Citroën C5 X: direto ao topo

Novo topo de gama da marca francesa combina as melhores caraterísticas das carrinhas com o formato SUV da moda. Conforto, sofisticação e estilo no ataque às referências alemãs do segmento D.

Atualidade

Por VM 13-04-2021 10:45

A Citroën regressa ao conceito de grandes estradistas com o C5 X, o novo topo de gama da marca projetado para combinar as credenciais mais valorizadas dos dois formatos familiares mais relevantes, as carrinhas e os SUV.

«Com o C5 X, a Citroën reforça-se com um automóvel topo de gama, ambicioso e capaz de conquistar clientes cada vez mais dispostos a partir à descoberta do mundo. Uma proposta ousada e inédita que encarna, verdadeiramente, o ‘savoir-faire’ da Citroën no que diz respeito à inovação e ao bem-estar, aqui elevado ao nível de arte de viver.», afirmou Vincent Cobée, Diretor Geral da Citroën, durante a revelação de automóvel que inova ao introduzir, em estreia mundial, a suspensão ativa Citroën Advanced Comfort.

O recurso técnico, evoluído e inovador, está gizado para reforçar, ainda mais, a sensação de viajar a bordo de um tapete voador, sensação intimamente ligada à história da Citroën. Consegue-o ainda pelo aproveitando do habitáculo do tipo lounge, com o conforto reconhecido dos bancos Advanced Comfort e uma habitabilidade inigualável, em particular na segunda fila. A bagageira, com um volume líquido de 545 litros e um acabamento superior, responde, perfeitamente, às necessidades dos clientes do segmento das carroçarias do tipo break. A versão híbrida plug-in, com o sistema ë-Comfort combinado com a condução em modo elétrico no quotidiano, aumenta a sensação de serenidade a bordo.

O bem-estar sentido a bordo é reforçado pelas tecnologias de ponta que simplificam a utilização do automóvel, como o Head Up Display mais abrangente e o leque de equipamentos de assistência à condução que reduzem a carga mental do condutor, tais como o Highway Driver Assist ou o novo interface de comunicação e entretenimento através do ecrã tátil de alta definição com 12’’, com reconhecimento de voz natural, personalizável com widgets, tal como num tablet.

No desafio às propostas alemãs de referência, o C5 X tenta destacar-se pela silhueta nova, em que foi dada especial atenção ao desempenho aerodinâmico. O seu capô longo, as linhas fluídas e aerodinâmicas, a linha de cintura elevada e os guarda-lamas traseiros rebaixados acrescentam distinção e dinamismo, elementos que fazem a ligação a automóveis topo de gama históricos da Citroën. A sua porta traseira, outra característica distinta dos grandes modelos da marca, oferece toda a praticidade de uma carroçaria break: tem uma abertura ampla e funcional, bem como piso de carga baixo, permitindo uma utilização fácil e prática no dia-a-dia.

A sua postura sobrelevada, graças à superior altura ao solo quando comparada com a de uma berlina tradicional e às rodas com 720 milímetros de diâmetro, com pneus Tall & Narrow de 19’’ em grande parte das versões, permite uma posição de condução mais alta, oferecendo uma maior segurança e uma visibilidade superior, elemento muito apreciado pelos clientes do segmento SUV.

Com uma distância entre eixos de 2.785 mm, capaz de proporcionar uma excelente habitabilidade no banco traseiro, o C5 X conta com dimensões exteriores generosas – 4.805 mm de comprimento, 1.865 de largura e 1.485 mm de altura – valores que o posicionam no centro do segmento D.

Híbrido plug-in com 225 CV 

O C5 X propõe, igualmente, uma oferta adaptada a todos os tipos de utilização, para o quotidiano e para o inesperado, sem constrangimentos e em total liberdade: híbrido plug-in. Com uma potência de 225 cavalos, este híbrido oferece o prazer de arrancar e circular em total silêncio e sem emitir um único grama de CO2, com a possibilidade de circular durante mais de 50 quilómetros em modo zero emissões, uma autonomia em modo elétrico adaptada a grande parte dos trajetos diários dos utilizadores, até uma velocidade máxima de 135 km/h. É, assim, possível passar uma semana sem recorrer ao motor de combustão interna, realizando os percursos habituais e recarregando a bateria consoante a necessidade, em casa, no local de trabalho ou num posto público, mas com a liberdade de viajar para longe, aos fins de semana e feriados, sem se preocupar com a urgência do carregamento, aqui entrando em cena o motor de combustão interna, económico e eficiente.

O C5 X híbrido plug-in é um automóvel eletrificado, moderno e tecnológico, capaz de disponibilizar conforto e uma grande polivalência de utilização: a mobilidade em classe ë-Comfort, perfeitamente isolada da estrada e do mundo exterior, em total serenidade como num casulo, com todos os elementos externos filtrados. O silêncio de funcionamento, a fluidez do movimento, o prazer de condução, a suavidade da suspensão, o conforto dos bancos Advanced Comfort, a ausência de vibrações a bordo, a ergonomia e a facilidade de utilização dos interfaces e serviços dedicados, todos contribuem para elevar o conforto a bordo, para todos os ocupantes. O C5 X é um novo convite para viajar, numa viagem sem stress, serena e relaxante.

O C5 X estará disponível com motores a gasolina e com o propulsor híbrido plug-in, tendo lançamento agendado para o segundo semestre de 2021.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade