BMW 620d GT

Luxuosa versatilidade

TESTE

Por Paulo Sérgio Cardoso 10-04-2021 07:00

Fotos: Gonçalo Martins

Meio-caminho entre SUV e requintada grande berlina desportiva de 5 portas, o BMW Série 6 GT é (quase) um Série 7 mais versátil! Confuso?! A gama acaba de ser recriada, não apenas com atualizações estéticas e de conteúdos, mas acima de tudo com superiores dotes tecnológicos e adoção de tecnologia ‘mild hybrid’ de 48V que torna esta versão 620d particularmente eficiente.

O Série 6 GT é modelo de conceito quase único, que sob as formas volumosas de uma berlina de cinco portas com mais de 5 metros de comprimento conjuga os aspetos de luxuoso, requintado e versátil familiar com as origens desportivas da sigla GT (Gran Turismo), cimentadas na ausência de moldura nos vidros nas janelas das portas, ao melhor estilo coupé, e por aileron ativo na tampa da mala, que se eleva automaticamente acima dos 120 km/h.

Para 2021, a BMW conferiu ao Série 6 GT atualizações na linha do que também operou na gama Série 5, facilmente identificadas através da nova assinatura visual em “L” dos estilizados (e mais afilados) grupos óticos dianteiros LED, agora com assistente de máximos automático e feixe de luz adaptativo. Em opção, passam a estar disponíveis faróis de tecnologia laser, com alcance máximo de iluminação para 650 metros. Novos para-choques à frente e atrás (e igualmente diferenciados entre as linhas de acabamento), grelha dianteira de novo formato e contornos, distintos grupos óticos traseiros de efeito em profundidade, jantes de 19 e 20’’ de novo formato ou ainda saídas de escape trapezoidais são outras das mexidas operadas do lado de fora.

Novas tecnologias e bem-estar a bordo

O habitáculo também foi bafejado com novas possibilidades de acabamentos e personalização, com destaque para a adoção de tecnologias apoiadas na digitalização, caso do Live Cockpit Professional que conjuga painel de instrumentos digital e a versão atualizada (7.0) do sistema multimédia, ambos em monitores de 12,3’’ – este último admite funções táteis, navegação via comando rotativo do iDrive ou pelos (ainda pouco práticos…) comandos gestuais. As ordens vocais ainda resultam em respostas pouco fluídas… O certo é que todo o interior, desde a sensação de conforto e bem-estar apoiada na largueza das cotas habitáveis, passando pela qualidade de construção e revestimentos praticamente ao nível do topo de gama Série 7, ou ainda nas possibilidades de personalização e de redobrada atenção aos detalhes, catapulta o Série 6 GT mais para o segmento do Luxo do que para uma variante de 5 portas do Série 5! Além de que tudo a bordo tem funcionamento intuitivo (ótima ergonomia), apoiado em grafismo de excelente qualidade, informações úteis e completas e ainda por diversos serviços conectados, não só de apoio à condução como às exigências profissionais quotidianas de qualquer gestor de topo! A integração de smartphone possibilitar agora ligação Android (anteriormente só admitia Apple), há WiFi a bordo, bem como os serviços Concierge que dão acesso a assistente personalizado. Os comandos da consola central surgem de acabamento em negro ‘high-gloss’ e os botões no volante com nova disposição, mais intuitiva.

Em unidade equipada com o Pack Desportivo M (5520 €), a imagem exterior (para-choques, frisos, jantes maiores) e os acabamentos interiores surgem pormenorizadamente desportivos, com específicos revestimentos em pele, frisos interiores (em alumínio), volante M, forro do tejadilho em antracite ou painel de instrumentos em material mais resistente ao desgaste (Sensatec) acompanhado por acabamento com dupla costura. Entre os extras ainda a considerar nesta unidade, destaque para os bancos dianteiros Comfort, com memórias e múltiplas regulações elétricas, incluindo ajustes independentes para a inclinação da zona superior das costas e largura da zona lateral e encostos de cabeça de maiores dimensões. Estas autênticas poltronas reforçam (mais ainda!) a sensação de se viajar num automóvel de luxo…

Diesel com ‘mild hybrid’ de 48V

Para a máxima eficiência da mecânica térmica Diesel de 2 litros e 190 cv, a BMW associa agora rede elétrica interna de 48V (mild hybrid) com alternador/gerador capaz de somar 11 cv em situações de aceleração máxima, via energia armazenada numa pequena bateria – a recuperação de energia acontece nas desacelerações, sendo mais intensa se selecionado o modo de condução Sport. Com a adoção desta tecnologia, o liga-desliga do motor 4 cilindros Diesel passou a ser bem mais discreto, somando ainda a capacidade de se desligar em andamento, entre os 25 os 160 km/h, nos modos de condução Eco e Comfort. No trânsito, o motor desliga-se automaticamente abaixo dos 15 km/h. Este rol tecnológico permite agora ao 620d consumos reais entre os 6,5 e os 7 l/100 km, valores excelentes face às performances (medimos 7,8 s na aceleração 0-100 km/h) e ao peso do conjunto. Sobrealimentação através de dois estágios permite uma resposta mais pronta logo a partir dos mais baixos regimes, ao passo que a pressão máxima de injeção no interior dos cilindros alcança os 2500 bar.

O conceito e as qualidades de veículo topo de gama estão firmados na excelente insonorização, no conforto e em toda a qualidade de vida em estrada. De série, o 620d GT conta com eixo traseiro pneumático que ajuda a manter conforto e estabilidade independente do peso (bagageira pode encher até aos 600 litros!), embora a unidade testada contasse com opcional eixo dianteiro igualmente pneumático que ajuda a apurar tudo anteriormente referido, além de somar o ajuste automático da altura em função da velocidade. Entre os modos de condução, destaque para a função Adaptive que rapidamente adapta (via eletrónica) a resposta de todos os elementos do veículo face às exigências instantâneas da condução.

Preço BMW 620d GT - 71.900 €

Preço da unidade testada - 89.727 €

Principais extras da unidade testada:

Pack Desportivo M – 5430 €

Suspensão pneumática e adaptativa (2 eixos) – 2050 €

Sistema de acesso Comfort – 940 €

Interior Pele Nappa com costuras exclusivas – 1090 €

Pintura metalizada Cinza Sophisto – 1120 €

Chave com display – 1150 €

Teto de abrir panorâmico – 1790 €

Vidros com proteção solar – 480 €

Sistema de som Surround Harman/Kardon – 1150 €

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Ficha Técnica

Caracteristicas

BMW Série 6

620d GT (48V)

Motor
Arquitetura 4 cilindros em linha
Capacidade 1995 cc
Alimentação Injeção dir. CR, TGV, Intercooler
Distribuição 2 a.c.c./16 v
Potência 190 cv/4000 rpm
Binário 400 Nm/1750-2500
Transmissão
Tração Traseira
Caixa de velocidades Automática de 8 velocidades
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Ind. Multibraços, pneumática
Travões F/T Discos ventilados
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/12,3 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 5,091/1,902/1,538 m
Distância entre eixos 3,07m
Mala 600-1800 litros
Depósito de combustível 66 litros
Pneus F 8jx18 - 245/50 R18
Pneus T 8jx18 - 245/50 R18
Peso 1910 kg
Relação peso/potência 10 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 220 km/h
Acel. 0-100 km/h 7,9 s
Consumo médio 5,5 l/100 km
Emissões de CO2 143 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 2 anos sem limite de km
Pintura/Corrosão 3/12 anos
Intervalos entre revisões 25000 km
Imposto de circulação (IUC) 259,49 €

Medições

BMW

Acelerações
0-50 km/h 2,5 s
0-100 / 130 km/h 7,8 / 13,6 s
0-400 / 0-1000 m 15,7 / 29,5 s
Recuperações
40-80 km/h (D) 3,6 s
60-100 km/h (D) 5 s
80-120 km/h (D) 6,3 s
Travagem
100-0/50-0km/h 36 / 9,2 m
Consumos
Consumo médio 6,7 l/100km
Autonomia 985 km

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