Volvo V90 T8 Momentum

Preparar o futuro

TESTE

Por Paulo Sérgio Cardoso 25-02-2019 09:00

Fotos: Gonçalo Martins

Não existe qualquer certeza do caminho que se seguirá em matéria de soluções para colocar o automóvel em movimento. Face às autênticas politiquices de quem pouco ou nada parece entender sobre o assunto (e onde o único foco parece ser arranjar bodes espiatórios para taxar...), a opção por tributar sobre o ciclo WLTP desde o início de 2019 afeta, essencialmente, uma das soluções tidas pelas marcas como das mais interessantes sob o ponto de vista prático, caso dos híbridos plug-in: capazes de circular em ambiente citadino com emissões zero fruto da autonomia em modo elétrico a rondar os 40 km – permitindo minimizar as emissões nos centros das urbes – e permitir autonomia de deslocação para qualquer lado com a agregação do motor térmico, o qual também pode servir de gerador de energia elétrica para posteriormente ser utilizada nos percursos mais curtos. E assim é a Volvo V90 T8 Twin Drive.

Esta carrinha de segmento superior, tendo por base plataforma (ou seja, investimento...) que permitiu a eletrificação do conceito, alia unidade térmica a gasolina a motor elétrico, com conjunto de baterias alojadas sob a zona do túnel central da carroçaria. O motor a gasolina entrega-se às rodas da frente e o elétrico às traseiras, permitindo aderência integral à estrada (modo AWD) ou impulsos individuais. Basta trocar os modos de condução para que a V90 se possa locomover só a eletricidade (Pure), embora arranque sempre em Hybrid, função que gere as necessidades do sistema para otimização dos recursos energéticos face à utilização.

Na prática, a V90 T8 conseguirá percorrer, em média, cerca de 38 km em modo puramente elétrico, os quais necessitam cerca de 4h15m a serem carregados em tomada doméstica, como experimentámos. Autonomia ecológica que permite cobrir a maioria das deslocações quotidianas, embora o ideal seja a mescla dos dois modos de propulsão face às preces no acelerador e à velocidade. Porque um híbrido plug-in só será devidamente aproveitado caso o condutor adeque as características técnicas à utilização: não se deve gastar toda a bateria a acelerar em autoestrada para depois circular em cidade, no pára-arranca, com o motor a gasolina a ligar/desligar!

Desejando-se, a V90 T8 voa para ritmos elevados, fruto dos 390 cv de potência combinada. Alia a suavidade de rolamento ao conforto dos bancos e à ausência de ruído em modo elétrico para experiência de serenidade no quotidiano, em que só o ruído do motor a combustão, em aceleração, parece não combinar. O pedal de travão tem tato algo elástico e artificial.

Os resultados dos consumos irão espelhar a referida adequação do potencial técnico à utilização e às possibilidades de carregamento. Por isso, haverá quem ao final de uma semana de deslocações entre casa e trabalho possa ver inscrito no computador de bordo médias de consumo de gasolina na ordem dos 2 l/100 km. Na impossibilidade de ligar à corrente sempre que o carro esteja parado, conte-se com valores na ordem dos 7 l/100 km, sensivelmente a média registada em autoestrada. O que é de louvar face às performances permitidas, de autêntico desportivo, embora esta V90 T8 como que peça para ser utilizada de mansinho...

Ler Mais

Ficha Técnica

Caracteristicas

VOLVO V90

T8 MOMENTUM

Motor térmico
Arquitetura 4 cilindros em linha
Capacidade 1967 cc
Alimentação Inj. direta, turbo, compressor
Distribuição 2 a.c.c./16v
Potência 320 cv/5700 rpm
Binário 400 Nm/2200-5400 rpm
Motor elétrico
Tipo -
Potência 88 cv (65 kW)
Binário 240 Nm
Bateria Iões de lítio
Capacidade da bateria 9,2 kWh
Módulo Híbrido
Potência 390 cv
Binário 640 Nm
Transmissão
Tração Integral
Caixa de velocidades Automática de 8 velocidades
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Ind. multibraços
Travões F/T Discos ventilados/Discos
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/11,8 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,936/1,879/1,475 m
Distância entre eixos 2,941m
Mala 560-1526 litros
Depósito de combustível 50 litros
Pneus F 8jx18 - 225/45 R18
Pneus T 8jx18 - 225/45 R18
Peso 2100 kg
Relação peso/potência -
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 250 km/h
Acel. 0-100 km/h 5,2 s
Consumo médio 2,1 l/100 km
Emissões de CO2 47 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 2 anos sem limite km
Pintura/Corrosão 2/8 anos
Intervalos entre revisões 30000 km
Imposto de circulação (IUC) 201,58 €

Medições

VOLVO

Acelerações
0-50 km/h 2,1 s
0-100 / 130 km/h 5,4 s
0-400 / 0-1000 m 13,6 s
Recuperações
40-80 km/h (D) 2,2 s
60-100 km/h (D) 3 s
80-120 km/h (D) 3,3 s
Travagem
100-0/50-0km/h 35 m
Consumos
Consumo médio 6,6 l/100km
Autonomia 757 km

Conte-nos a sua opinião 0

TESTE