DS 3 Crossback 1.5 BlueHDI So Chic

Gastar para poupar

TESTE

Por Paulo Sérgio Cardoso 02-01-2020 10:25

Fotos: Gonçalo Martins

A quem dê importância ao tema, há que dizer que este carro tem o condão de ser diferente de tudo e de todos, sabendo conjugar as doses certas de irreverência e de elegância, condensadas em pouco mais de 4,1 metros do formato da moda: SUV. Por isso, o DS 3 Crossback é mais forma que função; mais imagem e paixão. Porque, abrindo portas, nem o habitáculo apresenta o desafogo esperado, nem a bagageira (só de 350 litros) se consegue bater com alguma pseudo concorrência. Pseudo, sim, porque o DS 3 Crossback é pequeno só no comprimento, esticando-se por demais no preço, como que a fazer parte da receita elitista que este modelo procura construir, para mais quando dotado de (cada vez mais taxada) motorização Diesel.

Sob o capot, a já conhecida unidade 1.5 da família BlueHDi, na variante de 100 cv, aqui curiosamente associada a caixa manual de 6 velocidades (costuma surgir combinada com a de 5 relações), que ajuda a explorar a potência contida e os 250 Nm de binário. E se as relações iniciais e intermédias estão bem ajustadas, já a sexta relação é demasiado longa – como é facilmente comprovado nos mais de 18 segundos necessário na recuperação de 80 a 120 km/h, pelo que este DS 3 1.5 BlueHDI apresenta algumas limitações em manter ritmos mais elevados em autoestrada, precisando que se engrene a 5.ª velocidade com alguma frequência, em particular nas subidas mais pronunciadas.

Mas, rolando-se a velocidades contidas e em baixos regimes, esta mecânica permite ao computador de bordo do DS registar consumos abaixo dos 5 l/100 km, marca bastante interessante, pelo que dificilmente os gastos médios em uso quotidiano irão superar os 6 litros. Mas este será um dos poucos fatores racionais num pequeno crossover que custa, à partida, mais de 32 mil euros, ou seja, 2615 € acima da variante 1.2 turbo a gasolina, com os mesmos 100 cv. Comparando diretamente o desempenho das duas mecânicas, o gasolina ganha em todas as performances aferidas, em particular nas acelerações acima dos 100 km/h, pedindo em troca cerca de mais 1,2 l/100 km de gasolina.

Mas face à afinação dinâmica do DS 3 Crossback, o mais enérgico motor a gasolina encaixará melhor nas pretensões do modelo, particularmente entre quem não percorra mais que 15.000 km anuais.

A posição de condução, além de bem enquadrada, cruza na perfeição os atributos de um SUV com a envolvência de um desportivo, pelo que o 3 Crossback dá-se bem em todos os ambientes de utilização – só peca por alguma falta de visibilidade na zona posterior.

O habitáculo, marcado por construção rigorosa ao nível do que é exigido nas marcas premium, tem nesta versão So Chic ambiente marcado pela Inspiração Bastille, definida pela conjugação de revestimentos a negro e bronze, que pode ser alterado (mediante pagamento...) ao gosto do cliente. Monitor central tátil e painel de instrumentos digital ajudam a traçar a imagem moderna do modelo, bem como os puxadores de portas retráteis, as assinaturas luminosas exteriores a cargo dos efeitos gerados pelas óticas LED, ampla escolha de jantes e ainda a possibilidade de combinar a cor da carroçaria com tom de tejadilho (preto ou vermelho). 

É o caso mais evidente de crossover mais voltado para a forma do que para a função. O que faz sentido, sendo um produto de marca que se quer assumir como premium, mas, na nossa opinião, é difícil justificar os preços do DS 3 Crossback, mesmo que a qualidade geral seja elevada, a experiência de condução única e a riqueza de pormenores imensa. Este Diesel tem nos baixos consumos o único fator de racionalidade.

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Ficha Técnica

Caracteristicas

DS 3

CROSSBACK 1.5 BLUEHDI SO CHIC

Motor
Arquitetura 4 cilindros em linha
Capacidade 1499 cc
Alimentação Inj. direta CR, TGV, intercooler
Distribuição 2 a.c.c./16 v
Potência 100 cv/3500 rpm
Binário 250 Nm/1750 rpm
Transmissão
Tração Dianteira
Caixa de velocidades Manual de 6 velocidades
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Independente
Travões F/T Discos ventilados/Discos
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/10,7 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,118/1,791/1,534 m
Distância entre eixos 2,558m
Mala 350-1050 litros
Depósito de combustível 41 litros
Pneus F 7jx17 - 215/60 R17
Pneus T 7jx17 - 215/60 R17
Peso 1205 kg
Relação peso/potência 12,1 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 180 km/h
Acel. 0-100 km/h 11,4 s
Consumo médio 4,7 l/100 km
Emissões de CO2 124 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 2 anos sem limite de km
Pintura/Corrosão 3/12 anos
Intervalos entre revisões 30000 km
Imposto de circulação (IUC) 146,79 €

Medições

DS

Acelerações
0-50 km/h 3,5 s
0-100 / 130 km/h 11,1/19,6 s
0-400 / 0-1000 m 17,8/33 s
Recuperações
40-80 km/h 3.ª 5,8 s
60-100 km/h 3.ª/4.ª/5.ª 6,7/7,8/12,4 s
80-120 km/h 4.ª/5.ª/6.ª 10/11,2/18,3 s
Travagem
100-0/50-0km/h 37,3/9,7 m
Consumos
Consumo médio 5,6 l/100km
Autonomia 732 km

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