Porsche 911 GTS: Tónica na dinâmica

Posicionado acima do S (450 cv) e abaixo do Turbo (580 cv), o GTS (480 cv) é a opção intermédia na gama do atual 911, totalmente orientada para os adeptos da condução desportiva. Disponível nas carroçarias Coupé, Targa e Cabriolet, com duas ou quatro rodas motrizes, desde 173.841 euros.

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Por Vitor M. da Silva 24-06-2021 12:43

Cerca de um ano e meio após o lançamento do 992, a geração atual do 911 ganha cinco novas versões com a sigla desportiva GTS (acrónimo de Gran Turismo Sport), com afinação específica de chassis e suspensões, condição para desempenho dinâmico de exceção, e imagem exclusiva.

No novo 911 GTS, motor turbo de seis cilindros e 3.0 litros que debita 480 cv, o que representa um acréscimo de potência de 30 cv em relação à geração anterior do GTS e do que o atual 911 Carrera S. O binário também sobe para máximo de 570 Nm (mais 20 Nm), beneficiando todas as medições de referência. De zero a 100 km/h, apenas 3,3 segundos no 911 Carrera 4 GTS Coupé com caixa de dupla embraiagem da Porsche (PDK): três décimos de segundo mais rápido do que o seu antecessor.

A caixa manual de sete velocidades está disponível para todos os modelos 911 GTS como alternativa à PDK.

Dieta de campeão

A suspensão, derivada da utilizada no 911 Turbo e modificada para o GTS, que conta de série com o Porsche Active Suspension Management (PASM). Estes recursos excecionais combinam-se com o chassis desportivo rebaixado em 10 milímetros para beneficiar a estabilidade, reduzindo ao mínimo possível os movimentos da carroçaria tanto nas mudanças repentinas de direção como nas transferências de massa. Com o Pacote de design de peso reduzido, o qual estará disponível, pela primeira vez no GTS, a partir de novembro, redução de até 25 quilogramas para ainda mais agilidade, graças à utilização de baquets integrais em fibra de carbono reforçada com plástico (CFRP), vidros mais ligeiros para as janelas laterais e óculo traseiro e bateria mais leve. Os bancos traseiros são também removidos.

Outras melhorias em performance incluem o eixo traseiro direcional, integrado neste pacote, e outros elementos aerodinâmicos.

No GTS, até a imagem é exclusiva. O Pacote Sport Design é de série, com acabamentos específicos para a frente, traseira e saias laterais. Os aros dos faróis e das luzes diurnas são escurecidos, sendo os faróis LED Porsche Dynamic Light System Plus (PDLS Plus) parte do equipamento de série. Os farolins traseiros também são específicos para os modelos GTS.

Os engenheiros ajustaram também a capacidade de travagem para ir ao encontro do aumento de performance do GTS, o qual recorre ao sistema de travagem de elevada performance do 911 Turbo. As jantes de 20” (à frente) e 21” (atrás) em preto, com aperto central, são também do 911 Turbo. O sistema de escape desportivo, de série, é responsável para uma banda sonora ainda mais emotiva.

Interior inspirado nas corridas

O posicionamento diferenciado do GTS expressa-se, igualmente, na apresentação do interior. A alavanca da caixa manual de sete velocidades foi encurtada em 10 mm, o que permite passagens de mais rápidas com um simples movimento do pulso. O volante desportivo GT, assim como o Pacote Sport Chrono com seletor de modos, a app Porsche Track Precision e o ecrã de temperatura dos pneus são de série. Os Bancos Desportivos Plus, oferecidos de série, com ajuste elétrico em quatro vias, providenciam apoio lateral e conforto.

Inúmeros elementos em Race-Tex sublinham o ambiente elegante e dinâmico. Os centros dos bancos, o aro do volante, as pegas das portas e os apoios de braço, a tampa do compartimento de arrumação e a alavanca da caixa de velocidades são todos revestidos no material de microfibra. Com o Pacote interior GTS, os pespontos decorativos estão disponíveis, como opção, em Vermelho Carmim ou Crayon. Os cintos de segurança, o logótipo GTS bordado nos apoios de cabeça, o conta-rotações e o cronómetro Sport Chrono são nas mesmas cores de contraste. Com o Pacote interior GTS, os frisos decorativos do tablier e das portas são em carbono mate.

A nova geração do Porsche Communication Management (PCM) apresenta funções adicionais no ecrã principal, que podem ser ativadas por voz através do comando "Hey Porsche".

 

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