Hyundai i20 1.0 T-GDi Style

Mais do que meramente racional

TESTE

Por Paulo Sérgio Cardoso 03-03-2023 09:25

Fotos: Gonçalo Martins

Com 7 anos de garantia geral e preço pouco acima dos 20 mil euros, o Hyundai i20 com motor 1.0 turbo de 100 cv é mais do que uma compra meramente racional. Aqui ficam as principais características desta autêntica caixinha de surpresas.

Em segmento lotado de ‘cabeças de cartaz’ como Ford Fiesta, Peugeot 208 ou Renault Clio, não é fácil ao Hyundai i20 conquistar mediatismo, mesmo sendo das propostas mais acessíveis e melhor-equipadas e em nada ficando atrás em méritos qualitativos. Mas não se fica por aqui! Ao contrário do que acontecia em anteriores gerações, o atual i20 tem personalidade estética bem vincada, com generosas jantes de 17’’, para-choques traseiro com zona inferior em forma de extrator de ar, detalhes em cromado nos pilares laterais traseiros e até pintura exterior em dois tons, como agora tanto está na moda.

Com dimensões bem apropriadas para se fazer às ruas das cidades com enorme à-vontade, os 4 metros de comprimento do i20 deixam espaço para interior bem desafogado (principalmente para arrumar as pernas no banco traseiro), ampla abertura de portas e sobrando ainda 352 litros para a bagageira, uma das maiores da classe. E sendo preciso retirar a chapeleira para transportar qualquer objeto de maior volume, a mesma pode ser encaixada nas costas do banco traseiro. Prático.

A posição de condução não é das mais envolventes nem os bancos são os mais confortáveis, pautando-se o i20 pela correta ergonomia do posto e disposição dos principais comandos. Quer o vistoso painel de instrumentos digital multi-configurável de 10,25’’ com grafismo de boa qualidade, quer a zona digitalizada da interface multimédia (igualmente de boa resolução gráfica), em monitor de 8’’, a permitir integração e espelho de telemóvel, sem fios para Apple CarPlay, ganham destaque óbvio no habitáculo. O sistema de infoentretenimento mantém a presença de algumas teclas físicas, que continua a ser a fórmula mais direta e prática para aceder aos principais menus, o mesmo se passando com a manutenção de botões para comandar a climatização.

Num constante processo evolutivo, a Hyundai oferece agora das mais íntegras qualidades de construção, com robustez à prova de bala, mesmo que o aspeto da maioria dos plásticos – e da integração dos mesmos no design do tablier e portas – não seja o mais eloquente. Pode não haver um plástico macio ao toque, mas também não há lugar a ruídos parasitas.

Condução fácil e ligeira

A ligeireza da direção, do comando da caixa de velocidades e do pressionar dos pedais enquadra-se com a desejada facilidade de utilização em ambiente urbano. Refira-se: o Hyundai i20 não tem qualquer pretensão ou transmissão de sentimentos desportivos, começando pela ausência de feedback da direção, mesmo que apresentando dinâmica muito segura, estável e com robustas ligações ao solo. Já o motor 1.0 turbo de três cilindros, despachado quando é preciso envolver os 100 cv em acelerações e rotações mais altas, poderia ser um pouco mais vivo nos baixos regimes. Havendo necessidade de puxar um pouco mais pelas rotações, os consumos em cidade podem mesmo subir acima dos 7,5 l/100 km. Já em estrada e aproveitando-se a presença de uma sexta relação de caixa, os consumos poderão surpreender pela positiva, com médias a rondar os 6 litros.

Ao contrário do que acontecia com anteriores gerações, o atual i20 tem suspensão bem mais firme do que o esperado, pelo que a conjugação com jantes de 17’’ e pneus Hankook Ventus Prime 3 de baixo perfil resultam em sacudidelas quando em contacto com estradas de mau piso e a enfrentar lombas ou buracos nas cidades. O ruído de rolamento também é acima da média.

Equipado com tudo o que faz falta – destaque para o ar condicionado automático, jantes de 17’’, sensores traseiros associados a câmara de ajuda ao estacionamento, modos de condução (não notámos diferença prática entre os dois perfis disponíveis além de um ligeiro endurecimento da resposta da direção), assistente ativo de saída de faixa de rodagem e travagem de emergência – o Hyundai i20 1.0 T-GDi Style acaba por deslumbrar mais pelo aspeto expressivamente digitalizado do habitáculo do que propriamente pelo refinamento dos plásticos ou até do amortecimento. Face às suas qualidades familiares, é, seguramente, um dos melhores do segmento caso venha a ser o único veículo do agregado. Olhando para os cerca de 20 mil euros que custa, associados ao descanso incutido pelos 7 anos de garantia geral (sem limite de quilometragem), continua a ser dos melhores negócios. E agora com mais estilo e personalidade.

Preço:

Hyundai i20 1.0 TGD-i Style – 20.860 €

Valor com campanha de financiamento – 19.310 €

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Ficha Técnica

Caracteristicas

HYUNDAI I20

1.0 T-GDI Style

Motor
Arquitetura 3 cilindros em linha
Capacidade 998 cc
Alimentação Injeção direta, turbo, interc.
Distribuição 2 a.c.c./12V
Potência 100 cv/4500-6000 rpm
Binário 172 Nm/1500-4000 rpm
Transmissão
Tração Dianteira
Caixa de velocidades Manual de 6 vel.
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Eixo de torção
Travões F/T Discos ventilados/Discos
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/10,4 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,040/1,775/1,450 m
Distância entre eixos 2,58m
Mala 352-1165 litros
Depósito de combustível 40 litros
Pneus F 7jx17 - 215/45 R17
Pneus T 7jx17 - 215/45 R17
Peso 1175 kg
Relação peso/potência 11,75 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 188 km/h
Acel. 0-100 km/h 10,4 s
Consumo médio 5,1 l/100 km
Emissões de CO2 118 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 7 anos sem limite de km
Pintura/Corrosão 3/12 anos
Intervalos entre revisões 15000 km
Imposto de circulação (IUC) 108,32 €

Medições

HYUNDAI

Acelerações
0-50 km/h 3,3 s
0-100 / 130 km/h 10,5/19,1 s
0-400 / 0-1000 m 17,4/32,6/30,9 s
Recuperações
40-80 km/h 3.ª 6,5 s
60-100 km/h 3.ª/4.ª/5.ª 9,5/12,8 s
80-120 km/h 4.ª/5.ª/6.ª 9,1/13,3/17,1 s
Travagem
100-0/50-0km/h 36,5/9,2 m
Consumos
Consumo médio 6,7 l/100km
Autonomia 597 km

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