Toyota Corolla TS GR Sport

Imagem ‘racing’

TESTE

Por João da Silva 03-07-2020 09:05

Fotos: Gonçalo Martins

O Corolla GR Sport, tanto na variante hatchback como Touring Sports, parte dos níveis de equipamento médio ou alto e acrescenta-lhes elementos de estilo único, como uma nova grelha dianteira com acabamento cromado escuro e saias inferiores, frisos laterais e difusor traseiro exclusivos, jantes de liga leve de 18”, vidros traseiros escurecidos, faróis de nevoeiro, faróis de LED e cor exterior em dois tons.

toyota corolla ts gr sport bancos dianteirosPor dentro, bancos desportivos específicos com apoios laterais em pele, pespontos negros e vermelhos no painel de instrumentos, volante e em torno do seletor da caixa.

Esta nova série especial pode ser articulada exclusivamente com a tecnologia híbrida da Toyota de 1,8 ou 2 litros, sendo que a nossa carrinha estava equipada com a solução de menor cilindrada, uma unidade sobejamente conhecida e que, com a ajudinha elétrica, debita um total de 122 cv. Graças à bateria de iões de lítio, o Corolla híbrido possibilita pequena autonomia em modo puramente elétrico (o qual pode ser forçado pelo condutor através dos modos de condução selecionáveis junto da alavanca da caixa automática). Contudo, é a gestão ótima de todo o módulo híbrido a grande vantagem desta proposta da Toyota, oferecendo consumos muito reduzidos.

toyota corolla ts gr sport frontalUma das maiores novidades desta nova geração híbrida do compacto japonês relaciona-se com a maior facilidade em arrancar apenas em modo elétrico sem que o condutor seja obrigado a pisar o acelerador com cautela, bem como a possibilidade de conseguir rolar entre os 80 e os 100 km/h com o motor térmico desligado, isto se o terreno não inclinar desfavoravelmente. Desta forma, a verdade é que a mecânica 1.8 a gasolina vai-se desligando com muita frequência, sem que isso seja notado pelo condutor (a não ser que olhe para o conta-rotações a zeros), assegurando consumo médio na casa dos 4,6 l/100 km, sem estar com demasiados paninhos quentes no acelerador. A não ser que rolemos muito em autoestrada, onde é normal que os consumos evoluam para a casa dos 6 litros a cada 100 quilómetros.

As prestações não correspondem à aparência desportiva desta versão, sendo bastante modestas, como se confirma nas medições efetuadas. No entanto, não comprometem uma condução fluida ou até rápida em circuito citadino, onde o constante apoio do binário instantâneo cedido pelo motor elétrico resulta em arranques ou mudanças de ritmo despachadas.

toyota corolla ts gr sport  traseiraQuanto à condução, está em linha com o que apontámos às prestações, ou seja, permite uma condução fluida e cómoda, mas não convida a curvar a alta velocidade. Não se trata de uma questão de segurança, sendo essa assegurada pela competência do chassis, antes de falta de dinamismo, pois as ligações ao solo privilegiam o conforto e a direção peca por alguma lentidão e grande falta de capacidade comunicativa. Nada de relevante, pois trata-se de carro de índole assumidamente familiar – mesmo que GR Sport...

E nisso, o Corolla cumpre, oferecendo habitáculo espaçoso, sólido e composto por materiais de boa qualidade. Destaque, ainda, para a volumetria da bagageira (598 litros), que tem acesso largo e alto, permitindo fácil arrumação de objetos de maior volume. A chapeleira enrola com um toque e é simples rebater as costas do banco traseiro (60/40), graças às patilhas colocadas nas paredes laterais da mala.

Depois do lançamento do Yaris GR Sport no ano passado, o Corolla é o segundo modelo da Toyota a receber a preparação da Gazoo Racing, que acrescenta diversos detalhes exclusivos de design desportivo ao compacto japonês. Nesta variante Touring Sports equipada com solução híbrida de 122 cv, destaque para os consumos contidos, bem como para os bons níveis de conforto, só penalizados por subida pronunciada do ruído do motor em aceleração forte.

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Ficha Técnica

Caracteristicas

TOYOTA COROLLA

TS GR Sport

Motor térmico
Arquitetura 4 cilindros em li
Capacidade 1798 cc
Alimentação Injeção multiponto
Distribuição 2 a.c.c./16v
Potência 98 cv (72 kW)/5200 rpm
Binário 250 Nm/3000 rpm
Motor elétrico
Tipo -
Potência 72 cv
Binário 163 Nm
Bateria Iões de lítio
Capacidade da bateria 0,745 kWh
Módulo Híbrido
Potência 122 cv
Binário 142 Nm+163 Nm
Transmissão
Tração Dianteira
Caixa de velocidades Automática do tipo CVT
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Ind. duplos triângulos
Travões F/T Discos ventilados/Discos
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/11,6 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,650/1,790/1,435 m
Distância entre eixos 2,7m
Mala 598 litros
Depósito de combustível 43 litros
Pneus F 225/40 R18
Pneus T 225/40 R18
Peso 1365 kg
Relação peso/potência 11,19 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 180 km/h
Acel. 0-100 km/h 11,1 s
Consumo médio 4,3 l/100 km
Emissões de CO2 97 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 7 anos ou 160.000 km
Pintura/Corrosão 3/12 anos
Intervalos entre revisões 15000 km
Imposto de circulação (IUC) 204,2 €

Medições

TOYOTA

Acelerações
0-50 km/h 4,1 s
0-100 / 130 km/h 12,6 s
0-400 / 0-1000 m 18,6 s
Recuperações
40-80 km/h (D) 5,1 s
60-100 km/h (D) 6,7 s
80-120 km/h (D) 8,7 s
Travagem
100-0/50-0km/h 38,5/9,6 m
Consumos
Consumo médio 4,6 l/100km
Autonomia 934 km

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