Mercedes-Benz GLA foi atualizado. E tem 70 km de autonomia elétrica

Atualidade

Por AUTO FOCO 16-03-2023 17:39

A Mercedes-Benz lançou a segunda geração do GLA em 2020, distinguindo-o do GLB, mais clássico, familiar, de sete lugares, através do apelo desportivo que o modelo posicionado acima na gama não tem e reformulando quase inteiramente o conjunto do antecessor, que era mais um Classe A em ‘bicos de pés’. O SUV compacto, concorrente direto do Audi Q3, BMW X1 e Volvo XC40, ganhou 1,4 cm de comprimento (4,410 metros), mais 10 cm de altura (1,611 metros) e ficou 3 cm mais largo (1,834 m), enquanto a distância entre eixos, de 2,729 metros, corresponde a um aumento de 3 cm comparativamente à da primeira geração. Medidas que se mantém na versão revista e atualizada do modelo, disponível para encomendas a partir de abril.

Assim, a edição-2023 do GLA progride em matéria de estilo, com o redesenho da grelha, das óticas dianteiras e para-choques, e também na dotação de equipamentos. De série, todas as versões passam dispor de ecrã com 10,25 polegadas para o sistema multimédia (em vez de 7 polegadas), em combinação com o painel de instrumentos, ainda disponível com 7 ou 10,25 polegadas, dependendo da versão.

O volante multifunções também é novo e desaparece da consola central o comando tátil do sistema multimédia MBUX, que adota uma geração mais avançada do software de controlo e que ganha novos grafismos para a visualização no ecrã tátil central, que passa a ser de 10,25 polegadas em todas as versões. O painel de instrumentos digital tem esta mesma medida como opção, mas é de 7 polegadas de série.

Entre as assistências à condução, destaque para uma nova câmara 360º com visualização 3D, conexão Apple CarPlay e Android Auto por indução e a disponibilidade de uma porta USB-C com maior capacidade de carga na consola central.

Na gama de motorizações não há novidades na estrutura, mas os propulsores a gasolina são todos eletrificados com a tecnologia MHEV de 48V e um motor de arranque e gerador de 10 kW (13,6 CV), associado à caixa automática de 7 velocidades. Nos Diesel, a conhecida DCT de 8 relações.

Mais relevante foi a intervenção na motorização PHEV, que combina o motor a gasolina de 163 cv e unidade elétrica com mais potência (109 CV), associada a bateria de iões de lítio com capacidade também elevada, para autorizar até 70 quilómetros em modo exclusivamente elétrico.

Para esta versão GLA 250 e, a Mercedes-Benz disponibiliza carregador de bordo de 3,7 kW (de série), 11 kW ou 22 kW, este último reduzindo o tempo de recarga (10 a 80%) para cerca de 25 minutos.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade