Toyota Hilux Premium Edition

Edição de ouro

TESTE

Por Ricardo Jorge Costa 19-05-2019 09:05

Fotos: Gonçalo Martins

Em finais de 2018, a celebrar o 50.º aniversário da Hilux, a Toyota lançou a edição Premium Edition da pick-up, a versão mais luxuosa. Disponível apenas na variante de cabina dupla, com três ou cinco lugares, a série especial deste modelo cada vez mais importante para o construtor japonês, distingue-se pelo desenho retocado do para-choques dianteiro, do grupo ótico (com luzes LED), da grelha (em negro e moldura cromada), os estribos metalizados e as jantes em liga leve de 18 polegadas. A Hilux resplandece de cromados e de pormenores requintados que conferem ao automóvel uma imagem que inspira muito mais ao lazer do que ao trabalho, a ambivalência característica das pick-up.

A aparência cuidada prolonga-se ao interior do veículo, desde logo nos bancos revestidos a pele (os dianteiros com aquecimento, regulação elétrica e memória no do condutor), e onde o predomínio das cores escuras volta a contrastar com inserções cromadas e o zelo pelos acabamentos, e também aqui a remeter exclusivamente para a vertente turística do automóvel, nada para a laboral.

Ambiente acolhedor – que contudo já não surpreende nas pick-up, outra vez alternativas aos SUV – em que sobressai o ecrã de 7 polegadas do sistema de multimédia Toyota Touch 2 – onde se observa as imagens captadas pela especialmente útil câmara traseira de auxílio a manobras –, e equipamentos de cortesia, como o sistema de ar condicionado automático ou o de acesso ao habitáculo e ignição/stop do motor sem chave.

Também não faltam modernas tecnologias de ajuda à condução, como são o alerta de saída da faixa de rodagem e os sistemas de pré-colisão com deteção de peões, de reconhecimento de sinais de trânsito, entre outras inerentes à origem trialeira do veículo, como a assistência em descidas e em subidas íngremes e os controlos de tração ativo e de estabilidade em reboque.

Recorrendo ao motor 2.4D-4D de 150 cv e 400 Nm introduzido em 2016, a Hilux confirmou elevadas capacidades, dentro e fora de estrada, garantindo boas prestações no asfalto e a transpor todo o tipo de obstáculos em terrenos revoltos. O condutor seleciona (no comando rotativo na consola central) um de três tipos de tração: de duas (H2) ou quatro rodas (H4) motrizes, ou redutoras (L4), recorrendo- se ainda do diferencial com autoblocante no eixo posterior.

A Hilux não é paradigma de conforto, como a maioria das suas semelhantes, devido à sua arquitetura da suspensão traseira e principalmente sem peso na caixa de carga. No entanto, os movimentos saltitantes em maus pisos de gerações idas das pick-up, foram quase debelados.

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Ficha Técnica

Caracteristicas

TOYOTA Hilux

Premium Edition

Motor
Arquitetura 4 cilindros em linha
Capacidade 2393 cc
Alimentação Injeção direta CR, TGV, intercooler
Distribuição 2 a.c.c./16 v
Potência 150 cv/3400 rpm
Binário 400 Nm/1600-200 rpm
Transmissão
Tração Integral inserível e redutoras
Caixa de velocidades Automática de 6 velocidades
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Eixo rígido
Travões F/T Discos ventilados/Tambores
Direção/Diâmetro de viragem Hidráulica/12,8 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 5,333/1,855/1,815 m
Distância entre eixos 3,085m
Mala -
Depósito de combustível 80 litros
Pneus F 265/60 R18
Pneus T 265/60 R18
Peso 2175 kg
Relação peso/potência 14,5 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 170 km/h
Acel. 0-100 km/h 12,8 s
Consumo médio 7,8 l/100 km
Emissões de CO2 204 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 5 anos ou 160.000 km
Pintura/Corrosão 3/12 anos
Intervalos entre revisões 30000 km
Imposto de circulação (IUC) 53,69 €

Medições

TOYOTA

Acelerações
0-50 km/h 4 s
0-100 / 130 km/h 12,9 s
0-400 / 0-1000 m 22,6 s
Recuperações
40-80 km/h (D) 6,2 s
60-100 km/h (D) 9 s
80-120 km/h (D) 14,5 s
Travagem
100-0/50-0km/h 39,8/10,1 m
Consumos
Consumo médio 9 l/100km
Autonomia 888 km

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