VW junta-se à Tesla

Grupo VW também irá vender veículos elétricos ‘made in’ China no mercado europeu.

Atualidade

Por AF 05-12-2022 13:16

A VW vai juntar-se à Tesla e a BMW na decisão de exportar veículos elétricos da China para a Europa, em resposta à capacidade limitada de produção no mercado doméstico.

De acordo com notícia avançada pelo Automotive News Europe, a marca espanhola Cupra do Grupo VW produzirá o seu primeiro SUV totalmente elétrico, o Tavascan, na fábrica de Anhui, a unidade “com capacidade e tecnologia certas no momento do planeamento da produção", explicou o consórcio em comunicado na sexta-feira, acrescentando que não tem planos para arrancar com a produção de nenhum outro veículo na China para exportação.

Construído na plataforma MEB, o compacto Tavascan deve começar a ser vendido na Europa em 2024. É o segundo modelo da Cupra baseado nesta arquitetura depois do Born.

A fábrica de Anhui tem capacidade para produzir até 350.000 automóveis elétricos baseados na plataforma MEB e é a terceira fábrica do consórcio na China, depois das unidades que tem em co-propriedade com a FAW e a SAIC.

Entre os modelos elétricos que já estão a ser enviados de fábricas chinesas para os concessionários na Europa está o Tesla Model 3, mas também BMW iX3 e o Dacia Spring.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade