Renault 5 Turbo 3E renasce elétrico e com 380 cv

Atualidade

Por AF 22-09-2022 10:29

Em ano de comemoração do cinquentenário do Renault 5, aí estão as formas finais do protótipo R5 Turbo 3E, um bilugar elétrico de 380 cv, nascido para impressionar e a quem não falta a proeminente asa traseira!

Embora em formato 'showcar', até o nome 3E representa uma linha de sucessão face aos lendários Renault 5 Turbo e Turbo 2, com o 'E' obviamente a fazer alusão à propulsão elétrica. Mas este R5 Turbo 3E está (ainda) melhor preparado para a diversão ao volante...

Sendo um elétrico de tração traseira, a Renault apresenta o R5 Turbo 3E como uma máquina preparada para o 'drift'. Tal como nos seus antecessores, o interior conta apenas com dois lugares, com os dois motores elétricos a ocupar a zona posterior da carroçaria. A bateria está colocada sob o piso, em posição central para melhor equilíbrio das massas.

Para este protótipo nascido sobre uma estrutura tubular, contando com fundo plano e barras e estrutura de proteção aprovadas pela FIA, a Renault anuncia aceleração 0-100 km/h em 3,5 segundos e 200 km/h de velocidade máxima. A bateria de 42 kWh tem a capacidade suficiente para garantir a diversão em qualquer prova de 'drift'.

Já pensado para as novas gerações ligadas a redes sociais e à conexão digital, o R5 Turbo 3E vem equipado com 12 suportes para montagem de câmaras, incluindo nos faróis dianteiros e retrovisores. O veículo mede 4,06 metros, pesa 980 kg (mais 520 kg para as baterias) e tem pneus 225/35 R19 à frente e 325/25 R20 no eixo traseiro motriz.

Nascido para impressionar, este autêntico 'showcar' será mostrado ao público dia 25 de setembro no Chantilly Arts et Élégance 2002, para depois ser exposto no Salão Automóvel de Paris, a partir de 17 de outubro.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade