SEAT Tarraco: o PHEV que se segue

Primeiro SUV eletrificado da marca espanhola chega a Portugal em junho, com preços que arrancam nos 47.678 euros.

Apresentação

Por Paulo Sérgio Cardoso 30-04-2021 13:31

Coube ao topo de gama Tarraco as honras de ser o primeiro SUV eletrificado da SEAT. O início da comercialização da nova versão e-Hybrid está agendado para junho com preços que arrancam nos 47.678 euros para clientes particulares, sendo que a tecnologia híbrida Plug-In também aqui permitirá às empresas usufruírem dos diversos benefícios fiscais.

O SEAT Tarraco, SUV de generosas dimensões e de forte pendor familiar e tecnológico, colocado no topo da pirâmide de oferta da gama SEAT, ficará brevemente disponível em versão híbrida Plug-In, que (à semelhança de outros modelos PHEV do Grupo VW) conjuga os préstimos do motor 1.4 TSI a gasolina, de 150 cv a unidade elétrica de 115 cv, com rendimento máximo combinado de 245 cv e 400 Nm de binário, entregues apenas às rodas da frente. A parte elétrica é alimentada por uma bateria de iões de lítio de 13 kW de capacidade total, o que permitirá uma autonomia média de 49 km em modo ‘zero emissões’, possível de se estender aos 53 em ciclo urbano. É precisamente este valor de homologação (superior a 50 km de autonomia em modo elétrico) que permitirá ao Tarraco e-Hybrid encaixar nos patamares de benefícios fiscais para empresas, ou seja, com total dedução da parcela do IVA (cerca de 9000 €) e taxa de tributação autónoma fixada nos 10%. E, assim, interesse acrescido por este grande SUV Plug-In!

Como a tecnologia obriga a arranjar espaço para alojar a bateria de iões de lítio na secção traseira do habitáculo, a lotação do Tarraco e-Hybrid fica reduzida a cinco ocupantes, não permitindo a presença da terceira fila de bancos. Já a bagageira, com 610 litros, em nada compromete a utilização familiar, o mesmo se passando com o imenso espaço em todos os lugares, seja à frente ou atrás.

À direita da alavanca da caixa de velocidades, botão E-Mode que permite ao condutor gerir as fontes de energias, ora forçando a atuação via motor elétrico (assim haja bateria), ora entregando a propulsão ao motor 1.4 turbo a gasolina, seja com o intuito de manter um determinado nível de bateria, seja para forçar o carregamento da mesma. Existe, também, uma função híbrida automática, deixando à eletrónica a melhor decisão face às condições de utilização, caso de velocidade ou pressão no acelerador. No modo EV, o Tarraco e-Hybrid poderá rolar em modo 100% elétrico até 140 km/h.

Para melhor eficiência do conjunto e aproveitamento da tecnologia, esta versão deve ser carregada sempre que possível, anunciando a SEAT 5h40 para carregamento total em tomada doméstica, tempo que pode descer para as 3h40 com uma walbox de 3,6 kW – a marca dispõe de serviços para a montagem da mesma.

Neste primeiro contacto dinâmico, embora tendo nós arrancado com a bateria totalmente carregada, não nos foi possível averiguar a máxima autonomia em modo elétrico: uma vez que a zona inicial do trajeto incluía vasta secção de autoestrada, optamos por circular em modo híbrido (sem forçar a manutenção de carga), pelo que conseguimos aferir um consumo inferior a 5 l/100 km (mais precisamente, 4,7 litros) para percorrer 100 km – a bateria foi depois melhor aproveitada nos circuitos mais lentos e em zonas citadinas. A condução em modo elétrico é sempre muito suave e aligeirada, o liga e desliga do motor térmico bem disfarçado, estando todo o conjunto bem explorado e devidamente oleado pelo trabalho da caixa automática DSG de 6 velocidades. A condução do Tarraco não consegue fazer esquecer o peso do conjunto, mas o certo é que mesmo e só com tração dianteira, o seu desempenho é muito versátil, quer em estrada ou autoestrada (excelente estabilidade), quer numa utilização por terrenos não asfaltados, como se pede a um SUV. Além dos modos de gestão do módulo híbrido, a condução do Tarraco e-Hybrid complementa-se com os programas de condução que ajustam a resposta do motor, caixa de velocidades, direção (muito direta, apenas com duas voltas entre topos) e amortecimento. Para uma resposta ainda mais pronta e imediata ao pedal do acelerador, explorando ao máximo as valências das mecânicas (térmica e elétrica), este Tarraco inclui função S-Boost.

Produzido na Alemanha, o Tarraco e-Hybrid está disponível em Portugal com os níveis de equipamento Xcellence (mais requintado) e FR (de orientação mais desportiva), com a SEAT a apostar nas componentes digitais, não só por intermédio dos painéis de instrumentação e multimédia (touch screen), como também pela inclusão de serviços conectados através da aplicação Seat Connect, permitindo controlo de dados sobre o veículo e ativação de funções, à distância, via smartphone. Assistente ativo de saída de faixa, alerta de colisão e de ângulo morto, travagem autónoma, aviso de fadiga ou cruise control adaptativo são apenas alguns exemplos dos cuidados postos na segurança ativa deste modelo.

Preços SEAT Tarraco e-Hybrid (incluindo despesas administrativas):

Tarraco e-Hybrid Xcellence – 47.678 €

Tarraco e-Hybrid FR – 49.138 €

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