Bryan Adams fotografou o Calendário Pirelli 2022

No regresso à estrada do famoso 'The Call', o canadiano Bryan Adams fotografou Cher, Rita Ora, Iggy Pop e outras estrelas do mundo da música.

Reportagem

Por AF 30-11-2021 10:24

Intitulado de “On the Road” e fotografado por Bryan Adams, o calendário mais famoso da indústria automóvel regressa após uma interrupção devido à pandemia de Covid-19, como uma espécie de celebração das estrelas da música internacional, desde 1960 até ao presente.

“Um regresso especial, já que o mesmo coincide com o 150º aniversário da Pirelli”, revela a marca italiana.  

Bryan Adams transportou a sua carreira musical e fotográfica, com mais de 20 anos, nesta edição do “The Cal”, onde retratou a vida de um artista em digressão. Este será também o título da música composta pelo canadiano em homenagem ao Calendário Pirelli, que será incluída no seu próximo álbum.

“Tentei transmitir a ideia de uma viagem na vida de um verdadeiro artista, através de uma perspetiva criativa. Uma das coisas que caracteriza os fotógrafos é que eles não querem que as coisas sejam convencionais. O que quer é que a imagem seja algo memorável, e é exatamente isso que tentei fazer”, explicou Bryan Adams.  

Sobre o tema “On the Road”, garante que não foi muito difícil. “É o que tenho feito nos últimos 45 anos. Quando o propus, pensei que já devia ter sido feito antes, porque é algo muito óbvio. Imediatamente pensei que haveria uma boa simbiose entre músicos que viajam e uma empresa que fabrica pneus. Faz sentido do meu ponto de vista. E a Pirelli também gostou”, explicou.

No set do Calendário, os músicos reviveram os muitos momentos da sua vida na estrada: os momentos de tensão antes de atuar, os intervalos entre os ensaios, os concertos e as longas viagens, sem esquecer a solidão dos quartos de hotel, algo que o próprio Bryan Adams conhece bem. Aliás, pela primeira vez na história do almanaque, o fotógrafo faz parte do elenco de protagonistas, com outros artistas mundialmente famosos de várias idades, géneros musicais e origens: Cher, Grimes, Jennifer Hudson, Normani, Rita Ora, Bohan Phoenix, Iggy Pop, Saweetie, St. Vincent e Kali Uchis.

As fotos foram tiradas no verão passado, em apenas três dias, em dois locais: em Los Angeles, no Palace Theatre e no hotel Chateau Marmont, em Hollywood, e em Capri, no hotel Scalinatella.

“Eu conheço e aprecio o Bryan há anos. Achamos que a sua ideia de unir o mundo da música ao da estrada e das viagens seria perfeita para um calendário que está de regresso num momento em que procuramos voltar gradualmente à normalidade após a pandemia. Este calendário vai marcar os meses de um ano, 2022, que é particularmente importante para nós, pois é o ano em que a Pirelli celebra o 150º aniversário”, disse Marco Tronchetti Provera, vice-presidente executivo e CEO da Pirelli.

Fundada em 1872, a Pirelli publicou 48 edições do Calendário, incluindo On the Road, desde o seu lançamento, em 1964, e contou com 38 fotógrafos distintos.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Reportagem