Renault Twingo TCE 95 Le Coq Sportif

Caçar com galo...

TESTE

Por Vítor Mendes da Silva 05-01-2020 09:15

Fotos: Gonçalo Martins

O recém-renovado citadino da Renault revela-se pelos novos para-choques dianteiro e traseiro, a estreante grelha dianteira com acabamentos em cromado, novas entradas de ar dianteiras (herdadas da versão GT), jantes com desenho mais desportivo e a atual assinatura luminosa da Renault. Conjunto de mimos estéticos que, a par do rebaixamento da altura em 10 mm e da nova carenagem traseira, vieram melhorar a eficiência aerodinâmica do pequeno automóvel francês que é grande em personalidade e carisma.

Ressurge no mercado nacional com série especial de (re)lançamento Le Coq Sportif, que se distingue pela pintura da carroçaria nas cores azul, branca e vermelha desta marca de vestuário desportivo, e no interior por diversos pormenores exclusivos, em que se destacam: ar condicionado automático, sistema multimédia Easy Link com ecrã tátil de 7’’ compatível com Android Auto e Apple Car Play, regulador/limitador de velocidade, além do banco do condutor regulável em altura, câmara de marcha-atrás, sensores de chuva e luminosidade e estofos com personalizações em vermelho, cor fiel ao espírito sportif.

Automóvel muito compacto, o citadino francês até surpreende pela funcionalidade e, com isso, almejada capacidade de resposta às mais exigentes necessidades de transporte de papás e mamãs na lufa-lufa dos grandes centros urbanos. A qualidade satisfaz, mesmo existindo plásticos a mais. Atrás, apenas dois lugares, com espaço e conforto q.b. para a condução quotidiana, nas voltinhas de todos os dias, onde, voltamos a sublinhar, o carro do galo está... como peixe na água.

Desde logo, pela ótima manobrabilidade. Ao não haver motor entre as rodas da frente (está atrás, sobre o eixo posterior) estas podem girar 45 graus, o que, a par da carroçaria míni, resulta num diâmetro de viragem de 8,6 metros, quando os concorrentes não fazem uma volta completa em menos de 9,3 metros!

Fabricado sobre a mesma base do smart forfour e partilhando a maioria dos componentes, o citadino da marca francesa revela o mesmo caráter dinâmico do conhecido alemão, mostrando enorme agilidade em percursos urbanos, com a ótima direção com desmultiplicação variável, assistência elétrica e notável raio de viragem. Fora da urbe, surpreende pela estabilidade e sensação de segurança para modelo de palmo e meio.

O Twingo revisto e atualizado tem disponíveis dois motores de três cilindros, a gasolina: SCe 75 (75 cv, desde 11.760 €) e TCe 95 (95 cv), ambos com caixa manual de cinco velocidades e o mais potente podendo estar também associado a caixa automática de dupla embraiagem EDC. Mas, para esta versão especial de topo, só a declinação mais musculada do pequeno motor de 3 cilindros e 898 cc que, mesmo dispensando os préstimos da moderna injeção direta, confia num turbo para atingir enérgicos 95 cv, que permitem ao pequeno citadino condução muito viva em cidade. E até algumas competências de estradista... Rápido a acelerar, despachado a retomar velocidade, o desembaraço notável do veículo francês também depende do desempenho competente da caixa manual, precisa e com escalonamento correto.

Ágil, divertido de conduzir, com feeling quase desportivo que resulta da combinação tração traseira e ligações ao solo com afinação mais firme, o Twingo tem na imagem com personalidade trunfo que o emblema francês sabe capitalizar. Para caçar clientela no segmento dos utilitários, onde o sucesso emocional do Fiat 500 deixa margem reduzida, a Renault acaba de lançar versão Le Coq Sportif, com equipamentos exclusivos e muito charme.

Ler Mais

Ficha Técnica

Caracteristicas

RENAULT TWINGO

TCE 95 Le Coq Sportif

Motor
Arquitetura 3 cilindros em linha
Capacidade 898 cc
Alimentação Inj. eletr. multiponto, turbo
Distribuição 2 a.c.c./12 v
Potência 95 cv/5500 rpm
Binário 135 Nm/2500 rpm
Transmissão
Tração Traseira
Caixa de velocidades Manual de 5 velocidades
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Eixo rígido (De Dion)
Travões F/T Discos ventilados/Tambores
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/8,6 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 3,595/1,660/1,538 m
Distância entre eixos 2,492m
Mala 188-780 litros
Depósito de combustível 35 litros
Pneus F 6jx16-185/50R16
Pneus T 6jx16-205/45R16
Peso 943 kg
Relação peso/potência 10,4 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 165 km/h
Acel. 0-100 km/h 11,1 s
Consumo médio 5,5 l/100 km
Emissões de CO2 125 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 5 anos ou 100.000 km
Pintura/Corrosão 3/12 anos
Intervalos entre revisões 30000 km
Imposto de circulação (IUC) 100,08 €

Medições

RENAULT

Acelerações
0-50 km/h 3,6 s
0-100 / 130 km/h 11,4 s
0-400 / 0-1000 m 18 s
Recuperações
40-80 km/h 3.ª 6,3 s
60-100 km/h 3.ª/4.ª/5.ª -/9,2 s/13,8 s
80-120 km/h 4.ª/5.ª/6.ª 10,5/14,9 s
Travagem
100-0/50-0km/h 36,4/9,5 m
Consumos
Consumo médio 6,7 l/100km
Autonomia 522 km

Conte-nos a sua opinião 0

TESTE