oferta de equipamentos de segurança e de ajudas à condução. Nesta mais equipada versão GLX, o Swift conta com faróis de tecnologia LED, aviso e correção de saída de faixa de rodagem, alerta de ângulo morto, travagem autónoma para mitigação dos efeitos de um eventual choque dianteiro e ainda cruise control adaptativo. O alerta de trânsito e de movimento à retaguarda junta-se à câmara traseira para auxílio às manobras de estacionamento, em particular às de reduzida visibilidade lateral. Sinais de trânsito, como aviso de proibição de ultrapassagem ou novos limites de velocidade, são projetados no painel de instrumentos.

A integração de toda esta tecnologia é que já não é a mais moderna, principalmente devido à apresentação do painel de instrumentos (só a zona central é digital), ao grafismo e ao software do sistema multimédia, o qual aceita ligações Apple CarPlay e Android Auto mas apenas através de cabo USB. Climatização automática e sistema de acesso mãos-livres são outros dos equipamentos propostos de série juntamente com as jantes em liga leve de 16’’.
Preço (abril de 2023):
Suzuki Swift 1.2 Mild Hybrid GLX – 20.402 €