Toyota 100% elétrico revelado com volante de avião

Toyota bZ4X Concept antecipa SUV médio da marca japonesa com motorização exclusivamente elétrica e volante inovador do tipo manche de avião.

Atualidade

Por VM 19-04-2021 11:40

Em 2025, a Toyota vai oferecer globalmente mais de 70 veículos eletrificados no seu portfólio. Incluindo pelo menos 15 veículos 100% elétricos (BEV), sob a alçada da nova submarca ‘bZ’, acrónimo de ‘beyond Zero’ (para além do zero). O primeiro será um SUV médio com base no protótipo bZ4X, acabado de estrear no Salão Automóvel de Xangai, na China.

Desenvolvido em parceria com a Subaru, e com versão de produção já confirmada para meados de 2022, bZ4X Concept está pensado para a um tipo de cliente que dá importância ao tempo que passa junto com a família e amigos. “Quando querem aproveitar esses momentos, o bZ4X Concept pode servir como um centro para eles.”, explicou o engenheiro-chefe Koji Toyoshima.

Na imagem, o novo estudo não diverge enormemente da filosofia de estilo atual da marca, com a frente do modelo a surgir como um ponto de reconhecimento instantâneo, mas dispensando a habitual grelha e apresentando no seu lugar um arranjo de sensores, luzes e elementos aerodinâmicos duma forma distinta de “cabeça de martelo”.

No interior, generosa distância entre eixos e projeções curtas para cotas habitáveis acima da média, um dos trunfos da nova plataforma modular e-TNGA, desenvolvida especificamente para veículos elétricos.

A zona dianteira do habitáculo foi projetada em torno de um “módulo de condução” que dá ao condutor uma sensação de ligação direta com a estrada e com informações importantes. O painel de instrumentos em posição baixa aumenta a visibilidade panorâmica e enfatiza a sensação de espaço.

A instrumentação digital fica acima do volante.

A marca ainda não divulgou especificações técnicas de modelo que vai colher os benefícios de mais de 20 anos de liderança da Toyota em eletrificação de veículos e em qualidade, durabilidade e fiabilidade que definem a marca.

Confirmada apenas a configuração de dois motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro, para quatro rodas motrizes e a presença de elementos inovadores como é o volante do tipo manche de avião em combinação com o sistema de direção por cabo (steer-by-wire). De acordo com a Toyota, esta tecnologia dá ao condutor maior controlo, removendo a interferência de superfícies ásperas da estrada e da travagem, dando assim uma resposta mais precisa de acordo com a velocidade do veículo e o ângulo da direção, ao mesmo tempo que elimina a necessidade de o condutor mover as mãos à volta do volante em curva, aumentando a diversão durante a condução.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade