Audi S1 e-tron Hoonitron ao lado de lendária inspiração

Atualidade

Por Ricardo Jorge Costa 10-08-2022 18:34

A Audi anunciou esta quarta-feira que o Audi S1 ??e-tron quattro Hoonitron, concept projetado e construído especificamente para o piloto Ken Block, fará a estreia pública nos Estados unidos na Rolex Monterey Motorsports Reunion, em Laguna Seca, durante a Monterey Car Week, entre 17 e 21 de agosto.

O protótipo elétrico, de exemplar único (‘one off’), foi produzido para a próxima edição da série de vídeo de Ken Block, no YouTube, a Gymkhana, que chamará de Electrikhana, e é alimentado por um par de motores elétricos que acionam as quatro rodas e construído com chassis de fibra de carbono e está em conformidade com os padrões de segurança da FIA.

O design do S1 e-tron quattro Hoonitron foi inspirado num dos carros de corrida mais célebres da Audi, o Sport quattro S1. Para honrar esse legado, o protótipo será exibido ao público, nesta aparição em solo norte-americano, ao lado da unidade do Sport quattro S1em que Walter Rohrl venceu Pikes Peak em 1987. À data, o tempo, de 10 minutos e 48 segundos, estabelecido por Rohrl constituiu um recorde na famosa estrada montanha, e que, curiosamente, nunca poderá ser batido, porque foi realizado num percurso entretanto alterado, por motivos de segurança, para suprimir alguns troços em que frequentemente o pó do deserto invadia o asfalto.

«O S1 Hoonitron representa muito do que a tornou a Audi famosa nos anos 1980”, disse Block quando o Hoonitron foi apresentado pela primeira vez em dezembro de 2021. “Acho interessante que os designers da Audi se tenham inspirado no passado da marca e tenham transferido, de forma única, as tecnologias e o design do carro para o presente”.

Os números de potência do S1 e-tron quattro Hoonitron permanecem sigilosos, mas o RS Q e-tron, um SUV elétrico com que a Audi competiu no Dakar, usou dois motores de Fórmula E para produzir um total de 680 cv (500 kW).

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 1

JSTrindade
11-08-2022 11:56

Pintem-no de vermelho, que parece o Faísca MQueen

Atualidade