Kia ProCeed 1.6 CRDi GT Line 7-DCT

Que bom casamento!

TESTE

Por João da Silva 08-06-2019 14:00

Fotos: Gonçalo Martins

A Kia tem evoluído muito todos os patamares de qualidade nos seus automóveis, desde o design, à conceção dos habitáculos, passando pelos motores e dinâmica, mas não sabíamos a marca coreana tão arrojada quanto a carroçaria do ProCeed deixa transparecer. Um arrojo que é naturalmente de louvar.

Já testámos a variante Shooting Brake do Ceed com motor 1.0 T-GDi de 120 cv, sendo agora altura de relembrar as virtudes do conhecido 1.6 CRDi de 136 cv, que surge nesta versão do ProCeed acoplado a caixa automática de 7 velocidades. Enorme robustez e grande suavidade pautam o funcionamento do 1,6 litros a gasóleo, que dificilmente se ouve a trabalhar, seja ao ralenti seja em aceleração. E as vibrações também são praticamente inexistentes (nem sequer no volante se sentem!). O motor mostra grande desembaraço em aceleração e também a recuperar (nesta versão com caixa automática o binário é de 320 Nm, ao passo que com caixa manual de 6 velocidades é apenas de 280), mostrando-se muito disponível em larga faixa de regime, o que torna a condução muito pouco cansativa. Se é preciso acelerar rapidamente, o 1.6 CRDi acelera, se é preciso recuperar para ultrapassar, mostra-se igualmente lesto a entrar em ação. Além de competente a desenvolver, a mecânica Diesel destaca-se ainda pela frugalidade, como o prova o registo médio de 5,6 l/100 km que apurámos durante a realização do nosso teste.

O ProCeed apresenta pisar suave e confortável – tem suspensões com afinações específicas (molas e amortecedores) – oferecendo comodidade de grande nível aos ocupantes até em pisos mais degradados ou na transição de buracos ou lombas sonoras. Não se notam trepidações ou saltos, a tranquilidade é total. Paralelamente, a competência dinâmica é elevada, com o Ceed Shooting Break a revelar-se bastante ágil e equilibrado nas viragens a ritmos mais elevados. Sem querer cair em exageros, mas também sem quaisquer reservas, podemos dizer que o ProCeed é um automóvel divertido de conduzir e que oferece aquela firmeza confortável no contacto com o asfalto que é característica dos automóveis das marcas premium.

O habitáculo é servido por materiais globalmente de boa qualidade. Há alguns plásticos menos bons, é certo, mas isso perdoa-se tendo em conta a robustez da construção e o cuidado colocado nos acabamentos – realce para os bons materiais no topo das portas e do tablier e nas principais zonas de contacto direto com as mãos. No topo da consola central encontra-se o monitor tátil para gestão do sistema de infoentretenimento que inclui sistema de navegação e que é compatível com tecnologias Apple CarPlay ou Android Auto, equipamentos que são de série neste acabamento GT Line, que integra ainda bancos desportivos em Alcantara e pele, arranque sem chave e monitorização dos ângulos mortos dos retrovisores exteriores, entre muitos outros.

O ProCeed diferencia-se da berlina e da carrinha pela silhueta do tipo coupé, solução que acaba por penalizar visibilidade para trás por causa da muito pequena dimensão do óculo traseira; por fim, a arquitetura da carroçaria limita ainda os acessos aos bancos posteriores e diminui a capacidade da mala em 31 litros face à carrinha...

Ler Mais

Ficha Técnica

Caracteristicas

KIA PROCEED

1.6 CRDI GT Line 7-DCT

Motor
Arquitetura 4 cilindros em linha
Capacidade 1598 cc
Alimentação Inj. direta CR, TGV, intercooler
Distribuição 2 a.c.c./16v
Potência 136 cv/4000 rpm
Binário 320 Nm/2000-2250 rpm
Transmissão
Tração Dianteira
Caixa de velocidades Automática de 7 velocidades
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Ind. multibraços
Travões F/T Discos ventilados/Discos
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/10,6 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,605/1,800/1,422 m
Distância entre eixos 2,65m
Mala 594-1545 litros
Depósito de combustível 50 litros
Pneus F 7,5jx17-225/45 R17
Pneus T 7,5jx17-225/45 R17
Peso 1465 kg
Relação peso/potência 10,77 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 200 km/h
Acel. 0-100 km/h 10,1 s
Consumo médio 4,2 l/100 km
Emissões de CO2 110 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 7 anos/150.000 km
Pintura/Corrosão 3/12 anos
Intervalos entre revisões 30000 km
Imposto de circulação (IUC) 146,8 €

Medições

KIA

Acelerações
0-50 km/h 3,6 s
0-100 / 130 km/h 9,6 s
0-400 / 0-1000 m 15,4 s
Recuperações
40-80 km/h (D) 4,1 s
60-100 km/h (D) 5,2 s
80-120 km/h (D) 6,4 s
Travagem
100-0/50-0km/h 35,6/8,8 m
Consumos
Consumo médio 5,6 l/100km
Autonomia 892 km

Conte-nos a sua opinião 0

TESTE