Novo Lexus NX é o primeiro ‘plug-in’ da marca

Geração nova do SUV mais vendido da Lexus chegará ao mercado no final do ano com inédita versão PHEV, capaz de permitir até 63 km exclusivamente elétricos.

Atualidade

Por VM 12-06-2021 12:24

Com chegada aos principais mercados prevista para o final deste ano, o novo Lexus NX substitui automóvel originalmente lançado na Europa em 2014. Com imagem muito modernizada, mais equipamentos e tecnologias, a segunda geração do SUV de maior sucesso da marca será também o primeiro híbrido ‘plug-in’ da marca de luxo Toyota.

No lançamento, inédita versão NX 450h+, com sistema PHEV ‘importado’ do RAV4, que combina unidade de quatro cilindros e 2,5 litros a gasolina e motor elétrico no trem posterior, para potência combinada de 306 cv e quatro rodas motrizes. A bateria é de 18,1 kWh, permitindo anunciar autonomia em modo elétrico de até 63 km, com velocidade máxima de 135 km/h.

Para o Lexus NX 450+ a marca anuncia consumo médio de 3 l/100 km e menos de 40 g/km nas emissões de CO2, ainda sujeitos a homologação.

Também no catálogo, o NX 350h, com sistema híbrido da Lexus de quarta geração, a ‘casar’ o motor 2.5 e unidade elétrica para uma potência total de 242 cv.

Cresce em todas as direções

Comparado com o modelo que sai de cena, o novo NX cresce 20 mm em comprimento e em largura, enquanto distância entre eixou aumentou em 30 mm, para 2690 mm. O suficiente para a possibilitar a ligeira melhoria das cotas habitáveis, além do incremento da largura das vias traseira e dianteira (+30mm e +59mm, respetivamente), cortesia da plataforma Global Architecture K (GA-K) do consórcio, a permitir a adoção de novas jantes de até 20 polegadas.

No interior, a marca destaca a estreia do conceito Tazuna, filosofia que privilegia a ligação homem/máquina e ditou o redesenho total com ‘cockpit’ do SUV compacto. No Lexus NX, todos os elementos estão levemente voltados para o condutor.

Os comandos táteis no volante substituem os botões convencionais e toda a informação essencial à condução aparece projetada no painel de instrumentos totalmente digital no painel de instrumentos ou no sistema de head-up display de última geração, agora com 10?.

O ecrã central também é novo, com 9,8? de série ou 14? nas versões mais equipadas.

O sistema multimédia por ser agora ativado por comandos de voz, através da chave “Hey Lexus”, operando com velocidade de processamento que é 3,6 vezes mais rápida. Compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fios.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade