Fiat 500X 1.3 Turbo DCT

P’ra tropa!

TESTE

Por Ricardo Jorge Costa 13-09-2019 10:03

Fotos: Gonçalo Martins

A pintura mate Verde Alpi e os componentes típicos de crossover negros com pormenores acobreados no exterior da carroçaria, incluindo no centro das jantes negras, e também no habitáculo, conferem a esta unidade do renovado Fiat 500X uma imagem de viatura militar que há não muito tempo era exclusiva destas. Agora, não só está na moda, como é elemento de exclusividade, neste caso, do nível de acabamento S-Design do modelo italiano, num pacote que contém, de série, faróis de LED com óticas escurecidas, tal como os vidros, jantes em liga leve de 17” (as referidas negras e acobreadas); e no interior, tablier em preto mate com textura e logótipo (500X) acobreado, bancos em tecido negro com design Chevron, inserções em ecopele e costuras acobreadas e o logótipo (500X) em cobre e preto.

Debaixo do capot, motor 1.3 a gasolina, de injeção direta e turbocompressor, a debitar 150 cv e 270 Nm, e que garante, desde baixos regimes (aquele binário máximo a partir das 1850 rpm), a elasticidade indispensável a um desempenho enérgico e agradável em todos os tipos de ambiente rodoviário, da cidade à autoestrada, e até para enfrentar caminhos de terra batida, desde que não demasiado acidentados. O bloco da família FireFly da Fiat beneficia da associação à caixa automática de seis velocidades, de dupla embraiagem, eficaz, bem escalonada e suave, que contribui decisivamente para as boas prestações do crossover, acrescentando ao sua condução, comodidade, facilidade e agradabilidade.

Com dois eixos com suspensões independentes, o Fiat 500X surpreende pelo comportamento dinâmico correto e bastante equilibrado, e é de todas as variantes da gama do icónico modelo italiano, na sua nova geração, a que mais se aproxima do sempre exigente compromisso entre conforto de rolamento e estabilidade em curva. Ou a compatibilidade entre a filtragem das irregularidades do piso e a agilidade, no que aproxima mais de uma berlina do que de um crossover do seu gabarito de peso e tamanho. O que é uma qualidade.

O habitáculo é generoso no espaço e apenas o acesso os lugares posteriores deveria ser mais desafogado, prejudicado pela estreiteza das portas traseiras. A posição de condução é correta e beneficia de amplas regulações.

A generalidade destes crossovers que se encaixam no segmento B têm materiais duros no painel de bordo, mas o 500X destaca-se neste ponto por apresentar mousse suave no topo do tablier. Ao centro dispõe de um monitor colorido tátil para controlar o sistema de infoentretenimento – nesta versão S-Design com ligações Apple Carplay e Android Auto e aplicações de acesso a redes sociais como o Twitter e o Facebook. Em opção, um pacote de equipamentos que inclui ar condicionado automático, acesso e ignição sem chave, banco do condutor com regulação lombar elétrica e câmara traseira de apoio ao estacionamento, disponível por 1000 €. Por metade deste valor, outro pack acrescenta Painel de instrumentos digital a cores de 3,5’’, sistema de alerta para a transposição involuntária de faixa de rodagem, de deteção de objeto em ângulo morto dos retrovisores e de travagem autónoma de emergência.

Na bagageira do 500X há uma volumetria de tamanho familiar, num total de 350 litros na configuração standard, e a versatilidade para aumentar através do rebatimento dos bancos posterior e com configuração de duas alturas de acondicionamento de carga mediante a posição da plataforma amovível que faz de fundo falso.

Uma referência no seu segmento, o Fiat 500X renovou-se para acompanhar o avanço dos tempos. Esta unidade, recuando na imagem aos tempos... dos veículos militares, com a sua pintura verde mate, outrora exclusiva a estes e que agora é bem apreciada. A cor faz parte da versão de cariz estético S-Design e em nossa opinião valoriza (mais ainda) o crossover italiano que com este muito bom motor 1.3 Turbo, a gasolina, de 150 cv e caixa automática de dupla embraiagem, é uma tentadora proposta a partir de pouco mais de 26 mil euros.

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Ficha Técnica

Caracteristicas

FIAT 500X

1.3 TURBO DCT

Motor
Arquitetura 4 cilindros em linha
Capacidade 1332 cc
Alimentação Inj. direta, turbo, intercooler
Distribuição 2 a.c.c./16v
Potência 150 cv/5250 rpm
Binário 270 Nm/1850 rpm
Transmissão
Tração Dianteira
Caixa de velocidades Automática 6 velocidades c/ dupl. embraiagem
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Ind. McPherson
Travões F/T Discos ventilados/Discos
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/11 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,264/1,796/1,595 m
Distância entre eixos 2,57m
Mala 350-1000 litros
Depósito de combustível 48 litros
Pneus F 215/55 R17
Pneus T 215/55 R17
Peso 1450 kg
Relação peso/potência 9,66 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 200 km/h
Acel. 0-100 km/h 9,1 s
Consumo médio 6,1 l/100 km
Emissões de CO2 140 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 2 anos sem limite de km
Pintura/Corrosão 3/12 anos
Intervalos entre revisões 15000 km
Imposto de circulação (IUC) 171,2 €

Medições

FIAT

Acelerações
0-50 km/h 3,3 s
0-100 / 130 km/h 9,2 s
0-400 / 0-1000 m 16,7 s
Recuperações
40-80 km/h (D) 3,8 s
60-100 km/h (D) 4,9 s
80-120 km/h (D) 6,5 s
Travagem
100-0/50-0km/h 39,8/9,9 m
Consumos
Consumo médio 6,7 l/100km
Autonomia 716 km

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