VW confirma Taigo depois do verão

Primeiro "SUV-Coupé" no catálogo europeu da marca alemã partilha plataforma, motores e todos os componentes com o T-Cross.

Atualidade

Por Vitor M. da Silva 29-07-2021 16:13

A importância dos Sport Utility Vehicles (SUV) nos números dos construtores é cada vez maior, com aquelas carroçarias a conseguirem todos os meses quotas recorde nos principais mercados.

O maior fabricante europeu de automóveis continua a aumentar o número de modelos com o formato da moda no catálogo, um dos mais recentes é o inédito compacto baseado na arquitetura técnica do Polo e do T-Cross, para posicionar imediatamente abaixo do T-Roc made in Portugal.

Chama-se Taigo, aponta a território pejado de boas propostas, como o Arona da Seat, o 2008 da Peugeot ou o Renault Captur, mas introduz o perfil do tipo coupé, que a VW acredita ser mais bem-sucedida junto de uma clientela mais jovem.  

Mais baixo e desportivo

Assim, assente na versátil plataforma MQB A0, com as tecnologias e as mecânicas do T-Cross, o Taigo muda essencialmente na “embalagem”, mais desportiva e com mais 150 mm em comprimento (4266 mm), sendo depois cerca de 6 cm mais baixo e 2 cm estreito.  

Para o SUV-Coupé, a VW anuncia bagageira generosa bagageira, com 438 litros na configuração ‘standart’ de 5 lugares; a mala do T-Cross varia entre os 385 e os 455 litros com os ajustes dos bancos posteriores sobre calhas, recurso que o Taigo não tem.

No interior, as maiores diferenças estão na apresentação do painel de bordo, com os comandos da climatização a aparecerem em superfícies táteis e dois ecrãs, para Digital Cockpit, com 8 polegadas, de série, e o de infoentretenimento, tátil, com até 9,2 polegadas.

No lançamento, só motorizações a gasolina 1.0 TSI, com três cilindros, nas versões de 95 e 110 cv, e 1.5 TSI de quatro cilindros e 150 cv. Em alternativa às caixas manuais de cinco e seis velocidades, opção de transmissão automática de dupla embraiagem (DSG) de sete relações.

O lançamento está programado para o final do verão, em quatro níveis de equipamento: Taigo, Life, Style e R-Line.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade