Kia Sportage 1.6 CRDI 7DCT MHEV GT Line

Todos os gramas contam

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Por Vítor Mendes da Silva 01-01-2020 09:10

Fotos: Gonçalo Martins

O facelift que a Kia operou recentemente ao Sportage, incluíu atualizações ligeiras no design do SUV, com a adoção de novos para-choques, óticas dianteiras e traseiras redesenhadas, faróis diurnos LED e modernizada gama de jantes (de 16 a 19 polegadas).

A Kia também adicionou uma mão cheia de novas cores a paleta de opções de pintura, com as versões GT-Line a disporem, em exclusivo, grelha frontal em preto brilhante, proteções inferiores em negro e prata e saída dupla de escape, entre outros elementos que fazem a diferença. No interior, a renovação, também cirúrgica, atribuiu ao SUV asiático um novo volante, painel de instrumentos revisto e revestimentos para os bancos de dois tons. A lista de equipamentos de segurança inclui recentes sistemas de assistência à condução da Kia, incluindo o cruise-control adaptativo, detetor de ângulo morto e alerta de tráfego à retaguarda, para facilitar as manobras de estacionamento, e alerta para travagem de emergência com deteção de pedestres. O construtor ainda atualizou o sistema de infoentretenimento de 7”, com a opção de novo monitor de 8’’, como elemento mais destacado de um cockpit visualmente atraente, de ergonomia correta, que oferece boa habitabilidade e construção com qualidade, sem sinal de ruídos parasitas ou problemas de insonorização.

Contudo, e não obstante o importante reforço de conteúdos, a novidade mais importante do catálogo do revisto Sportage está mesmo no capítulo reservado à mecânica, com a introdução de inédita versão Eco-Hybrid, uma motorização semi-híbrida Diesel, baseada, como é habitual nos mild-hybrid, num sistema de 48 volts e num gerador que substitui o alternador convencional e tem como missão assistir o motor a gasóleo 1.6 CRDi. Com esta solução a Kia afirma que pode conseguir redução de 15% nas emissões de CO2, em 4% no novo ciclo WLTP e de 4% nos consumos.

Ao contrário de um esquema híbridos tradicional, no Sportage o motor elétrico não transmite a potência diretamente às rodas motrizes, sendo antes um auxiliar do motor de combustão, por via de uma correia de transmissão. Esta unidade atua essencialmente nos arranques e nas subidas, transmitindo força adicional e reduzindo, assim, o esforço solicitado ao motor de combustão. Por outro lado, nas descidas, em desaceleração ou nas travagens, a energia cinética do veículo é convertida em energia elétrica para recarregar a bateria. E sempre que não há solicitação do acelerador, o motor de combustão desliga abaixo dos 30 km/h, aumentando a poupança. De resto, o SUV coreano confirmou todos os bons índices dinâmicos que o caracterizam.

Sportage Diesel, só com 1.6 CRDi assistido por um motor elétrico com tecnologia de 48V, empurrão valente à performance comercial de automóvel que mantém todas a boas credenciais da geração que sai de cena. O modelo (re)aparece no mercado nacional mais forte, acompanhado por uma estratégia para o mercado de frotas, com versão abaixo dos 25.000 euros. Os consumos melhoram marginalmente, mas este é o Diesel mais limpo que a Kia já produziu!

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Ficha Técnica

Caracteristicas

KIA SPORTAGE

1.6 CRDI 7DCT MHEV

Motor
Arquitetura 4 cilindros em linha
Capacidade 1598 cc
Alimentação Inj. direta CR, TGV, intercooler
Distribuição 2 a.c.c./16 v
Potência 136 cv/4000 rpm
Binário 320 Nm/2000-2250 rpm
Transmissão
Tração Dianteira
Caixa de velocidades Automática de 7 velocidades
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Eixo multibraços
Travões F/T Discos ventilados/Discos
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/11,4 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,495/1,855/1,635 m
Distância entre eixos 2,67m
Mala 436-1469 litros
Depósito de combustível 58 litros
Pneus F 7.5x19 - 245/45 R19
Pneus T 7.5x19 - 245/45 R19
Peso 1605 kg
Relação peso/potência 11,8 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 180 km/h
Acel. 0-100 km/h 11,8 s
Consumo médio 5,8 l/100 km
Emissões de CO2 153 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 7 anos ou 150.000 km
Pintura/Corrosão 3/12 anos
Intervalos entre revisões 30000 km
Imposto de circulação (IUC) 181,25 €

Medições

KIA

Acelerações
0-50 km/h 3,7 s
0-100 / 130 km/h 10,6 s
0-400 / 0-1000 m 17,6 s
Recuperações
40-80 km/h (D) 4,3 s
60-100 km/h (D) 5,8 s
80-120 km/h (D) 7,7 s
Travagem
100-0/50-0km/h 35,5/8,8 m
Consumos
Consumo médio 6,3 l/100km
Autonomia 920 km

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