Mercedes EQB: elétrico para toda a família

Ofensiva elétrica da Mercedes-Benz prossegue com a apresentação do EQB, SUV compacto baseado no GLB, com lotação para sete e autonomia para mais de 400 quilómetros livres de emissões.

Atualidade

Por Vitor M. da Silva 20-04-2021 09:03

Com até sete lugares no habitáculo, dispostos em três filas bancos – a mais recuada, em opção –, o Mercedes EQB é o SUV 100% elétrico pensado para grupos familiares e capacitado para responder a uma ampla variedade de necessidades de transporte.

Posicionado na gama EQ imediatamente acima do A, o EQB faz a sua estreia no salão automóvel de Xangai, a decorrer esta semana, com o arranque comercial a acontecer também na China, seguindo-se mais à frente os mercados europeu e americano.

Do modelo a combustão com que partilha a plataforma de veículos compactos MFA, o EQB herda também o formato da carroçaria da moda, com 4,68 metros de comprimento, 1,83 metros de largura e 1,67 m de altura, destacando-se pelo design exclusivo da grelha dianteira, dos faróis Full LED interligados através de um filamento em fibra ótica que atravessa toda a dianteira e dos farolins também em LED são ligados por uma faixa luminosa.

O espaço é generoso: na versão de cinco lugares, a altura disponível até ao tejadilho na primeira fila de bancos é de 1035 milímetros, na segunda fila é de 979 milímetros. Com 87 milímetros, o espaço para os joelhos no banco traseiro da versão de cinco lugares atinge um nível confortável.

O compartimento de bagagens tem um piso plano e é espaçoso: o volume do compartimento de bagagens de 495 até 1710 ou de 465 até 1620 litros (valores correspondentes às versões de cinco e de sete lugares respetivamente) tem as qualidades de uma carroçaria compacta tipo wagon. A inclinação dos encostos dos bancos na segunda fila pode ser ajustada de série em várias posições, estando disponível opcionalmente para esta fila de bancos uma regulação longitudinal de 140 milímetros. Isto permite aumentar o volume do compartimento de bagagens em 190 litros para uma maior versatilidade.

Como opção, a terceira fila de bancos com dois bancos individuais adicionais, que podem ser utilizados por pessoas com uma altura até 1.65 metros e também permitem a instalação de cadeiras de crianças.

Ainda no interior, destaque para o painel de bordo, com o Cockpit Panorâmico da marca, com controlo e indicação através do MBUX (Mercedes-Benz User Experience).

Na Europa, o EQB estará disponível em versões com tração dianteira e integral, com potências até 200 kW (272 CV) e bateria de 66.5 kWh de capacidade. A marca prevê o lançamento de uma versão de longo alcance.

O EQB 350 4MATIC terá um consumo médio de 18.1-19.2 kWh/100 km e uma autonomia estimada de 419 quilómetros, sendo estes dados todos de acordo com o ciclo WLTP.

Na wallbox ou em postos de carregamento públicos, o EQB pode ser carregado comodamente com uma potência de até 11 kW com corrente alternada, utilizando o carregador de bordo.

Num posto de carregamento com uma potência máxima de até 100 kW, a um nível de carga de 10%, o tempo de carregamento da bateria é então ligeiramente superior a 30 minutos para atingir os 80%.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade