Cupra Born já se deixa ouvir

Elementos da natureza que caraterizam a marca inspiram o som do primeiro modelo 100% elétrico da Cupra

Atualidade

Por VM 10-05-2021 12:33

O que ouvimos quando ‘esmagamos’ o pedal da direita aos comandos do desportivo 100% elétrico da Cupra? A equipa da marca espanhola concebeu um som exclusivo que foi agora lançado pela primeira vez, no episódio de estreia do podcast da Tribo CUPRA, The Impulse, agora disponível no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e Ivoox.

"Subtil é a definição correta, cada vez que a ouço, fico entusiasmado uma e outra vez", diz Antonino Labate, Diretor de Estratégia, Desenvolvimento de Negócios e Operações da CUPRA. "Para mim este som é o Som", acrescenta.

A importância do som

Como não têm motor de combustão, os veículos elétricos quase não produzem som por si próprio. Assim, os veículos elétricos devem fazer soar um AVAS (Acoustic Vehicle Alerting System) quando viajam a menos dos 30 km/h nos Estados Unidos ou 20 km/h na União Europeia, a fim de alertar os peões e outros utentes da estrada. No caso do Born, o seu som é claramente percetível a mais de 40 km/h.

Esta novidade acústica faz parte da revolução que este modelo trará, destinado a ser o impulso para a transformação elétrica da empresa, segundo Antonino Labate: "o CUPRA Born é um novo herói para uma nova geração que irá mudar as regras do jogo no seu segmento. E o seu som vem para reforçar esta essência”.

A natureza inspira

A AVAS do Born foi concebida a partir de quatro materiais-chave para a marca CUPRA: pedra, cobre, madeira e fibra de carbono. A cidade de Barcelona também desempenhou um papel importante ao dar ao automóvel o seu caráter: "O propósito do CUPRA Born é destacar o espírito que vem de Barcelona, e é algo que combina perfeitamente com a emoção inesperada da condução", diz Antonino Labate. "Este automóvel representa a combinação perfeita entre o desempenho e a eletrificação" acrescenta Antonino Labate.

A revelação do som do novo modelo aconteceu durante um dos episódios de uma nova série de podcasts da marca, e que pode voltar a ouvir aqui: https://youtu.be/utLZmgX_BfM

 

 

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade