Chave do carro já pode andar no telemóvel

Empresa alemã, líder no fornecimento de equipamentos para a indústria automóvel, prepara-se para lançar sistema de chave ‘mãos-livres’ para guardar no telemóvel.

Atualidade

Por VM 12-06-2021 12:52

A Hella, empresa alemã que fornece vários fabricantes de automóveis em todo o mundo, desenvolveu um novo sistema de chave digital, que utiliza a tecnologia segura de banda ultralarga e se apresenta como uma a solução de futuro para flexibilizar a utilização do automóvel particular e, sobretudo, em frotas de empresas e serviços de ‘carsharing’.

O conceito apresentado já em 2020 está pronto para avançar para a comercialização num prazo máximo de dois anos, cumpridos todos os testes de segurança com vista à sua aplicação em diferentes mercados.

A chave digital que está criada para ser guardada no ‘smartphone’ vai permitir o aceso ao veículo de forma mais fácil e cómoda, uma vez que basta que o sistema detete a sua presença para desbloquear as portas, e também para ligar o motor e iniciar a marcha. Como nos sistemas ‘keyless’ que já equipam vários modelos atualmente no mercado. A grande diferença está na possibilidade da partilhada de forma totalmente digital, podendo ser utilizada por vários condutores, oferecendo ainda a possibilidade de personalização de alguma informação e funções de conforto, como a posição de condução, a climatização ou a iluminação a bordo.

De acordo com a Hella, a ‘smart key’ não tem perigo de exposição a ataques informáticos, bloqueando qualquer tentativa de interação não autorizada com o veículo de forma remota. Pode funcionar mesmo sem Internet e é compatível com os sistemas operativos Android e iOS.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade