Ícone. Toyota relança Land Cruiser

Mais leve, mais potente e confortável, nova geração do icónico todo-o-terreno da Toyota aponta aos mercados do Médio Oriente e Rússia. Portugal não está nos planos…

Atualidade

Por VM 11-06-2021 09:07

No portefólio da Toyota, o Land Cruiser resistiu à moda SUV e permaneceu fiel às suas raízes, e agora mais preparado reafirmar o estatuto de rei dos TT com a chegada de geração 100% nova. A 6.ª, desde a original de 1951.

O modelo estreia plataforma (TNGA), que permitiu reduzir o peso do conjunto em 200 kg e está disponível com motores V6 a gasolina e Diesel, com 409 cv e 305 cv, respetivamente. Para as duas mecânicas, caixa automática de dez velocidades, também nova.

O novo design da carroçaria não altera as dimensões exterior nem o bom ângulo de ataque 31 graus, medida a juntar a outras credenciais fora de série, como são as alturas ao solo (700 mm) e de passagem a vau (215 mm) e os s ângulos de saída e ventral (25º e 22º, respetivamente).

Já no capítulo técnico, destaque para um sistema de suspensão adaptativa mais evoluído, beneficiando o conforto de rolamento em estrada e fora dela, em combinação com geração nova da tecnologia Multi-Terrain Select, agora com novos modos Deep Snow e Auto.

No LC 300, sistema de tração integral com três diferenciais. Todos os movimentos do Land Cruiser podem ver-se no monitor de bordo, nomeadamente os ângulos das rodas e da direção, a atuação dos diferenciais, a altura da suspensão e o funcionamento dos sistemas TT.

Para apoio à condução, quatro câmaras captam imagem a 360º do exterior do automóvel, projetando-a no ecrã. Há também uma câmara e um radar de ondas milimétricas, para elevada capacidade de deteção, para o sistema Toyota Safety Sense, que dispõe de dispositivo de pré-colisão com função de deteção de peões, cruise control adaptativo, alerta de mudança de faixa de rodagem e comutador de máximos automático, e ainda monitor de ângulo morto e alerta de tráfego transversal traseiro.

O interior do automóvel foi, claramente, mais visado, ao receber um novo layout dos comandos no tablier e na consola. O conjunto não é moderno ou especialmente atrativo, mas destaque para o novo sistema de infotainment com ecrã de 9 polegadas (com opção de 12,3”) compatível com Apple Carplay e Android Auto e carregador por indução do smartphone.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade