Audi Q2 30 TFSI Special Editon

Com (quase) tudo o que faz falta

TESTE

Por Paulo Sérgio Cardoso 23-05-2022 07:00

Fotos: Gonçalo Martins

A Audi criou uma série especial do Q2, sem luxos ou mordomias, focada no reforço da personalidade estética e na facilidade de utilização. Baseada na mecânica 1.0 turbo a gasolina, oferece (quase) tudo o que faz falta. Incluindo preço mais competitivo.

No mercado já desde 2016, o Q2 foi atualizado em 2021 com upgrades técnicos e ligeiros retoques estéticos. Mas o mais pequeno dos SUV da Audi não tem tido vida fácil, ao ter lidado nos últimos anos com o lançamento de múltiplos e novos modelos de semelhantes dimensões e características, oriundos de marcas generalistas… mais acessíveis.

Muito possivelmente essa terá sido uma das motivações que levou o importador nacional a criar este Q2 Special Edition, baseado no nível de equipamento Advanced e na motorização de acesso à gama, a cargo da já bem conhecida unidade três cilindros 1.0 turbo a gasolina de 110 cv, contribuindo para uma mais interessante relação preço/equipamento.

Pelos 32.250 € que custa, o Q2 30 TFSI Special Edition inclui a pintura metalizada, as óticas dianteiras com iluminação LED e os para-choques com zonas de contorno em cor contraste. As jantes de 17’’ compõem a imagem lateral, juntamente com a zona do pilar traseiro (Sideblades) em cinzento-escuro.



Abrindo portas, o interior é definido pela simplicidade das formas e correta ergonomia que ajudam o Q2 a demarcar-se enquanto digno representante premium. Depois, há pormenores interessantes, caso da qualidade dos revestimentos plastificados, a maioria deles macios e agradáveis ao toque, não só em toda a zona superior do tablier, mas também nos topos das portas, à frente e atrás. Sensação de cuidado e refinamento extensível a outras zonas táteis, caso da pele que reveste o volante desportivo de três raios, ou mesmo do tecido dos bancos. Os dianteiros parecem visualmente simples, mas o certo é que resultam bem ao encaixar e envolver o corpo dos seus ocupantes, além de ajudarem o condutor a obter uma excelente posição de condução, com amplas regulações.

O painel de instrumentos digital Audi Virtual Cockpit acrescenta vanguardismo a este Q2 Special Edition, possibilitando não só a escolha das (várias) informações a projetar, como ainda a disposição e os ambientes gráficos – quanto a nós, o reconhecimento de sinais de trânsito e alerta de diferentes limites de velocidade é uma das informações úteis que está em falta.

A climatização automática com duas zonas de controlo de temperatura é outro dos elementos incluídos no equipamento de série, tal como as soleiras das portas iluminadas e luzes interiores em LED, o cruise control, o travão de parque elétrico (com função auto hold) e a ajuda traseira ao estacionamento, só tendo faltado incluir os sensores de parque à frente e a câmara traseira para facilitar ainda mais as manobras em ambiente citadino.

Saliente e fixo no topo de tablier fica o monitor do sistema multimédia, cujo controlo de operações fica apenas a cargo do comando rotativo e teclas de atalho do sistema MMI posicionadas entre os bancos dianteiros, ou seja, sem monitor tátil. Embora esta versão não contemple o sistema de navegação entre os elementos de série, conte-se com ligações AppleCarPlay e Android Auto para emparelhamento e espelho do smartphone, embora só por intermédio de cabo USB. O sistema de som convence na plenitude, de excelente qualidade face ao segmento.

Condução refinada e de assinatura premium

Mas será durante a condução que ficam bem vincadas as principais diferenças do Audi Q2 face a uma concorrência fora da esfera premium. A direção é extremamente cremosa, com apenas duas voltas entre topos, permitindo uma fiel ligação à estrada e o incutir de elevada precisão direcional. Reação dinâmica corroborada pelo controlo permitido pelos ajustes no amortecimento, conjugados pela solidez estrutural, que permitem ao Q2 fluir de forma ágil e segura em todo o género de situação, em particular fora das cidades. Uma agilidade que não se paga no conforto, com a suspensão a saber lidar corretamente com os maus pisos, sem sacudir o interior e sem ruídos de amortecimento. Ou seja, está sempre presente uma forte (e quase ímpar neste segmento) sensação de solidez.

O motor 1.0 TFSI de 110 cv também é um excelente aliado, seja pela forma serena e quase inaudível com que trabalha, como que a fazer esquecer que se trata de uma unidade de três cilindros. Depois, a maioria dos 200 Nm de binário estão disponíveis desde muito baixos regimes, ajudando à fluidez das acelerações em cidade e contribuindo para uma condução descontraída, mesmo com caixa manual de seis velocidades. Os consumos também podem ser uma agradável surpresa, pouco acima dos 6 litros para cada 100 km.

Além da direção, todos os comandos oferecem elevada dose de precisão e consistência, culminando em travagem segura, com destaque para as curtas distâncias de imobilização aferidas face a outros modelos destas dimensões, contribuindo para a já referida sensação de segurança ao volante. Entre as ajudas à condução, o Q2 Special Edition peca pela ausência, de série, dos assistentes de faixa de rodagem e de ângulo morto.

A altura da carroçaria e dos bancos permite acesso simplificado ao interior, mesmo que o espaço e a sensação de largueza nos lugares traseiros esteja longe de ser referencial. Já a bagageira é ampla e versátil, com mais de 400 litros e a possibilidade de ser organizada com dois planos de carga.

Este Q2 30 TFSI Special Edition de 110 cv, pelos 32.250 € que custa, representa uma poupança direta de 3992 € caso o cliente especifique os equipamentos já incluídos face a uma versão com o nível de equipamento Advanced. Somando-se, ainda, os 4 anos ou 80.000 km de garantia geral propostos pela Audi.

Audi Q2 30 TFSI 110 cv Special Edition

Preço: 32.250 €

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Ficha Técnica

Caracteristicas

AUDI Q2

30 TFSI Special Edition

Motor
Arquitetura 3 cilindros em linha
Capacidade 999 cc
Alimentação Inj. direta, turbo, intercooler
Distribuição 2 a.c.c./12v
Potência 110 cv/5500 rpm
Binário 200 Nm/2000-3000 rpm
Transmissão
Tração Dianteira
Caixa de velocidades Manual de 6 vel.
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Eixo de torção
Travões F/T Discos ventilados/Discos
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/11,1 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,208/1,794/1,537 m
Distância entre eixos 2,601m
Mala 405-1050 litros
Depósito de combustível 50 litros
Pneus F 215/55 R17
Pneus T 215/55 R17
Peso 1325 kg
Relação peso/potência 12 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 197 km/h
Acel. 0-100 km/h 11,2 s
Consumo médio 5,8 l/100 km
Emissões de CO2 132 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 3 anos sem limite de km
Pintura/Corrosão 3/12 anos
Intervalos entre revisões 30000 km
Imposto de circulação (IUC) 103,12 €

Medições

AUDI

Acelerações
0-50 km/h 3,6 s
0-100 / 130 km/h 10,4 / 17,6 s
0-400 / 0-1000 m 17,4 / 32 s
Recuperações
40-80 km/h 3.ª 5,6 s
60-100 km/h 3.ª/4.ª/5.ª 6,4 s
80-120 km/h 4.ª/5.ª/6.ª 8,5 s
Travagem
100-0/50-0km/h 34,6 m
Consumos
Consumo médio 6,6 l/100km
Autonomia 757 km

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