Bentayga PHEV: cartada ecológica do novo SUV da Bentley. Saiba tudo

Atualidade

Por AUTO FOCO 14-10-2021 18:40

O novo Bentayga Hybrid (PHEV) já se encontra disponível no mercado nacional com preços desde 216.180 €. O SUV de luxo da Bentley recorre a bloco V6 a gasolina biturbo de 3.0 litros associado a unidade elétrica de 126 cv e 350 Nm. Potência total: 449 cv e binário máximo de 700 Nm.

Apesar do elevado peso de 2,6 toneladas, a velocidade máxima atinge 254 km/h e a aceleração até aos 100 km/h é obtida em apenas 5,5 segundos.

O motor elétrico está alojado entre a caixa de velocidades e a unidade V6 a gasolina, sendo alimentado por um «pack» de baterias de iões de lítio de 17,3 kWh (168 células individuais), o qual pode ser carregado externamente até 100% em menos de duas horas e meia (a 7,2 kW). A garantia estipulada para as baterias é de 160.000 km ou 8 anos.

A autonomia anunciada atinge 693 quilómetros e é possível percorrer entre 40 a 49 km no modo EV totalmente elétrico –  e até aos 130 km/h, momento a partir do qual é acionado o modo híbrido. O consumo previsto pela marca britânica é de 3,4 litros/100 km (WLTP) e as emissões de CO2 apontam para 82 g/km (ciclo combinado).

Entre as várias novidades, o Bentayga PHEV recorre a sofisticado sistema de navegação (Hybrid Efficiency Navigation), que fornece dados preditivos acerca dos percursos selecionados, inclusive com pressões hápticas nos pedais para maior eficiência. Para alertar os peões do movimento quase silencioso a baixa velocidade é ainda emitido um som artificial exterior.

O avançado sistema de «infotainment» e de conetividade integra um ecrã tátil de 10,9’’ com gráficos de elevada resolução, enquanto as funcionalidades My Bentley Connected Car permitem fazer a gestão e o controlo remoto de diversas funções de bordo.

No exterior destaca-se a grelha alongada e o defletor integrado, assim como o redesenho do portão traseiro. O interior também foi revisto através de uma ampla recombinação de materiais, em consonância com o tradicional requinte da mão-de-obra artesanal.

Atrás, os ocupantes podem recorrer a um «tablet» de maior dimensão (controlo à distância) igual ao do novo Flying Spur. A conetividade foi igualmente melhorada através da existência de portas USB-C, local de carga por indução para telemóveis e cartão SIM incorporado.

Há vários acabamentos em alumínio escovado e dois novos revestimentos: Koa e Crown Cut Walnut, além da especificação Mulliner, que acrescenta materiais do tipo «acolchoado».

Segundo os responsáveis da Bentley, o cliente nacional gasta, em média, mais 45 mil € em itens opcionais. Na Europa, esse valor situa-se à volta dos 35 mil €.

«É fácil atingir cerca de 60 mil € na escolha de várias opções, tendo em conta a exclusividade dos equipamentos e o tipo de fabrico tão pormenorizado, o qual conta com uma grande componente artesanal e enorme atenção ao detalhe. No entanto, todos os Bentayga estão muito bem equipados a partir do nível base», afirma Licínio Almeida, diretor-geral da Bentley no nosso país.

O Bentayga Hybrid é produzido na fábrica de Crewe (Reino Unido), estando já à venda nos restantes mercados europeus, assim como nos EUA e na China. Em Portugal, o tempo de espera para a entrega poderá atingir cerca de 6 a 8 meses, o mesmo sucedendo com as novas versões Speed do Continental GT e do GT Convertible (GTC), ambos já disponíveis em Portugal com preços a partir de 341.499 € e 369.174 €, respetivamente, equipados com motor W12 de 6.0 litros a gasolina de 659 cv.

Note-se que a gama Bentayga também inclui as versões V8 (desde 252.434 €) e V8 S (282.102 €), ambas com bloco a gasolina 4.0 litros biturbo de 550 cv, associado a transmissão automática de 8 velocidades (290 km/h e 4,5 s até aos 100 km/h).

O lançamento de novo modelo 100% elétrico da Bentley está previsto para 2025, como parte da denominada estratégia Beyond100.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade