Euro NCAP: Dacia Sandero Stepway avaliado com 2 estrelas

Atualidade

Por VM 17:49

Nova ronda de testes de segurança do Euro NCAP distinguiu com a classificação máxima de 5 estrelas os elétricos Skoda Enyaq iV e Volkswagen ID.4.

Resultados que contrastam com a performance do Dacia Sandero, que não foi além das 2 estrelas...

O utilitário romeno submetido ao novo protocolo da entidade que avalia a segurança dos automóveis novos colocados à venda na Europa obteve uma classificação de 70% na proteção de ocupantes adultos e de 72% na proteção de crianças, mas teve um desempenho sofrível nos capítulos da proteção de pedestres e na avaliação aos assistentes de segurança, com nota de 41% e 42%, respetivamente.

Tudo somado, classificação global de duas estrelas, que podiam ser quatro se vigorasse ainda o sistema antigo de avaliação.

Os responsáveis da entidade independente para a segurança automóvel explicaram que o modelo registou “performance de 4 estrelas” de acordo com o protocolo antigo.

Nos novos testes do Euro NCAP, além das várias provas colisão, têm muito peso os itens de segurança ativa, como a travagem autónoma de emergência, o alerta de transposição de faixa de rodagem e outros assistentes à condução.

“Obviamente, a Dacia encontrou o seu mercado e continua a apostar nele, mas uma classificação de duas estrelas mostra pouca ambição, mesmo para um produto “low cost”. A sua decisão em não oferecer uma câmara apresenta-se desalinhada com o mercado e é desapontante, pois a Dacia está consciente de que os seus automóveis vão ter de, muito em breve, estar em conformidade com o novo Regulamento Geral de Segurança”, explicou Michiel van Ratingen, secretário-geral do Euro NCAP.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade