Finalmente, Maserati revela interior do novo GranTurismo

Atualidade

Por AUTO FOCO 23-01-2023 13:45

Depois de ter desvendado as formas do novo GranTurismo em outubro - e da inédita versão elétrica Folgore - a Maserati tinha mantido segredo sobre as formas do interior. Rol de requinte e tecnologia agora dados a conhecer ao Mundo.

Como não poderia deixar de ser, o interior dos modelos da nova gama GranTurismo apresenta grande foco na digitalização, com painel de instrumentos em quadrante de 12,2''. Na zona central do tablier, maior painel digital superior de 12,3'' dedicado ao sistema multimédia acompanhado por um mais pequeno (8,8''), na zona inferior, com comandos da climatização.

As várias versões que compõe a nova gama (Modena, Trofeo e Folgore) distinguem-se pelos ambientes, decoração e género de revestimentos e cores, todas ganhando forte e distinta personalidade.

A disposição e arquitetura do interior revelam notórias inspirações no design do SUV Grecale, caso da distribuição e dimensões dos monitores, o mesmo se passando com o volante, incluindo botão de ignição no braço esquerdo e comando para os modos de condução no braço direito.

Inédita versão Folgore, 100% elétrica

Embora partilhando as formas exteriores com a restante gama térmica do novo GranTurismo - animada pelo 3.0 V6 Nettuno -  o Folgore adapta tecnologia de eletrificação de 800V com ensinamentos da Formula E e apresenta-se ao serviço dotado de três motores elétricos (um na dianteira e dois atrás), resultando numa potência máxima combinada 760 cv! Não havendo ligação física entre os dois eixos, e caso não havendo exigências de performance, os dois motores posteriores podem ser desacoplados para salvaguarda de recursos energéticos.

Com os 760 cv anunciados, juntando-se os 1350 Nm de binário, a Maserati anuncia para o seu coupé de 4,959 metros de comprimento e 2260 kg aceleração 0-100 km/h na ordem dos 2,7 segundos e 8,8 segundos para alcançar os 200 km/h. Contrariando o que acontece em muitos modelos elétricos, a Maserati não limita a velocidade máxima, que aqui se cifra em 320 km/h.

Sob o piso, o Maserati GranTurismo Folgore conta com bateria de 92.5 kWh (com anunciados 83 kWh úteis), com possibilidade de carregamentos ultrarrápidos até 270 kW, o que segundo a marca permite restabelecer 100 km em apenas 5 minutos. A capacidade máxima regenerativa em travagem é de 400 kW, atingindo desacelerações de 0,65 g.

A sonoridade foi outra das preocupações da Maserati nesta estreia no mundo da eletrificação total, estando prometido ambiente sonoro no habitáculo semelhante ao conhecido em motorizações de arquitetura V8.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade