A Toyota, em parceria com a Sony Interactive Entertainment Portugal, anunciou o lançamento da edição especial do Toyota Yaris Hybrid GR Sport, limitada a 20 unidades para o mercado português, e que surge acompanhada da oferta de uma consola PlayStation 5, uma edição física do jogo Gran Turismo 7, um comando sem fios DualSense extra e uma subscrição de três meses do serviço PlayStation Plus.
A nova edição limitada do Yaris Hybrid GR SPORT ganha a nomenclatura GT7 Edition e acrescenta detalhes exclusivos, como um logotipo exterior GT, a placa de identificação interior com número de série limitada, bem como um porta-chaves personalizado e identificação na própria chave inteligente.

No exterior, dispõe de novas jantes de liga leve de 18 polegadas com detalhes em vermelho, grelha frontal com design em favo de mel com logotipo GR e um novo difusor traseiro.
Ainda na lista de equipamentos, gama ampliada de sistemas ativos do Toyota Safety Sense, incluindo sistemas avançados de auxílio à condução, como a de Assistência à Condução Inteligente, cruise control adaptativo, reconhecimento de sinais de trânsito e sistema de pré-colisão (otimizado para que possa detetar peões de dia e noite e ciclistas durante o dia). O utilitário é ainda o primeiro Toyota a ser equipado com airbag central, que contribui para prevenir que o condutor e o passageiro choquem um no outro em caso de um impacto lateral.
O preço chave na mão: 28.505 euros
Das consolas para a estrada
No Yaris GR SPORT GT7 Edition, motorização eletrificada (full-hybrid) que tem potência e binário combinados de 116 cv e 144 Nm, respetivamente, controlada por caixa automática do tipo CVT, otimizada para privilegiar a eficiência no consumo de combustível (e nas emissões). A marca japonesa destaca a autonomia superior do veículo apenas a energia elétrica, o que se permite, agora, a velocidades mais elevadas (aumenta de 50 para 130 km/h). Em sistema, o habitat natural do Yaris Hybrid, o sistema é capaz de manter a mecânica térmica desligada na maioria do tempo de utilização, pelo que os valores de consumo médio indicados pelo computador de bordo aproximam-se dos anunciados: 4,3 l/100 km.
Em circuito misto, incluindo vias rápidas, o registo sobe, mas pouco…

Percebe-se porque a marca japonesa continua a privilegiar a fórmula autorrecarregável à tecnologia do recarregamento externo. A inteligência e a simplicidade do funcionamento refletem-se, também, na facilidade de manutenção ou na ausência de avarias.
Também contrariando a norma na categoria, o Yaris de última geração não cresceu de forma significativa. Aliás, o fabricante japonês até reduziu o comprimento total do utilitário em 5 mm, mas ao mesmo tempo aumentou a distância entre eixos em 50 mm. O modelo estreou a plataforma modular Toyota, a TNGA, adaptada ao segmento utilitário (GA-B), que permite ao automóvel japonês ter o centro de gravidade mais baixo do que o seu antecessor, proporcionado, por exemplo, pelo recuo do banco do condutor e acrescentando-lhe rigidez torsional (+37%) para melhores credenciais dinâmicas. Também em prol da eficácia comportamento, na forma como permitiu reduzir o rolamento da carroçaria e aumentar a agilidade em curva, está o novo desenho das suspensões, a dianteira McPherson e a posterior com eixo de torção, aumentada na rigidez, e ambas integrando molas mais macias que contribuem para a otimização do conforto. A direção vai ganhando consistência e precisão à medida que a velocidade sobe, contribuindo para condução sempre segura. Globalmente, a experiência de condução é muito gratificante.
Mas há mais: sete anos de garantia geral sem limite de quilometragem são mais-valia inquestionável do Toyota.