Geração nova do Lexus NX não rompe com o modelo antecessor e mantém a maioria dos pontos fortes do ‘best-seller’ de 2014, acrescentando-lhes design, sofisticação e melhores equipamentos. Fidelidade igualmente à versão híbrida ‘full’, com mais potência e menores consumos.
ALexus tem anos de experiência no domínio da eletrificação do automóvel. Todavia, preservar o estatuto de protagonista no mercado premium, contra Audi, BMW e Mercedes, significa acelerar o programa de transição tecnológica. Na 2.ª geração do SUV NX,_que concorre com Q5, X3 e GLC, além da versão 450h+, que tem o primeiro PHEV do construtor (ver caixa), há este 350h com motorização híbrida com baterias de carregamento automático nas desacelerações e nas travagens. É a 4.ª geração de sistema sem as capacidades dos Plug-In, mas que não deixa de impressionar.

Começando nos 243 cv, que resultam da associação do bloco térmico de 2,5 litros a gasolina e unidade elétrica que a auxilia na propulsão do veículo, mas assumindo-a, em exclusivo, por períodos breves. A tração é apenas às rodas da frente via solução de transmissão de efeito CVT, mais célere na resposta às solicitações do pedal do lado direito e também sem o ruído de arrasto que antes conferia à mecânica em aceleração. A resposta do sistema híbrido, com três diferentes modos de condução (Sport, Normal e Eco), está nesta geração mais linear e decidida.
Dinamicamente, o conforto é a bandeira do NX, devido à capacidade excecional da suspensão (tanto na filtragem das irregularidades do piso como no controlo dos movimentos da carroçaria nas transferências de massa), mas a Lexus otimizou a dinâmica do SUV (a base é a mesma GA-K do Toyota RAV4) ao nível da direção, agora mais precisa e rápida. A plataforma nova permitiu-o, pois baixou o centro de gravidade (20 mm), o que tem impacto positivo no comportamento.

No 350h, a bateria está arrumada debaixo dos bancos traseiros, posicionamento que não penaliza o espaço nos lugares posteriores, nem a bagageira. A Lexus não anuncia a capacidade da bateria, nem a autonomia do modo EV, mas o programa funciona até à velocidade máxima de 125 km/h, sendo que a fórmula de hibridização está pensada para oferecer um ótimo compromisso entre prestações e eficiência no consumo de combustível, dispensando os préstimos do motor térmico sempre que possível, nos vários momentos da condução. Garantindo-o, em cidade, consumos abaixo dos 5 l/100 km. Notável para SUV com embalagem tão imponente e recheio a condizer.
As dimensões do NX aumentaram 20 mm em comprimento e largura, 30 mm entre eixos e 5 mm em altura. Visualmente, o NX consolida a linguagem de design da Lexus, atrativa, moderna e sofisticada, aproximando-se bastante das linhas desportivas do espetacular RC, com a enorme grelha dianteira em destaque. No interior, combinação de superfícies em pele com plásticos suaves, acabamentos, materiais de qualidade e montagem irrepreensíveis, a que se somam índices de habitabilidade convincentes.
A posição de condução mais agradável/confortável seleciona-se facilmente com o recurso aos múltiplos ajustes do banco e volante, ambos por comandos elétricos. Existe abundância de equipamentos quer de conforto, quer de assistência à condução. Destacamos o Safe Exit Assist, ligado ao acionamento eletrónico de abertura interior das portas por toque “e-latch”, que recorre ao Monitor de Ângulo Morto para verificar a aproximação de veículos pela traseira;_detetando risco de a porta abrir e bater num veículo ou ciclista, é acionado um alerta e impedida a sua abertura.

Ainda satisfazendo as exigências dos clientes, a Lexus desenvolveu uma fórmula de seleção direta dos programas no monitor de 14’’ (é de 9” na versão de acesso) arrumado no centro do painel de bordo e direcionado para o condutor. Fácil de usar e compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
O SUV que a Lexus posiciona abaixo do RX não tem outras pretensões que o estatuto de familiar competente requintado que lhe é reconhecido desde o lançamento em 2014. Na nova geração, claramente mais vocacionado a oferecer condução fluida e relaxada, fácil em ambiente urbano e com conforto acima da média em autoestrada. A que se somam consumos muitíssimo convincentes. A imagem, outro trunfo fortíssimo do NX! No 350h, híbrido sem sistema de recarga externa da bateria, tração dianteira ((classe 1 de portagem com via verde), e 243 cv. Combina performances e funcionamento suave e silencioso com economia acima da média:_conduzindo de forma tranquila, 6,5 l/100 km.