Seat Arona 1.5 TSI FR

É Fórmula Racing?

TESTE

Por Vítor Mendes da Silva 16-09-2018 15:54

Fotos: Gonçalo Martins

No topo da escala de motorizações  na gama do Seat Arona está este moderníssimo 1.5 TSI a gasolina, com 150 cv, e apenas disponível com o acabamento FR, que é o mais desportivo do portefólio de versões do crossover da marca de Barcelona. A mecânica é a declinação mais potente do evoluído bloco do Grupo VW, que trabalha sobre o ciclo Miller (tempo de expansão mais prolongado ao de compressão), pressão de injeção de 350 bar (contra 250 bar do 1.0 TSI), só não permitindo a denominada função coasting, que é o patamar mais evoluído do sistema de gestão ativa dos cilindros – ACT (Active Cylinder Technology), apenas disponível no 1.5 TSI de 130 cv, de que o Arona não dispõe.

Neste motor de 150 cv, a ideia é oferecer o melhor de dois mundos, doseando-se o acelerador, usufrui-se dos proveitos da tecnologia ACT, que permite a desativação de dois dos quatro cilindros do motor, para consumos aproximados aos de um milinho a gasolina moderno. Ao contrário, puxando-se pela mecânica que mostra disponibilidade interessante logo a partir das 1500 rpm descobrem-se as prestações convincentes de motor de 150 cv, e com a caixa manual de 6 velocidades a ajudar ao bom desempenho da mecânica, quer na precisão do engrenamento como na suavidade com que se deixa operar. Apesar do escalonamento algo longo, o agregado funciona, poupando-se ou abusando-se do pedal do lado direito.

Mas a pergunta é: garante este motor a utilização desportiva que esta versão FR (acrónimo de Fórmula Racing), com direito a acabamento específico e a possibilidade de incluir cintos de segurança e pinças de travão pintadas em muito racing vermelho vivo, podem sugerir? Não!

O bloco TSI Evo destaca-se muito mais pela suavidade de funcionamento, a par do consumo contido, a rondar os 6 litros/100 km. E apesar da ótima disponibilidade, que pode ser potenciada ativando-se o modo Sport no Perfil de Condução, desportivo não será.

Isto sem prejuízo das ótimas credenciais dinâmicas de modelo que tem chassis que chega e sobra para o desempenho da mecânica, mantendo-se sempre muito estável e com ótima aderência. E nota também muito positiva para o tato da direção e para a forma como esta comunica com o condutor.

Menos brilhante, a forma como a Seat procurou o mais interessante compromisso dinâmica/conforto. Com as jantes de 18’’ da unidade ensaiada, o contacto com a estrada surge bem mais firme do que seria desejável em automóvel que foi pensado para se  conduzir na urbe, mas ainda para permitir alguns atrevimentos por pisos não asfaltados.

A posição de condução sobrelevada é tipicamente de crossover, mas os bons bancos do acabamento FR e as amplas regulações de volante e banco permitam o encaixe perfeito. O interior tem a vantagem de ser bastante alto, o que muito ajuda à boa sensação de espaço, seja à frente ou atrás. No banco posterior o ideal será o transporte de dois passageiros para garantir a melhor acomodação a bordo, até porque o túnel central no piso é bastante pronunciado.

A bagageira tem amplo acesso e possui plataforma de piso ajustável, para criar prático alçapão ou permitindo a volumetria máximo de 400 litros até à chapeleira.

Ler Mais

Ficha Técnica

Caracteristicas

SEAT ARONA

1.5 TSI EVO FR

Motor
Arquitetura 4 cilindros em linha
Capacidade 1498 cc
Alimentação Injeção direta, turbo, intercooler
Distribuição 2 a.c.c./16v
Potência 150 cv/5000-6000 rpm
Binário 250 Nm/1500-3500 rpm
Transmissão
Tração Dianteira
Caixa de velocidades Manual de 6 velocidades
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Eixo de torção
Travões F/T Discos ventilados/Discos
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/10.6 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,138/1,780/1,552 m
Distância entre eixos 2,566m
Mala 400-1280 litros
Depósito de combustível 40 litros
Pneus F 6jx16 - 205/60 R16
Pneus T 6jx16 - 205/60 R16
Peso 1210 kg
Relação peso/potência 8 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 205 km/h
Acel. 0-100 km/h 8,3 s
Consumo médio 5,1 l/100 km
Emissões de CO2 115 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 4 anos ou 80.000 km
Pintura/Corrosão 3/12 anos
Intervalos entre revisões 30000 km
Imposto de circulação (IUC) 134,98 €

Medições

SEAT

Acelerações
0-50 km/h 3,5 s
0-100 / 130 km/h 8,8 s
0-400 / 0-1000 m 16,2 s
Recuperações
40-80 km/h 3.ª 5,2 s
60-100 km/h 3.ª/4.ª/5.ª 5,7/7/9,9 s
80-120 km/h 4.ª/5.ª/6.ª 7,5/9,2/11,3 s
Travagem
100-0/50-0km/h 8,9/38,5 m
Consumos
Consumo médio 6,8 l/100km
Autonomia 588 km

Conte-nos a sua opinião 0

TESTE