Kia Sportage 1.6 CRDi 7DCT GT Line

Vale os mil euros

TESTE

Por João da Silva 14-09-2019 09:00

Fotos: Gonçalo Martins

Depois de termos testado o Kia Sportage 1.6 CRDi com caixa manual de 6 velocidades, é altura de atualizar a avaliação com a apreciação à versão equipada com a caixa automática de dupla embraiagem, proposta por mais 1000 euros.

Nesta unidade, sobressai desde logo, naturalmente, o maior conforto de utilização, pois não há necessidade de gerir embraiagem ou seletor da caixa, bastando acelerar, travar e mexer o volante. É esta simplicidade de processos que faz com que as caixas automáticas sejam cada vez mais apreciadas, convencendo até muitos dos que diziam que «não há prazer de condução com uma caixa automática».

Obviamente que o tipo de caixa e a sua correspondente relação com o motor faz toda a diferença. Se é rápida, suave e fluida, se extrai o melhor do motor, se não inflaciona os consumos, enfim, uma série de condicionantes que influenciam se a condução com caixa automática é frutífera ou um castigo. No caso concreto da 7DCT que a Kia utiliza em articulação com o novo 1.6 CRDi de 136 cv, podemos resumir o seu desempenho como bom, pois é rápida, suave, permitindo uma exploração adequada da mecânica. Aliás, é o motor que acaba por mostrar alguma escassez de potência e binário. Não que a condução seja perturbada por falta de força do motor, nada disso, simplesmente por vezes gostaríamos de ter mais alguma patanisca... Obviamente que a Kia quis oferecer o melhor compromisso entre prestações (que são razoáveis) e consumos (bem mais baixos que os do poluente e gastador 1.7...), o que se percebe, pois não há justificação razoável para maiores índices de potência ou binário nesta versão a gasóleo do SUV coreano.

Também gostámos do desempenho dinâmico do Sportage, que se mostra competente nas viragens, mesmo que aconteça algum (e natural) rolamento da carroçaria quando há exageros nos ritmos. De resto, a travagem está em muito bom plano, assim como a condução em ambiente urbano ou zonas mais apertadas. O Sportage manobra-se bem e sem esforço. Já o conforto sai um pouco penalizado com as jantes de 19 polegadas que equipavam a unidade que testámos. Visualmente, a solução é muito atraente, concordamos, mas no que toca à filtragem das irregularidades, lombas, buracos e afins, a opção não será a mais acertada. Fica o reparo, o critério da escolha cabe, obviamente ao cliente.

No interior, o SUV da Kia oferece boa habitabilidade e construção com qualidade, ainda que alguns plásticos rijos sejam de eliminar numa posterior geração. Contudo, não verificámos ruídos parasitas e a insonorização é muito boa, vedando até o ruído do motor em esforço (valha a verdade que não é muito elevado).

Nota final para a riqueza do equipamento de série deste versão GT Line, que inclui bancos em pele, sistema de navegação, ajuda ao parqueamento com câmara de 360º, assistentes de ângulo morto e de faixa de rodagem e faróis Full LED, entre muitos outros. Acresce o desconto de campanha simplesmente imbatível e a garantia de 7 anos. 

A caixa automática 7DCT oferece à versão 1.6 CRDi do Kia Sportage um conforto de utilização que não é comparável ao da proposta com caixa manual de 6 velocidades. E isto por apenas mais 1000 euros. De resto, o SUV coreano confirmou os bons índices dinâmicos que o caracterizam, bem como a robustez e elevada ergonomia do habitáculo abastadamente recheado de equipamento.

Ler Mais

Ficha Técnica

Caracteristicas

KIA SPORTAGE

1.6 CRDi 7DCT GT LINE

Motor
Arquitetura 4 cilindros em linha
Capacidade 1598 cc
Alimentação Inj. direta CR, TGV, intercooler
Distribuição 2 a.c.c./16v
Potência 136 cv/4000 rpm
Binário 320 Nm/2000-2250 rpm
Transmissão
Tração Dianteira
Caixa de velocidades Automática de 7 velocidades
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Ind. McPherson
Travões F/T Discos ventilados/Discos
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/11,4 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,485/1,855/1,635 m
Distância entre eixos 2,67m
Mala 476-1469 litros
Depósito de combustível 62 litros
Pneus F 7.5x19 - 245/45 R19
Pneus T 7.5x19 - 245/45 R19
Peso 1605 kg
Relação peso/potência 11,8 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 180 km/h
Acel. 0-100 km/h 11,5 s
Consumo médio 4,9 l/100 km
Emissões de CO2 163 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 7 anos/150.000 km
Pintura/Corrosão 3/12 anos
Intervalos entre revisões 30000 km
Imposto de circulação (IUC) 181,25 €

Medições

KIA

Acelerações
0-50 km/h 3,7 s
0-100 / 130 km/h 10,6 s
0-400 / 0-1000 m 17,6 s
Recuperações
40-80 km/h (D) 4,3 s
60-100 km/h (D) 5,8 s
80-120 km/h (D) 7,7 s
Travagem
100-0/50-0km/h 35,5/8,8 m
Consumos
Consumo médio 6,5 l/100km
Autonomia 953 km

Conte-nos a sua opinião 0

TESTE