Mazda6 2.0 Skyactiv-G

Motor de acesso

TESTE

Por Vítor Mendes da Silva 05-05-2019 13:00

Fotos: Gonçalo Martins

O 6, no topo de gama da Mazda, contando com duas carroçarias no catálogo (berlina e carrinha), é um modelo fundamental para a performance comercial e a promoção da imagem da marca de Hiroshima, apontando às referências alemãs neste disputado segmento (D). Nesta edição-2019 recebe a mais abrangente de sempre, com revisão da imagem exterior: nova grelha frontal apresenta uma zona inferior mais baixa e guarda-lamas bem vincados que destacam as óticas dianteiras, novos grupos óticos dianteiros, indicadores de mudança de direção em LED que agora formam uma linha a todo o comprimento na parte superior das óticas e, nesta carroçaria sedan de 4 portas, um novo desenho na secção traseira da tampa da bagageira, contando com uma linha horizontal a toda a largura, formando um visual mais requintado.

No interior, destaque para a adoção de bancos dianteiros e traseiros totalmente redesenhados, revestimentos e acabamentos melhorados em todos os detalhes de construção e a possibilidade de compatibilidade com os sistemas Apple Car Play e Android Auto. Pela primeira vez, o Mazda6 dispõe de um ecrã central de 8 polegadas, que se conjuga com o ecrã multi-informação de 4,6’’, TFT LCD a cores e com gráficos evoluídos na instrumentação, além de melhoramentos em matéria de insonorização do habitáculo, através da adoção de mais eficazes selagens de portas, tolerâncias mais apertadas entre os painéis de carroçaria e novos materiais.

Por fim, apoiado por níveis excelentes de segurança passiva, o Mazda6 passa a estar disponível com gama completa de tecnologias de segurança ativa i-Activesense. Nestas incluem-se a versão atualizada do Radar Cruise Control (que agora controla o carro da frente, qualquer que seja a velocidade, sendo mesmo capaz de imobilizar totalmente o carro no trânsito) ou o mais recente sistema 360° View Monitor, que mostra tudo em redor do veículo.

No portefólio de motorizações, a juntar às variantes mais populares do 2,2 litros a gasóleo, o motor a gasolina 2.0 Skyactiv-G que, não sendo verdadeiro poço de força, com 145 cv e 213 Nm disponíveis às 4000 rpm, pede caixa e acelerador para devolver uma condução agradável e despachada. Tecnicamente, é peça de engenharia notável, refinado e com a linearidade caraterística das boas mecânicas atmosféricas. Todavia, devido ao peso da berlina, acentua-se a falta daquela resposta mais imediata e musculada dos motores sobrealimentados. A caixa manual, de seis relações algo longas, para especial contenção nos consumos, não ajuda na hora de espicaçar a mecânica.

É, sem dúvida, nos médios e altos regimes que o 2 litros a gasolina deixa melhores impressões, ainda que à custa de muito menor discrição, que em matéria de ruído de funcionamento, quer na despesa média de combustível.

Ainda assim, é a partir da ótima posição de condução que confirmamos o comportamento dinâmico exemplar da berlina da Mazda. A suspensão oferece-nos um compromisso dinâmica/conforto que a marca japonesa tornou ainda mais interessante, fruto da aplicação de ferramentas como o moderno sistema G-Vectoring Control, primeira de uma série de tecnologias do pacote Skyactiv, fornecendo um controlo integrado do motor, transmissão e chassis, ao permitir o ajuste do binário do motor em função da informação proveniente da direção.

Se a direção já era precisa e proporcionava bom tato com a estrada, favorecendo as inserções em curva a ritmos mais elevados, com rolamento mínimo da carroçaria, agora o 6 conduz-se quase como se fosse sobre carris.

Ler Mais

Ficha Técnica

Caracteristicas

MAZDA 6

2.0 SKYACTIV-G

Motor
Arquitetura 4 cilindros em linha
Capacidade 1998 cc
Alimentação Injeção direta
Distribuição 2 a.c.c./16v
Potência 145 cv/6000 rpm
Binário 213 Nm/4000 rpm
Transmissão
Tração Dianteira
Caixa de velocidades Manual de 6 velocidades
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Multibraços
Travões F/T Discos ventilados/Discos
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/12 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,870/1,840/1,450 m
Distância entre eixos 2,83m
Mala 480 litros
Depósito de combustível 62 litros
Pneus F 7,5jx-225/55 R17
Pneus T 7,5jx-225/55 R17
Peso 1466 kg
Relação peso/potência 10,1 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 208 km/h
Acel. 0-100 km/h 9,9 s
Consumo médio 6,2 l/100 km
Emissões de CO2 152 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 3 anos ou 100.000 km
Pintura/Corrosão 3/12 anos
Intervalos entre revisões 30000 km
Imposto de circulação (IUC) 238,66 €

Medições

MAZDA

Acelerações
0-50 km/h 3,5 s
0-100 / 130 km/h 10 s
0-400 / 0-1000 m 17,2 s
Recuperações
40-80 km/h 3.ª 8,4 s
60-100 km/h 3.ª/4.ª/5.ª 10,5/14,6 s
80-120 km/h 4.ª/5.ª/6.ª 10,9/15,2 s
Travagem
100-0/50-0km/h 39,6/9,1 m
Consumos
Consumo médio 7,5 l/100km
Autonomia 826 km

Conte-nos a sua opinião 0

TESTE