Hyundai i20 1.0 T-GDI

Simples e generoso

TESTE

Por Ricardo Jorge Costa 09-03-2019 18:30

Fotos: Gonçalo Martins

A modernização da segunda geração do i20 implicou o design e as funcionalidades de segurança. No primeiro, o para-choques e a grelha foram redesenhados em harmonia com a imagem dos modelos mais recentes da Hyundai. Na traseira, o para-choques, as luzes e a porta da mala também foram retocados, esta última passando a incluir a matrícula. Há ainda novas jantes de liga leve de 15’’ e 16’’ e permite-se as opções por teto panorâmico e entre dez cores para a pintura da carroçaria.

Reforçou-se a tecnologia de auxílio à condução com a adoção do sistema SmartSense, pacote de equipamentos que inclui os sistemas de alerta de transposição involuntária da faixa de rodagem, de travagem de emergência, de monitorização da fadiga do condutor e de comutação automática da iluminação (máximos).

A renovada gama do i20 oferece ainda várias funcionalidades de conectividade através de smartphone e ainda quatro sistemas de áudio diferentes. O novo ecrã tátil de 7’’ integra todas as funções de navegação, multimédia e conectividade e é compatível com Apple Car-Play e Android Auto.

O utilitário da Hyundai reúne qualidades de utilitário com algumas de familiar, que são valorizadas no seu segmento. Desde logo, o sentido prático decorrente das dimensões contidas da carroçaria, que proporcionam agilidade e condução desembaraçada tanto no trânsito citadino como a velocidades mais elevadas, e a facilidade nas manobras lentas e no estacionamento. Características que compatibiliza com generosa habitabilidade nos lugares posteriores, considerando as medidas compactas exteriores, no que é um dos melhores da sua classe ao disponibilizar cotas interiores de modelo de segmento acima: 97,8 cm de altura do banco ao teto, 79,4 cm para as pernas, entre encostos dos bancos, e 135 cm de largura ao nível dos ombros, permitindo que três passageiros viajem nestes lugares com níveis de comodidade bastante aceitáveis para a média da categoria. O i20 também é referência na capacidade da bagageira, cuja volumetria de 326 litros posiciona-o em idêntico patamar superior na classe.

Todavia, não há bom utilitário que se preze que não junte às qualidades estruturais do automóvel, os incontornáveis fatores económicos, com justa relação entre preço e equipamento de série e consumos contidos. Rentabilidade que é potenciada pelas credenciais do motor a gasolina de três cilindros, com 1 litro de cilindrada e de 100 cv, que associado a caixa manual de cinco velocidades, bem escalonada e precisa, permite ao i20 compatibilizar acelerações a baixos regimes satisfatórias com consumo condizente, em média, a rondar os 6,5 litros a cada 100 km. No relevo plano, é possível deslizar-se pouco acima do ralenti e baixar os gastos para entre 5 e 6 l/100 km. E nem quando se faz mais célere o andamento do i20 e/ou em trajetos urbanos, com frequente pára-arranca, o motor 1.0 T-GDi bebe mais do que a conta.

Outra virtude que desponta nos produtos coreanos, que este utilitário é também bom exemplo, é crescente qualidade e solidez dos materiais do interior e respetiva montagem que posicionam o i20 na média do seu segmento, e onde apenas falta algum apuro no design, mais ao encontro das preferências europeias, na sofisticação e na denominada qualidade percebida.  

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Ficha Técnica

Caracteristicas

HYUNDAI I20

1.0 T-GDI 100 CV

Motor
Arquitetura 3 cilindros em linha
Capacidade 998 cc
Alimentação Injeção direta, turbo, intercooler
Distribuição 2 a.c.c./12v
Potência 100 cv/4500 rpm
Binário 172 Nm/1500-4000 rpm
Transmissão
Tração Dianteira
Caixa de velocidades Manual de 5 velocidades
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Eixo de torção
Travões F/T Discos ventilados/Discos
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/10,2 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,035/1,734/1,474 m
Distância entre eixos 2,57m
Mala 326 -1011 litros
Depósito de combustível 50 litros
Pneus F 5,5jx-185/65 R15
Pneus T 5,5jx-185/65 R15
Peso 1140 kg
Relação peso/potência 11,4 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 188 km/h
Acel. 0-100 km/h 10,7 s
Consumo médio 5 l/100 km
Emissões de CO2 115 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 5 anos sem limite de km
Pintura/Corrosão 3/12 anos
Intervalos entre revisões 15000 km
Imposto de circulação (IUC) 102,8 €

Medições

HYUNDAI

Acelerações
0-50 km/h 3,4 s
0-100 / 130 km/h 10,4 s
0-400 / 0-1000 m 17,2 s
Recuperações
40-80 km/h 3.ª 6,5 s
60-100 km/h 3.ª/4.ª/5.ª 9,2/12,6 s
80-120 km/h 4.ª/5.ª/6.ª 9,9/14,6 s
Travagem
100-0/50-0km/h 36/9,2 m
Consumos
Consumo médio 6,7 l/100km
Autonomia 746 km

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