Porsche cria bancos para o Boxster, Cayman e 911 numa impressora 3D

Custam 2.677,50 euros e vão estar disponíveis no configurador da marca a partir de fevereiro de 2022.

Atualidade

Por AF 15-10-2021 19:21

As impressoras 3D são uma ferramenta cada vez mais comum entre construtores de automóveis, substituindo maquinaria pesada (e cara) na produção de um número já muito alargado de peças, dos painéis, com maior ou menor grau de personalização, aos mais variados componentes da mecânica. A principal vantagem da impressão 3D está na maior liberdade criativa, numa comparação com processos como a forja ou a moldagem. As peças podem ter geometrias bem distintas, sem a necessidade de investir no fabrico de ferramentas ou moldes.

É o modelo ideal para a produção em pequena escala, permitindo também complexidade e detalhe muito superiores.

Na Porsche, as técnicas de impressão 3D já são comuns na competição e em trabalhos muito específicos da sua divisão de automóveis clássicos.

E, agora, lança uma gama de bancos integrais impressos em 3D para utilização nos carros de estrada. O passo seguinte é aplicar a tecnologia para criar soluções totalmente personalizáveis e adaptadas aos contornos do corpo do condutor.

O novo banco desportivo está baseado numa estrutura muito leve de banco integral e as inovadoras técnicas de impressão 3D aplicam-se principalmente à secção central, do assento e do encosto, com três níveis de firmeza. A camada exterior é composta de ‘Racetex’ e criada num padrão específico de perfuração para o controlo térmico.

Banco integral e à medida

Um grupo de condutores de automóveis da Porsche foi selecionado para testar com todo o detalhe a nova baquet impressa em 3D em vários eventos da marca, incluindo nos trackdays que a Manthey-Racing organiza no traçado de Nordschleife Nürburgring, só para clientes da marca.

Concluídas os ajustes finais, o assento passa a estar disponível no catálogo Performance Parts da Porsche Tequipment, para os modelos Boxster, Cayman e 911. A partir de fevereiro de 2022 chegará aos configuradores da marca. Além de oferecer um desenho único, este assento destaca-se pela inovadora secção central, que tem elementos fabricados com impressoras. Em comparação com uma baquet convencional é 8 por cento mais leve.

O preço por banco na Europa é de 2677,50 euros, para os modelos Boxster, Cayman (981), 911 (991), 718 Boxster, 718 Cayman (982), 911 (992).

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade