Lamborghini Huracán GT3 EVO2: Touro de corrida!

Criado pela Squadra Corse com base no Huracán STO, o novíssimo Lamborghini Huracán GT3 EVO2 é muito mais do que a simples evolução do carro de tração traseira para pista da marca do touro.

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Por AF 03-05-2022 17:00

A Lamborghini apresentou o novo Huracán GT3 EVO2, desenvolvido pelos especialistas da Squadra Corse, nas oficinas de Sant’Agata Bolognese, sobre a base do Huracán STO, com que partilha arquitetura de tração traseira e o motor V10 naturalmente aspirado, que atinge 640 cv de potência na versão de estrada.

Face ao carro homologado em 2019, o GT3 EVO2 cumpre os novos regulamentos técnicos da FIA de 2022, e apresenta soluções aerodinâmicas e um sistema de admissão totalmente novos. A inconfundível tomada de ar, com o seu design hexagonal, e a aleta traseira derivam do Huracán STO, está ligada a um snorkel, em substituição das tomadas de ar laterais. A ideia é canalizar de forma ótima diretamente para o motor, o que resulta numa resposta mais instantânea e numa maior responsividade às solicitações do piloto.

Depois, a assinalar a introdução de 10 corpos de borboleta de atuação eletrónica para potenciar as credenciais do V10 com válvulas em titânio. Todo o sistema, concebido pela Lamborghini Squadra Corse, é fixado ao motor através de apenas quatro parafusos, solução introduzida pela primeira vez no Essenza SCV12, para facilitar as operações de manutenção.

Na carroçaria, integralmente em fibra de carbono, novos splitters e difusor, que, juntamente com o fundo carenado, também em fibra de carbono, revestido com fibra de Zylon de elevada resistência, proporciona maior downforce. A asa traseira nova está montada sobre pilares em liga de alumínio (Ergal 7075 T6) inspirados pelos do STO.

A gaiola de segurança foi redesenhada, os painéis laterais são novos, em carbono-Kevlar do tipo favo de abelha e as janelas laterais em plexiglass estão agora fixadas aos painéis das portas em fibra de carbono através de um conjunto de parafusos, para uma maior rigiez estrutural e uma superior fiabilidade. O sistema de travagem também foi atualizado.

O veículo é entregue aos clientes equipado com pneus PZero (325.680-18 na frente, 325.705-18 atrás) da Pirelli, o parceiro de longa data da Squadra Corse.

Missão: “provar ser tão bem-sucedido quanto as anteriores gerações do Huracán GT3, que venceram mais de 40 títulos internacionais em seis temporadas, e igualar o seu êxito comercial, contribuindo para alcançar o objetivo de 500 Huracán de competição vendidos desde 2015”, explica Giorgio Sanna, responsável pela divisão desportiva da Lamborghini.

 A sua estreia em corrida está prevista para as 24 Horas de Daytona de 2023.

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