Dacia Duster dCi 110

Luta de classes!

TESTE

Por João Ouro 10-09-2018 15:10

Fotos: Gonçalo Martins

O Duster está profundamente mudado, e ainda mais a variante nacional. Sim, à portuguesa, porque há uma alteração fundamental que apenas diz respeito ao nosso mercado, em virtude do critério que classifica a classe dos veículos nas portagens das autoestradas.

Assim, foi preciso que a Dacia desse um jeitinho na suspensão à frente e a rebaixasse até se chegar à altura exigida pelas concessionárias na atribuição de Classe 1, nada menos do que 1,10 metros medidos à vertical do eixo dianteiro. Evita-se, então, que este best-seller, espécie de SUV/TT, não seja castigado como Classe 2 (o que faz toda a diferença...), mesmo que haja perspetivas de mudança (em breve) desse critério.

Para esse efeito, a alteração executada é de fábrica e reside na aplicação de amortecedores específicos com apoios de molas rebaixados em 20 mm (à frente), num processo que também reduziu a altura ao solo de 21 cm para 18,6 cm e afetou o ângulo de ataque em TT: 27º em vez de 30º, sendo este último valor indicado para as versões 4x4, por exemplo. Nada de grave!

A atuação e o curso das molas varia em função do peso de cada versão (motor e equipamento oblige) e essa especificação exigiu homologação europeia diferenciada. Nada que o Duster não mereça, tendo em conta o sucesso! Em teoria, aliás, essa mexida projetará uma melhor atitude dinâmica, aproximando-o mais do asfalto, uma vez que o centro de gravidade é elevado. Mas, já se sabe, não há milagres e as reações obtidas em autoestrada testemunham essa característica, dando conta da sensibilidade a ventos laterais quando se circula depressa, a par da pouquíssima precisão da direção nos golpes repentinos. Caso seja provocada, a nova direção é demasiado leve nesses casos e faz balançar a carroçaria, gerando uma certa instabilidade. A baixa velocidade não é assim, sendo que a assistência elétrica propõe menos esforço do que antes (35%), pelo que as manobras são mais fáceis. Outra excelente surpresa é o comportamento fora do alcatrão, quer pelos ângulos TT e altura ao solo, quer pelo conforto obtido em estradões de terra duros e exigentes. Grande Duster!

Mantém a tradicional solidez estrutural, agora reforçada em várias zonas com aplicação doutro tipo de materiais (no vão do motor, por exemplo, que até abre com amortecedores) e maior espessura de vidros e do para-brisas. A insonorização a bordo foi aperfeiçoada e o ruído de estrada não é elevado, apesar das ressonâncias provocadas pelos retrovisores e pelas barras (cromadas) no tejadilho. Com jantes em liga leve de 17’’ e pneus Bridgestone Dueler 215/60, as reações são firmes em mau piso, numa atitude que continua no asfalto liso, sem beliscar o conforto. A solução à tuga também origina esse tipo de acerto. Firme e hirto! Pena que a direção não tenha resposta mais precisa. Nesta versão dCi, esse sintoma, aliás, até é mais atenuado ( ao TCe de 125 cv) e a carroçaria oscila menos quando se ataca o volante sem critério, até porque as reações a curvar são previsíveis. Conduz-se bem e as travagens a fundo não correm nada mal, sem afundanço da dianteira ou bloqueio (ABS oblige). O bloco dCi 110 é vivaço, nada aborrecido e as prestações encontram-se num bom plano, bem ajudadas pela caixa manual (nada longa e precisa q.b.). Com modo ECO ligado o consumo coloca-se entre 5,2 e 5,6 l/100 km. E, como é costume, o preço não admite rivais. Baixo!

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Ficha Técnica

Caracteristicas

DACIA DUSTER

dCi 110 4x2 PRESTIGE

Motor
Arquitetura 4 cilindros em linha
Capacidade 1461 cc
Alimentação Injeção direta CR, TGV, Intercooler
Distribuição 1 a.c.c./8v
Potência 110 cv/4000 rpm
Binário 260 Nm/1750 rpm
Transmissão
Tração Dianteira
Caixa de velocidades Manual de 6 velocidades
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Eixo de torção
Travões F/T Discos ventilados/Tambores
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/10.14 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,341/1,804/1,693 m
Distância entre eixos 2,674m
Mala 445 - 1478 litros
Depósito de combustível 50 litros
Pneus F 6,5x17 - 215/60 R17
Pneus T 6,5x17 - 215/60 R17
Peso 1205 kg
Relação peso/potência 10,95 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 171 km/h
Acel. 0-100 km/h 11,8 s
Consumo médio 4,4 l/100 km
Emissões de CO2 115 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 3 anos ou 100.000
Pintura/Corrosão 3/12 anos
Intervalos entre revisões 30000 km
Imposto de circulação (IUC) 145,05 €

Medições

DACIA

Acelerações
0-50 km/h 4 s
0-100 / 130 km/h 12,2 s
0-400 / 0-1000 m 18,4 s
Recuperações
40-80 km/h 3.ª 5,8 s
60-100 km/h 3.ª/4.ª/5.ª 7,7/10 s
80-120 km/h 4.ª/5.ª/6.ª 9,9/12,5 s
Travagem
100-0/50-0km/h 38.5/9.7 m
Consumos
Consumo médio 5,5 l/100km
Autonomia 909 km

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