Ford Focus ST-Line X 1.0 EcoBoost MHEV 155 cv

Trunfos não lhe faltam

TESTE

Por João Ouro 13:00

Fotos: Gonçalo Martins

A berlina familiar da Ford – cinco portas – obteve ligeiras modificações visuais e várias melhorias, sendo possível reparar agora no redesenho dos faróis LED e da zona dianteira (grelha, logótipo e para-choques), assim como na revisão das óticas traseiras (mais escuras e com iluminação LED).

O nível de equipamento também poderá marcar uma certa diferenciação, como é o caso, aliás, da versão em teste, cujo pack exterior ST-Line (457 €) acrescenta spoiler traseiro de maior dimensão, embaladeiras à frente e pinças de travão a vermelho (além de pedais em alumínio), sendo ainda possível destacar a pintura metalizada azul Desert Island, por 558 €, assim como as jantes em liga leve de 18’’ (Katana), disponíveis por 508 € (de série: jantes de 17’’).

A lista do equipamento standard é muito completa (desde 33.719 €), incluindo suspensão desportiva, vidros escurecidos, retrovisores com comando elétrico (rebatíveis) e acesso sem chave, por exemplo. No interior: ar condicionado automático, estofos a couro parcial (Ebony) carregador sem fios para telemóvel, ecrã digital de 12,3’’ com navegação (SYNC 4; onde também passaram a estar os comandos da climatização), sistema de som B&O, chave inteligente e volante de três raios forrado a couro sintético.

Acrescem airbags laterais e de cortina, fecho centralizado com controlo remoto e travão de mão elétrico. Nas assistências à condução, além dos normativos ESP e ABS, o modelo também integra sistema de pré-colisão com travagem ativa e deteção de peões e ciclistas, assim como manutenção de faixa de rodagem, alerta da pressão de pneus, limitador de velocidade e câmara traseira.

No lado das opções regista-se a inclusão de faróis adaptativos LED (966 €), teto panorâmico (1117 €) e Head-up Display (457 €), além do Pack Driver (254 €), este com estacionamento automático, sensores de parque à frente e atrás e escamas laterais para a proteção na abertura das portas. Mais completo, o Pack Driver Plus (610 €) propõe ainda o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, máximos automáticos e cruise-control adaptativo. O Pack Winter (457 €) acrescenta a possibilidade de se ter volante e bancos aquecidos, além de para-brisas térmico. Trunfos não lhe faltam, portanto, mesmo que tudo somado acabe por aumentar o preço final: 40.204 €, incluindo o custo do pneu suplente de emergência (102 €).

Na parte mecânica, o grande destaque assenta na motorização 1.0 a gasolina com ligeira eletrificação ou apoio híbrido (MHEV), razão pela qual a etiqueta Hybrid aparece logo a seguir à designação EcoBoost (na traseira). Trata-se do mesmíssimo bloco de três cilindros em linha, de 998 cc, desenvolvido pela Ford, de injeção direta, turbo, que neste caso surge apoiado por um pequeno motor elétrico (11,5 kW-16 cv, posicionado à frente, na transversal), o qual é alimentado por uma bateria suplementar de iões de lítio (0,48 kWh).

O objetivo é alcançar maior eficiência e menores emissões (118 g/km de CO2), sem baixar as expetativas ao nível das prestações, algo que este Focus consegue atingir de forma evidente. A suavidade de funcionamento, inclusive no arranque, assim como o baixo ruído e a as fracas ressonâncias do agregado são outras características a apontar. O consumo médio mais frequente oscila entre 5,8 e 6,2 litros por cada 100 km, às vezes menos, numa condução perfeitamente normal e sem grandes estratégias ecológicas, existindo um indicador da função híbrida no painel à frente do volante. Mesmo quando se exagera ou se recorre mais ao modo Sport (além dos Normal e ECO), essa média não aumenta de forma brusca, sendo possível aferir valores perto dos 6,6 litros/100 km.

A potência máxima atinge 155 cv e é possível notar uma resposta convincente por parte do motor na maior parte das situações, bem ajudado pela transmissão manual de seis velocidades, cujo escalonamento nem sequer é demasiado longo, tendo ainda uma afinação precisa do seletor e passagens rápidas, à boa maneira da Ford. As recuperações estão em linha de conta com esse rendimento (190 Nm de binário máximo entre as 1750-2250 rpm), sem que haja hesitações ao longo dos vários regimes, a que se junta a toada acústica moderada.

A velocidade máxima anunciada é de 211 km/h e as medições das acelerações corroboram os dados prescritos pelo construtor, tendo o arranque 0-100 km/h sido cumprido em 9,4 segundos (9,5 s é o valor declarado). A capacidade de travagem também deverá ser elogiada face aos 34,3 metros obtidos a partir dos 100 km/h até à imobilização total – valor mais comum num desportivo –, o que revela a eficácia do sistema com discos ventilados (à frente) e pinças específicas, juntando-se, neste caso, o desempenho eficaz dos pneus Michelin Primacy4 235/40 R18.

 A suspensão de maior firmeza (dita desportiva) não afeta o conforto, mesmo em mau piso, embora aí se detete maior ruído de rolamento. O habitáculo é amplo (com bons materiais) e a área de bagagens funcional, também por aí sem prejuízos face às restantes versões da gama, tendo em conta a eletrificação.

A reputação dinâmica está inteiramente salvaguardada – excelente chassis e suspensões –, sendo este Focus bastante fácil de guiar: rápido, certinho e previsível nas reações, destacando-se ainda a resposta da direção, cuja assistência não é nada esforçada, exibindo um tatear preciso e progressivo nos vários andamentos. Também neste capítulo, trunfos não lhe faltam, numa condução capaz de estimular a mais-valia desta diferenciada variante Mild Hybrid (MHEV).

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Ficha Técnica

Caracteristicas

FORD FOCUS

ST-Line X 1.0 EcoBoost MHEV 155 cv 5p

Motor térmico
Arquitetura 3 cilindros
Capacidade 999 cc
Alimentação Injeção direta, turbo
Distribuição 2 a.c.c/12v
Potência 155 cv
Binário 190 Nm/1750-2250 rpm
Motor elétrico
Tipo Elétrico, 48V
Potência 16 cv
Binário 50 Nm
Bateria Iões de lítio
Capacidade da bateria 0,48 kWh
Módulo Híbrido
Potência 155 cv
Binário 190 Nm
Transmissão
Tração Dianteira
Caixa de velocidades Manual, 6 velocidades
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Eixo rígido
Travões F/T Discos ventilados/discos
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/11 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,392/1,825/1,459 m
Distância entre eixos 2,7m
Mala 392/1354 litros
Depósito de combustível 52 litros
Pneus F 235/40 R18
Pneus T 235/40 R18
Peso 1349 kg
Relação peso/potência 8,7 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 211 km/h
Acel. 0-100 km/h 9,5 s
Consumo médio 5,1 l/100 km
Emissões de CO2 118 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 3 anos sem limite
Pintura/Corrosão 3/12 anos
Intervalos entre revisões 30000 km
Imposto de circulação (IUC) 108,32 €

Medições

FORD

Acelerações
0-50 km/h 3,2 s
0-100 / 130 km/h 9,4/15,4 s
0-400 / 0-1000 m 16,6/- s
Recuperações
40-80 km/h 3.ª n.d. s
60-100 km/h 3.ª/4.ª/5.ª 7,4 (4.ª)/10,5 (5.ª) s
80-120 km/h 4.ª/5.ª/6.ª 9,3 (5.ª)/12,7 (6.ª) s
Travagem
100-0/50-0km/h 34,3/8,8 m
Consumos
Consumo médio 5,9 l/100km
Autonomia 881 km

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