Estará um SUV elétrico à altura de uma expedição de 27.000 km? É o que este Nissan Ariya vai provar numa aventura que terá início em março e onde se propõe ligar o Polo Norte ao Polo Sul do globo terrestre.
-1200x675.jpg)
Embora somando algumas adaptações bem visíveis, caso das suspensões que garantem maior altura ao solo e a adoção de rodas de 39 polegadas, o aventureiro Nissan Ariya não inclui mexidas na bateria ou mais potência no sistema de propulsão elétrico face ao modelo de série com a tecnologia de tração integral e-4ORCE.
-1200x675.jpg)
Chris Ramsey, Líder de Expedição EV Pole to Pole, afirma: "Uma das coisas que sustenta todas as aventuras que fazemos é que pegamos num veículo elétrico de produção em série e realizamos alterações mínimas para demonstrar as suas reais capacidades quotidianas, independentemente para onde é levado. O nosso Nissan Ariya não é diferente, pois o sistema de transmissão e a bateria do veículo são totalmente de origem, demonstrando o quão capaz e versátil é o Ariya. Modificamos a suspensão e alargamos os arcos das rodas para que possamos beneficiar de uma plataforma estável e do suporte dos pneus BF Goodrich de 39 polegadas".
-1200x676.jpg)
A unidade portátil de energia é uma das inovações a somar a esta expedição, permitindo carregar a bateria do Ariya nas regiões polares. Este protótipo energético é rebocável e inclui uma turbina eólica e painéis solares que irão aproveitar os ventos e a luz solar para gerar energia elétrica a utilizar nos carregamentos durante a noite.
-1200x675.jpg)