BMW i3s 120 Ah

Ir (um pouco) mais além

TESTE

Por Paulo Sérgio Cardoso 19-07-2019 09:00

Fotos: Gonçalo Martins

O BMW i3 estreou-se em finais de 2013 e cinco anos volvidos a capacidade efetiva das suas baterias duplicou de iniciais 60 Ah para agora 120 Ah – pelo meio, entre 2016 e finais de 2018, existiram versões de 94 Ah.

Esta evolução tem como consequência direta o alargar da autonomia, que mesmo na versão ‘s’, a mais potente e energeticamente mais gastadora, pode agora com relativa facilidade ultrapassar a fasquia dos 250 km. O que, embora tenha de ser visto como uma evolução notória, não pode ainda ter termo de comparação com veículos de motor térmico.

Na verdade, o conceito de veículo elétrico não deveria estar focado em autonomia de larga escala, porque a tecnologia não deveria ser vista como solução para todos os males de poluição automóvel. As valências do carro elétrico são facilmente encontradas no trânsito citadino e no uso quotidiano, onde a entrega imediata de binário permite rápidos arranques, esquivas entre o trânsito e gastos contidos no pára-arranca.

Também por isso, os 184 cv da desportiva versão i3s (bem como toda a afinação de índole mais dinâmica, caso da carroçaria rebaixada, molas mais firmes e barras estabilizadoras mais rígidas) possam ser demais para o que se deveria pedir ao carro elétrico. Mas com a criação desta variante a BMW tenta apontar diretamente ao coração dos fãs da marca, mostrando que um veículo elétrico também pode ser desportivo. Nada mais errado, pois um desportivo não é apenas aquele que anda depressa...

O certo é que com estas novas baterias de 120 Ah o i3s pode facilmente rodar ao longo de mais de 250 km (reais) com uma só carga, mesmo que entre eles estejam algumas distâncias percorridas em autoestrada e vias rápidas, cenários que fazem evaporar a autonomia do elétrico. Quando está emaranhado no trânsito citadino, mesmo com alguns arranques mais enérgicos e com rápidos e instantâneos ganhos de velocidade , o i3s poderá facilmente percorrer cerca de 270 km sem ser ligado à corrente.

A acompanhar a subida para os 120 Ah, as baterias de alta voltagem passaram para 42,2 kWh, o que resulta também em mais tempo necessário para os carregamentos: para alcançar os 80% de carga serão necessárias mais de 15 horas de ligação a uma tomada doméstica ( a 2,4 kWh) ou, então, 45 minutos se conectado a uma estação de carregamento rápido, a 50 kW.

A capacidade regenerativa do i3s é forte, pelo que quase não é necessário pressionar o pedal de travão. Esta versão de índole mais dinâmica demarca-se pelo modo Sport entre os perfis de condução, com as acelerações a resultarem particularmente lestas, em modelo que tem na estrutura em carbono um dos (dispendiosos) truques no fabrico para conter o peso, alargar a autonomia e ser ainda mais politicamente correto...

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Ficha Técnica

Caracteristicas

BMW i3

s (120 Ah) PACK COMFORT ADV

Motor
Tipo Elétrico, síncrono
Potência 184 cv (135 kW)
Binário 270 Nm
Bateria Iões de lítio (120 Ah)
Capacidade útil 42,2 kWh
Tempo de carga (0-80%) 45
Transmissão
Tração Traseira
Caixa de velocidades Automática de 1 velocidade
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Ind. multibraços
Travões F/T Discos ventilados
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/10,3 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,006/1,791/1,590 m
Distância entre eixos 2,57m
Mala 260-1100 litros
Depósito de combustível -
Pneus F 5,5jx20 - 175/55 R20
Pneus T 6jx20 - 195/50 R20
Peso 1365 kg
Relação peso/potência 7,4 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 160 km/h
Acel. 0-100 km/h 6,9 s
Consumo médio 14,6 kWh/100 km
Autonomia 285
Garantias/Manutenção
Mecânica 2 anos sem limite km
Pintura/Corrosão -
Bateria 8 anos ou 100.000 km
Imposto de circulação (IUC) 0 €

Medições

BMW

Acelerações
0-50 km/h 2,8 s
0-100 / 130 km/h 6,8 s
0-400 / 0-1000 m 11,9 s
Recuperações
40-80 km/h (D) 2,7 s
60-100 km/h (D) 3,2 s
80-120 km/h (D) 4,8 s
Travagem
100-0/50-0km/h 37,7/9,8 m
Consumos
Consumo médio 14,5 kWh/100km
Autonomia 270 km

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