Ford Focus 1.0 Ecoboost Active

Brincar aos SUV

TESTE

Por João da Silva 19-07-2019 18:30

Fotos: Gonçalo Martins

A nova geração do Focus inclui, tal como sucede com as gamas Fiesta e KA+, versão Active, que se junta às de 5 portas e SW, e que se caracteriza por maior altura ao solo (+30 mm à frente e 34 mm atrás, graças às molas da suspensão distintas e aos pneus mais altos) e estética distinta.

Conhecendo o novo Focus, basta olhar de relance para as imagens para se perceberem as diferenças face ao Focus normal: proteções na carroçaria (para-choques dianteiro e traseiro Active, difusores dianteiro e traseiro Active, cavas das rodas específicas), barras de tejadilho em negro de série e jantes em liga leve de 17 polegadas com pneus 215/55 R17 – ou, em opção, de 18 polegadas 215/50 R18, como é caso da unidade que testámos, a qual inclui também uma das novas cores disponíveis: «Laranja Glow» e «Branco Metrópolis ». Não é difícil de adivinhar de qual se trata. Por dentro, destacam-se as embaladeiras com logótipo Active e outros detalhes de personalização. E são estas as diferenças visuais, havendo, no entanto, outras escondidas...

Na condução, o Focus Active é um Focus como os outros, e ainda bem!, em nada perdendo na agilidade ou desembaraço dinâmico por causa do ligeiro aumento da distância ao solo, o qual suscitou, refira-se, afinação diversa do chassis para preservar a comprovada eficácia dinâmica do Focus e acrescentar-lhe capacidade para andar em pisos degradados. Não que os referidos milímetros na altura ao solo constituam um boost de confiança na abordagem a terrenos pouco académicos, mas simplesmente porque há dois novos Modos de Condução, denominados Slippery (Escorregadio), para superfícies de precária aderência – o acelerador tem uma resposta mais passiva e os controlos de estabilidade e de tração adotam outra afinação para garantir maior fiabilidade em pisos de neve, gelo ou lama – e Trail (Trilho), para percursos mais acidentados, em que ajusta o sistema de travagem antibloqueio para permitir um maior deslizamento das rodas e configura o controlo de tração para que as rodas possam rodar mais soltas. Estas novas ferramentas de condução juntam-se às outras três que já equipam as outras variantes do Focus: Normal, Eco e Sport, que alteram a resposta do acelerador, a assistência da direção e o cruise control.

Sentimos sempre grande segurança a conduzir o Focus Active, e fizemo-lo em asfalto seco e molhado e em piso de terra batida. Não notámos qualquer diferença para a variante mais baixa, destacando-se sempre pela elevada comunicabilidade da direção em relação ao que se passa com as rodas dianteiras, bem como pelo equilíbrio e agilidade, saltando de curva para curva com total compostura.

Por último, mas não menos importante, referência para as qualidades do motor a gasolina de três cilindros e 1 litro com 125 cv que equipa a unidade que aqui analisamos. É, sem dúvida, uma mecânica de excelência, com funcionamento suave e sonoridade contida. Não sendo um foguete, é um motor que oferece uma condução despachada e confortável, sem necessidade de recorrer excessivamente à caixa de velocidades para acelerar – há também que elogiar o correto escalonamento da caixa e o tato suave e preciso do comando –, facto a que não é alheio o bom binário original (170 Nm), que cresce para 200 Nm em overboost. O dado menos positivo do 1.0 EcoBoost está no consumo médio de 7 l/100 km, longe do valor oficial. Ainda assim, é aceitável.

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Ficha Técnica

Caracteristicas

FORD FOCUS

1.0 ECOBOOST ACTIVE

Motor
Arquitetura 3 cilindros em linha
Capacidade 999 cc
Alimentação Injeção direta, turbo, intercooler
Distribuição 2 a.c.c./12v
Potência 125 cv/6000 rpm
Binário 170 Nm/1400-4500 rpm
Transmissão
Tração Dianteira
Caixa de velocidades Manual de 6 velocidades
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Eixo de torção
Travões F/T Discos ventilados/Discos
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/11 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,397/1,825/1,502 m
Distância entre eixos 2,7m
Mala 375 - 1354 litros
Depósito de combustível 52 litros
Pneus F 7,5jx18 - 215/50 R18
Pneus T 7,5jx18 - 215/50 R18
Peso 1322 kg
Relação peso/potência 10,5 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 196 km/h
Acel. 0-100 km/h 10,3 s
Consumo médio 4,9 l/100 km
Emissões de CO2 110 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 2 anos sem limite de km
Pintura/Corrosão 3/12 anos
Intervalos entre revisões 30000 km
Imposto de circulação (IUC) 102,81 €

Medições

FORD

Acelerações
0-50 km/h 3,3 s
0-100 / 130 km/h 11,1 s
0-400 / 0-1000 m 17,5 s
Recuperações
40-80 km/h 3.ª 5,6 s
60-100 km/h 3.ª/4.ª/5.ª 6,1/8,6/11,2 s
80-120 km/h 4.ª/5.ª/6.ª 12,9/14,2 s
Travagem
100-0/50-0km/h 35/8,8 m
Consumos
Consumo médio 7 l/100km
Autonomia 742 km

Conte-nos a sua opinião 1

aderiggi
20-07-2019 12:07

Sou aqui do Brasil e estou muito triste com a Ford que retirou o Focus do nosso mercado. Tenho um e sou muito apaixonado por este veículo. Parabéns pelas ótimas reportagens.

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