Lexus NX 350h FWD Premium

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Por Vítor Mendes Silva 29-01-2023 17:00

Geração nova do Lexus NX não rompe com o modelo antecessor e mantém a maioria dos pontos fortes do ‘best-seller’ de 2014, acrescentando-lhes design, sofisticação e melhores equipamentos. Fidelidade igualmente à versão híbrida ‘full’, com mais potência e menores consumos.

ALexus tem anos de experiência no domínio da eletrificação do automóvel. Todavia, preservar o estatuto de protagonista no mercado premium, contra Audi, BMW e Mercedes, significa acelerar o programa de transição tecnológica. Na 2.ª geração do SUV NX,_que concorre com Q5, X3 e GLC, além da versão 450h+, que tem o primeiro PHEV do construtor (ver caixa), há este 350h com motorização híbrida com baterias de carregamento automático nas desacelerações e nas travagens. É a 4.ª geração de sistema sem as capacidades dos Plug-In, mas que não deixa de impressionar.

Começando nos 243 cv, que resultam da associação do bloco térmico de 2,5 litros a gasolina e unidade elétrica que a auxilia na propulsão do veículo, mas assumindo-a, em exclusivo, por períodos breves. A tração é apenas às rodas da frente via solução de transmissão de efeito CVT, mais célere na resposta às solicitações do pedal do lado direito e também sem o ruído de arrasto que antes conferia à mecânica em aceleração. A resposta do sistema híbrido, com três diferentes modos de condução (Sport, Normal e Eco), está nesta geração mais linear e decidida.

Dinamicamente, o conforto é a bandeira do NX, devido à capacidade excecional da suspensão (tanto na filtragem das irregularidades do piso como no controlo dos movimentos da carroçaria nas transferências de massa), mas a Lexus otimizou a dinâmica do SUV (a base é a mesma GA-K do Toyota RAV4) ao nível da direção, agora mais precisa e rápida. A plataforma nova permitiu-o, pois baixou o centro de gravidade (20 mm), o que tem impacto positivo no comportamento.

No 350h, a bateria está arrumada debaixo dos bancos traseiros, posicionamento que não penaliza o espaço nos lugares posteriores, nem a bagageira. A Lexus não anuncia a capacidade da bateria, nem a autonomia do modo EV, mas o programa funciona até à velocidade máxima de 125 km/h, sendo que a fórmula de hibridização está pensada para oferecer um ótimo compromisso entre prestações e eficiência no consumo de combustível, dispensando os préstimos do motor térmico sempre que possível, nos vários momentos da condução. Garantindo-o, em cidade, consumos abaixo dos 5 l/100 km. Notável para SUV com embalagem tão imponente e recheio a condizer.

As dimensões do NX aumentaram 20 mm em comprimento e largura, 30 mm entre eixos e 5 mm em altura. Visualmente, o NX consolida a linguagem de design da Lexus, atrativa, moderna e sofisticada, aproximando-se bastante das linhas desportivas do espetacular RC, com a enorme grelha dianteira em destaque. No interior, combinação de superfícies em pele com plásticos suaves, acabamentos, materiais de qualidade e montagem irrepreensíveis, a que  se somam índices de habitabilidade convincentes.

A posição de condução mais agradável/confortável seleciona-se facilmente com o recurso aos múltiplos ajustes do banco e volante, ambos por comandos elétricos. Existe abundância de equipamentos quer de conforto, quer de assistência à condução. Destacamos o Safe Exit Assist, ligado ao acionamento eletrónico de abertura interior das portas por toque “e-latch”, que recorre ao Monitor de Ângulo Morto para verificar a aproximação de veículos pela traseira;_detetando risco de a porta abrir e bater num veículo ou ciclista, é acionado um alerta e impedida a sua abertura.

Ainda satisfazendo as exigências dos clientes, a Lexus desenvolveu uma fórmula de seleção direta dos programas no monitor de 14’’ (é de 9” na versão de acesso) arrumado no centro do painel de bordo e direcionado para o condutor. Fácil de usar e compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

O SUV que a Lexus posiciona abaixo do RX não tem outras pretensões que o estatuto de familiar competente requintado que lhe é reconhecido desde o lançamento em 2014. Na nova geração, claramente mais vocacionado a oferecer condução fluida e relaxada, fácil em ambiente urbano e com conforto acima da média em autoestrada. A que se  somam consumos muitíssimo convincentes. A imagem, outro trunfo fortíssimo do NX! No 350h, híbrido sem sistema de recarga externa da bateria, tração dianteira ((classe 1 de portagem com via verde), e 243 cv. Combina performances e funcionamento suave e silencioso com economia acima da média:_conduzindo de forma tranquila, 6,5 l/100 km.

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Ficha Técnica

Caracteristicas

LEXUS NX

350h

Motor térmico
Arquitetura 4 cilindros em linha
Capacidade 2487 cc
Alimentação Injeção mista
Distribuição 2 a.c.c./16V
Potência 190 cv (140 kW)-6000 rpm
Binário 239 Nm/4300-4500 rpm
Motor elétrico
Tipo -
Potência 182 cv (134 kW)
Binário -
Bateria -
Capacidade da bateria
Módulo Híbrido
Potência 243 cv (179 kW)
Binário -
Transmissão
Tração Dianteira
Caixa de velocidades Automática do tipo CVT
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Ind. multibraços
Travões F/T Discos ventilados/Discos
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/12,4 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,660/1,865/1,660 m
Distância entre eixos 2,69m
Mala 545-1436 litros
Depósito de combustível 55 litros
Pneus F 235/60 R18
Pneus T 235/60 R18
Peso 1805 kg
Relação peso/potência 7,42 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 200 km/h
Acel. 0-100 km/h 8,7 s
Consumo médio 5,6 l/100 km
Emissões de CO2 127 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 7 anos/160.000 km
Pintura/Corrosão -
Intervalos entre revisões 30000 km
Imposto de circulação (IUC) 206,86 €

Medições

LEXUS

Acelerações
0-50 km/h 2,6 s
0-100 / 130 km/h 8 s
0-400 / 0-1000 m 15,9 s
Recuperações
40-80 km/h (D) 3,4 s
60-100 km/h (D) 4,3 s
80-120 km/h (D) 5,4 s
Travagem
100-0/50-0km/h 40,7/9,1 m
Consumos
Consumo médio 6,5 l/100km
Autonomia 846 km

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