Novos faróis Matrix LED da Audi leem o trânsito

Tecnologia Digital Matrix LED acrescenta mais funções ao nível da segurança, incluindo outras projeções de iluminação exterior e... interior

Atualidade

Por AUTO FOCO 25-05-2022 15:31

A Audi propõe mais funcionalidades ao nível da tecnologia de iluminação Matrix LED e a evolução é particularmente visível no novo Audi A8, que integra faróis dianteiros Digital Matrix LED e luzes traseiras digitais OLED, neste último caso com a possibilidade de se selecionar a respetiva preferência através do sistema MMI, algo que só está disponível na Audi.

Os faróis Digital Matrix LED incluem três novas funções: deteção avançada de trânsito (com alertas no ecrã à frente do volante), iluminação e marcação da faixa de rodagem em autoestrada (uma espécie de ‘tapete de luz’), além de luz de orientação e de posição do veículo, inclusive nas mudanças de faixa, aí com o aumento da intensidade dos piscas e a projeção de uma área iluminada intermitente no lado mais apropriado da faixa.

Com a tecnologia DMD (um 'chip' capaz de leitura vídeo e com 1,3 milhões de 'micromirror') torna-se possível a projeção de um alerta acerca de eventual congestionamento de tráfego (avaria ou acidente), surgindo o aviso no painel à frente do condutor durante três segundos (um triângulo com um ponto de exclamação).

A luz de marcação dos faróis Digital Matrix LED ajuda ainda a reconhecer os peões à noite e em ambiente escuro. Se estiverem à frente do veículo, o assistente de visão noturna reconhece a situação e a luz de marcação destaca a pessoa através de uma iluminação direcionada.

Há ainda novos cenários de iluminação dinâmica expandida, utilizados ao entrar e ao sair do veículo, interligados com a referida tecnologia Matrix LED, sendo possível contar com cinco projeções especiais, selecionadas através do MMI e de acordo com as preferências.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade