Fiat 500X 1.3 Multijet Cross Look

Aposta no X

TESTE

Por João Ouro 01-12-2018 14:00

Fotos: Gonçalo Martins

O interesse pelos pequenos SUV/crossover não abranda e a Fiat está bem posicionada na categoria com o 500X, modelo que assume parecenças com o icónico 500 numa espécie de formato em ponto grande. Crescei e multiplicai-vos, eis o lema provável da marca de Turim.

Apesar de não ter sido modificado o som rétro dos piscas (demasiado metálico, algo que agradará a alguns condutores e talvez possa irritar outros!), a versão Cross Look em teste é um bocadinho especial, entendendo-se esse desígnio na própria imagem exterior, através da aplicação de vários cromados (na moldura dos faróis traseiros, puxadores das portas/mala e no friso dianteiro), assim como pelos para-choques e/ou proteções Cross de contraste (cinzento Antracite, à frente e atrás), a projetar um estilo mais próximo de alguns modelos TT.

A revisão também abrange o desenho dos para-choques (comum a toda a gama), a que se junta agora a possibilidade de optar pelas óticas com tecnologia Full-LED (por 600 € nesta versão), as quais geram outra assinatura visual, além de reforçarem a segurança na estrada. Nesse domínio, aliás, há ainda outros reforços a ter em conta, tais como o aviso de mudança de faixa de rodagem (com intervenção da direção, mas nem sempre com a maior cordialidade) e o reconhecimento dos sinais de trânsito, a piscar no ecrã de instrumentação sempre que se ultrapassam os limites, a que se junta também o aviso de aproximação a veículo da frente (radar) e o sistema de travagem automática a baixa velocidade, este proposto por 300 €. Outra assistência extra é dada pelo alerta de ângulo morto, que faz parte do pack Safety Genius (500 €), não incluído na unidade testada, embora esta até esteja bem equipada de série, cruzando alguns elementos específicos da linha Cross Look (inclui jantes em liga leve de 17’’ e pneus 215/55 Continental ContiEcoContact5) com outro tipo de equipamentos, tais como sensores de parque atrás, volante em pele, ar condicionado automático, câmara à retaguarda e cruise-control.

Sob o ponto de vista estrutural, este 500X recorre a alguns componentes do Jeep Renegade, sendo bastante eficaz na dinâmica (inclusive a travar!), embora a condução não entusiasme. Isso também acontece por culpa das prestações modestas do bloco turbodiesel 1.3 Multijet (95 cv, agora WLTP), embora os resultados não sejam arreliadores, tendo como vantagem o baixo consumo, quase sempre à volta de 5 litros por cada 100 km. Nada mau, ao peso e ao tamanho familiar deste Fiat...500!

Acima das 1500 rpm, o motor exibe resposta enérgica e progride facilmente, mas neste caso não existe sequer a possibilidade de recorrer ao modo Sport (patente noutros 500X) capaz de provocar outro ímpeto. É ainda possível notar-se o maior peso da direção, a par do diâmetro de viragem mais longo do que é usual (11,5 metros), mesmo que as manobras não sejam difíceis. Se às ordens dadas pela direção as trajetórias podiam ser mais exatas, já o fraco adornar da carroçaria em curva deverá ser elogiado, algo que nem sempre é fácil de anular em veículos do género. Aqui, corre bem! A suspensão é firme, sem exageros, e o ruído Diesel não é elevado. O conforto geral encontra-se num bom plano.

Ler Mais

Ficha Técnica

Caracteristicas

FIAT 500X

1.3 Multijet Cross Look

Motor
Arquitetura 4 cilindros em linha
Capacidade 1248 cc
Alimentação Inj. direta CR, TGV, Intercooler
Distribuição 2 a.c.c./16v
Potência 95 cv/3750 rpm
Binário 200 Nm/1500 rpm
Transmissão
Tração Dianteira
Caixa de velocidades Manual de 5 velocidades
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Ind. McPherson
Travões F/T Discos ventilados/Discos
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/11,5 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,248/1,796/1,600 m
Distância entre eixos 2,57m
Mala 350 - 1000 litros
Depósito de combustível 48 litros
Pneus F 6,5jx17 - 215/55 R17
Pneus T 6,5jx17 - 215/55 R17
Peso 1395 kg
Relação peso/potência 14,68 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 172 km/h
Acel. 0-100 km/h 12,9 s
Consumo médio 4,2 l/100 km
Emissões de CO2 111 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 5 anos sem limite de km
Pintura/Corrosão 3/8 anos
Intervalos entre revisões 30000 km
Imposto de circulação (IUC) 106,51 €

Medições

FIAT

Acelerações
0-50 km/h 5 s
0-100 / 130 km/h 14,9 s
0-400 / 0-1000 m 19,8 s
Recuperações
40-80 km/h 3.ª 6,1 s
60-100 km/h 3.ª/4.ª/5.ª 8,9/13,4 s
80-120 km/h 4.ª/5.ª/6.ª 11,7/14,2 s
Travagem
100-0/50-0km/h 36,3/9,1 m
Consumos
Consumo médio 5,3 l/100km
Autonomia 905 km

Conte-nos a sua opinião 0

TESTE