Seat e VW ligam fábricas de Martorell e Palmela

Atualidade

Por AUTO FOCO 25-11-2021 17:21

A fábrica de Martorell da Seat, em Barcelona, passará a estar ligada diretamente à da Autoeuropa da VW, em Palmela, Setúbal, através de novo serviço ferroviário que irá transportar mais de 20 mil veículos por ano, eliminando-se assim cerca de 2400 viagens rodoviárias.

Cada comboio terá 16 vagões e um comprimento de 500 metros, transportando até 184 automóveis e reduzindo as emissões de CO2 em quase 43% (menos 1000 toneladas de CO2).  A partir de 2023 prevê-se que haja mais dois vagões para um total de quase 200 veículos.

O novo serviço funcionará uma vez por semana e faz parte do plano «Move to Zerø» da Seat, de forma a diminuir o impacto ambiental ao nível da produção. Até agora, os modelos da unidade de Martorell eram transportados de comboio para Salobral, em Madrid, e depois distribuídos de camião a partir daí para as várias concessões.

Com a nova linha, os automóveis chegarão diretamente à fábrica de Palmela, donde serão levados de camião uma última vez para o centro de distribuição na Azambuja (a cerca de 75 km).

A viagem de volta do comboio irá levar veículos fabricados em Palmela até ao porto de Barcelona, e a partir daí distribuídos por estrada para as diferentes regiões de Espanha, assim como para o sul de França, sendo transportados por navio até outros destinos no Mediterrâneo.

O foco da Seat e da VW está em alcançar uma pegada de «carbono zero» até 2050, reduzindo as emissões de CO2 por veículo na Europa em cerca de 40%  até 2030.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade