EV6: Super elétrico da Kia já tem preços

No primeiro automóvel elétrico da Kia construído sobre a plataforma E-GMP, carregamentos ultrarrápidos com tecnologia de 800V e versão GT, com dois motores, para acelerar de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos.

Atualidade

Por Vitor M. da Silva 22-04-2021 13:34

O EV6 é o primeiro de uma nova geração de elétricos da Kia construídos sobre a plataforma E-GMP (Electric-Global Modular Platform), estrutura 100% nova e a única do emblema desenvolvida de raiz para a tecnologia de baterias. O modelo inaugura também a nova linguagem de estilo do fabricante coreano, mas também estabelece novos padrões para a tecnologia de baterias no seio da marca.

O lançamento está previsto para o mês de outubro, mas as pré-reservas iniciam-se já este mês.

A gama constituída por três versões: Concept (com bateria de 58 kWh), GT-Line (77,4 kWh) e GT (AWD, 77,4 kWh), com preços que arrancam nos 43 950€ do Concept, enquanto o GT-Line será lançado por 49 950€ e o topo de gama GT por 64 950€.

Para clientes empresariais, a Kia preparou uma oferta de gama especial, constituída pelo Concept, por 35 950€ + IVA.

Super elétrico; ultrarrápido

O novo elétrico com o formato de crossover não só introduz na gama a tecnologia de carregamentos ultrarrápidos de 800 V, que permite à bateria passar dos 10 para os 80% de carga em apenas 18 minutos, como atinge patamares de autonomia e performances inéditos para a marca, que tem como objetivo fazer com que os veículos elétricos representem 40% do total das vendas da marca até 2040, com uma meta anual de 1,6 milhões de unidades deste tipo de propostas amigas do ambiente.

O EV6 é, portanto, o primeiro dos 11 novos BEV que a Kia vai lançar até 2026 (sete baseados na nova plataforma E-GMP e quatro derivados de modelos já existentes), apresentando-se numa gama ampla de versões, com bateria de 77,4 kWh ou 58 kWh de capacidade e potências até aos 576 cv da versão GT, com dois motores e quatro rodas motrizes. 

No EV6 GT, binário máximo de 740 Nm e aceleração de 0 aos 100 km/h em apenas 3,5 segundos, 260 km/h de velocidade máxima e software específico para o diferencial autoblocante eletrónico.

“A versão GT do EV6 demonstra a nossa liderança tecnológica, graças à conjugação de carregamento incrivelmente rápido e performance de aceleração, ao nível da de um automóvel desportivo. Com a nossa plataforma desenvolvida especificamente para EV não existe necessidade de compromisso entre uma amplitude de espaço inspiradora e excelentes prestações”, considera Albert Biermann, Presidente e Diretor Executivo da Divisão de R&D do Hyundai Motor Group, ex-BMW M.

Autonomia será trunfo

A par das prestações acima da média, a marca coreana promete autonomia para até 510 quilómetros, nas versões do EV6 com um só motor de 229 cv, tração traseira (2WD) e com a bateria maior. Nas versões (AWD), com dois motores elétricos, um por eixo, a potência combinada chega ao 325 cv.

Com a bateria de 58,0 kWh, o EV6 também está disponível com duas ou quatro rodas motrizes e nas configurações de um ou dois motores para potência máxima de 235 cv.

A marca explica que a bateria do carro pode ainda ser como fonte de energia para dispositivos elétricos. “Esta função pode fornecer até 3,6 kW, o que se traduz, por exemplo, no consumo de uma televisão de 55 polegadas ou de um aparelho de ar condicionado durante mais de 24 horas”. Se necessário, o sistema pode ainda carregar outro EV.

Igualmente presente está a mais recente geração do sistema de travagem regenerativa da Kia, que é comandado por patilhas localizadas na parte de trás do volante, permitindo ao condutor abrandar facilmente o veículo, de forma a recuperar energia cinética e aumentar não só a autonomia, mas também a eficiência energética. Os condutores podem escolher entre seis níveis de travagem regenerativa (nenhum, 1 a 3, “i-PEDAL” ou modo automático), dependendo do nível de recuperação energética desejado. O modo de condução “i-PEDAL” permite ao veículo recolher a máxima quantidade de energia dos travões, oferecendo ainda ao condutor a possibilidade de parar suavemente sem necessidade de carregar no pedal dos travões.

Gama e especificações:

Dimensões

(Modelo europeu)

EV6

EV6 GT-Line

EV6 GT

Distância entre eixos

2900 mm

2900 mm

2900 mm

Comprimento

4680 mm

4695 mm

4695 mm

Largura

1880 mm

1890 mm

1890 mm

Altura

1550 mm

1550 mm

1545 mm

Carga

Espaço na bagageira

*EV6 / EV6 GT-line

520 l

1300 l (*com os bancos da segunda fila totalmente rebatidos)

Bagageira dianteira

 

Modelos exceto América do Norte: 52 l (2WD) ou 20 l (AWD)

*Modelo para a América do Norte: 20 l (AWD e 2WD)

Performance

Plataforma

Plataforma Modular Global Elétrica

 

EV6

 


EV6

GT-line

Grande autonomia

Bateria de 77,4 kWh

AWD

Potência

239 kW (dianteira e traseira combinadas)

Binário

605 Nm (dianteira e traseira combinadas)

2WD

Potência

168 kW traseira

Binário

350 Nm traseira

 

Autonomia normal

Bateria de 58,0 kWh

AWD

Potência

173 kW (dianteira e traseira combinadas)

Binário

605 Nm (dianteira e traseira combinadas)

 

2WD

Potência

125 kW traseira

 

Binário

 

350 Nm traseira

EV6

GT

Grande autonomia

Bateria de 77,4 kWh

AWD

Potência

430 kW (dianteira e traseira combinadas)

Binário

740 Nm (dianteira e traseira combinadas)

Funções

Infraestrutura de carregamento suportada

400 V e 800 V (sem necessidade de adaptadores adicionais)

 

Carregamento ultrarrápido (800 V)

De 10 a 80% em 18 minutos de carregamento

100 km de autonomia (WLTP) em 4,5 minutos de carregamento

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade