Hyundai Ioniq Hybrid

Vejam como faço!

TESTE

Por Ricardo Jorge Costa 24-06-2020 19:35

Fotos: Gonçalo Martins

A Hyundai modernizou, estética e tecnologicamente, o Ioniq, modelo com três motorizações, híbrida, híbrida plug-in e elétrica, aqui na primeira, que se reforçou de argumentos que já lhe concediam o estatuto de um dos melhores automóveis do seu segmento, com preço em redor de 30.000 euros e capacidade para assegurar consumos médios reais, sem extremismo ambientalista ou economicista, abaixo de 6 litros/100 km.

hyundai ioniq hybridMais do que o rendimento máximo do sistema híbrido, de 141 cv e 265 Nm, agrada a sua resposta desde baixos regimes, beneficiando da associação profícua entre o motor a gasolina 1.6 turbo, de 105 cv, e o seu auxiliar elétrico, sob forma de unidade do tipo síncrono, de 43,5 cv. A transmissão automática de dupla embraiagem, de 6 velocidades, destaca-se pelo benefício ao funcionamento do módulo híbrido e consequentemente ao agrado da condução. A condução torna-se mais agradável também ao ser possível escolher entre os modos Sport e Eco, no primeiro caso aguentando mais tempo sem passagens de caixa, no segundo ajustando as relações de transmissão para privilegiar consumos.

Com algum cuidado com o pé direito é possível alcançar uma velocidade de 120 km/h em modo 100% elétrico, mas isso não vai durar muito – não mais do que umas centenas de metros até que a bateria de 1,56 kWh fique esgotada. Como em todos os híbridos, a travagem regenerativa permite enviar energia de volta à bateria e, com alguma prática, conduz-se em cidade sem tocar o pedal do travão, só com a desaceleração excedentária gerada pelo sistema de recuperação.

traseira hyundai ioniq hybridO comportamento é equilibrado e eficaz em curva, sem demasiados movimentos transversais da carroçaria nas transferências de massas mais bruscas, com um conforto de rolamento bastante satisfatório.

Renovado, o Ioniq oferece, a partir de agora, serviços avançados de conectividade Bluelink, um sistema de conectividade que usa telemática integrada no veículo para permitir que o condutor controle o ar condicionado à distância. Todas as versões permitem trancar ou destrancar o veículo à distância através de uma aplicação para smartphone. O híbrido estreia um pacote alargado de sistemas ativos de segurança e de assistência à condução SmartSense, da Hyundai, e de infoentretenimento de última geração da marca coreana.

habitaculo hyundai ioniq hybridA berlina está disponível com os Live Services da Hyundai quando o cliente optar pelo sistema de navegação em ecrã de 10,25 polegadas. O sistema de navegação (opcional) apresenta uma ampla variedade de informações úteis no seu ecrã tátil de 10,25 polegadas e possui capacidade de reconhecimento de voz disponível em seis idiomas. O ecrã melhorado deste sistema pode ser personalizado com duas versões de ecrã inicial, para além da capacidade de editar os widgets e os ícones exibidos. As novas funcionalidades de conveniência são complementadas pelo aprimoramento do interior do veículo, que incorpora novos elementos de design para melhorar a imagem e sofisticação. Além dos estofos em tecido Fossil Grey de série, o cliente pode optar por estofos em pele da mesma cor.

Sob o ecrã do novo sistema de infoentretenimento, o painel de controlo do sistema de climatização foi redesenhado. Os novos botões de comando táteis permitem controlar o aquecimento, a ventilação e o ar condicionado. O ecrã LCD de alta resolução com 7 polegadas de série da consola foi melhorado com a introdução de iluminação ambiente para visualizar os diferentes temas do modo de condução.

grelha na frente do hyundai ioniq hybridO design exterior foi igualmente renovado. A dianteira dispõe de grelha com padrão novo e as óticas têm luzes diurnas em LED, tecnologia que encontra também nos grupos óticos traseiros, que foram redesenhados.

A Hyundai modernizou cirurgicamente o Ioniq híbrido convencional, o primeiro da trilogia de motorizações da berlina coreana, e o mais acessível no preço. Todavia, longe de ser o seu parente pobre. O HEV funciona muito bem, de forma inteligente na sua gestão autónoma da eficiência energética, garantindo consumos médios muitíssimos satisfatórios do seu motor a gasolina, abaixo de 6 litros/100 km, sem rigoroso zelo pela economia ou penalizando o agrado da condução. De resto, a revisão nem passou pelo coração do Ioniq.

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Ficha Técnica

Caracteristicas

HYUNDAI IONIQ

Hybrid

Motor térmico
Arquitetura 4 cilindros em linha
Capacidade 1580 cc
Alimentação Injeção direta, intercooler
Distribuição 2 a.c.c./16 v
Potência 105 cv/5700 rpm
Binário 147 Nm/4000 rpm
Motor elétrico
Tipo -
Potência 32 kW - 43,5 cv
Binário 170 Nm
Bateria Iões de lítio
Capacidade da bateria 1,56 kWh
Módulo Híbrido
Potência 141 cv
Binário 265 Nm
Transmissão
Tração Dianteira
Caixa de velocidades Automática 6 velocidades c/dupla embraiagem
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Ind. Multibraços
Travões F/T Discos ventilados/Discos
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/10,6 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,470/1,820/1,450 m
Distância entre eixos 2,7m
Mala 456-1518 litros
Depósito de combustível 45 litros
Pneus F 225/45 R17
Pneus T 225/45 R17
Peso 1436 kg
Relação peso/potência 10,2 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 185 km/h
Acel. 0-100 km/h 10,8 s
Consumo médio 5,2 l/100 km
Emissões de CO2 119 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 7 anos sem limite de km
Pintura/Corrosão 3/12 anos
Intervalos entre revisões 30000 km
Imposto de circulação (IUC) 136,72 €

Medições

HYUNDAI

Acelerações
0-50 km/h 3,5 s
0-100 / 130 km/h 10,4 s
0-400 / 0-1000 m 17,3 s
Recuperações
40-80 km/h (D) 5,1 s
60-100 km/h (D) 6,2 s
80-120 km/h (D) 8 s
Travagem
100-0/50-0km/h 36/8,9 m
Consumos
Consumo médio 5,8 l/100km
Autonomia 776 km

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