Nelson Piquet, ex-piloto brasileiro, veio a público defender-se das críticas após comentário sobre Lewis Hamilton, em que apelidou de ‘neguinho’ o piloto de Fórmula 1.
«O que eu disse foi mal pensado, e não defendo isso, mas vou esclarecer que o termo usado é aquele que tem sido amplamente e historicamente usado coloquialmente no português brasileiro como sinónimo de 'cara' ou 'pessoa' e nunca teve a intenção de ofender», começou por dizer o ex-piloto numa nota oficial.
Nelson Piquet prosseguiu dizendo: «Eu nunca usaria a palavra da qual fui acusado em algumas traduções. Condeno veementemente qualquer sugestão de que a palavra tenha sido usada por mim com o objetivo de menosprezar um piloto por causa de sua cor de pele.»
O brasileiro deixou um pedido de desculpas: «Desculpas de todo o coração a todos os que foram afetados, incluindo o Lewis, que é um piloto incrível, mas a tradução em alguns ‘media’ que agora circulam nas redes sociais não está correta. A discriminação não tem lugar na F1 ou na sociedade e estou feliz em esclarecer meus pensamentos a esse respeito.»
De recordar que, na passada terça-feira, Lewis Hamilton respondeu na rede social Twitter a uma declaração de Piquet em trechos de uma entrevista que foram divulgados na segunda-feira, em que este chamou o heptacampeão britânico de ‘neguinho’.
«Vamos focar em mudar a mentalidade», escreveu o piloto em português na sua conta no Twitter.